Acupuntura para Ansiedade
Encontre o Equilíbrio e a Serenidade com Acupuntura para Ansiedade
Em meio ao ritmo acelerado da vida moderna, é natural que a ansiedade venha à tona. Mas não se preocupe, existem formas naturais e tradicionais de lidar com esta questão. Uma delas é a acupuntura para ansiedade, e no Instituto Aurazen, nós nos especializamos nesse tratamento.
Nosso centro oferece serviços personalizados de alta qualidade, aplicando a acupuntura tradicional chinesa para promover o seu bem-estar e alívio da ansiedade. Com uma equipe altamente treinada, o Instituto Aurazen é registrado no SATOSP - Sindicato dos Acupunturistas e Terapeutas Orientais do Estado de São Paulo.
Localizados na Vila Mariana, a apenas 150 metros da estação de metrô Vila Mariana, nosso espaço é amplo e confortável, com salas especiais para acupuntura para ansiedade, além de ventosaterapia e moxabustão. Além disso, você também pode encontrá-los em nossa nova unidade na Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional, logo ao lado do metrô Consolação. Com o nosso tratamento de acupuntura para ansiedade, você poderá sentir a diferença na sua vida, recuperando-se da ansiedade de forma rápida e efetiva. Então, por que não reservar uma consulta e descobrir como a acupuntura pode trazer equilíbrio e serenidade para você?
Sobre a Acupuntura para Ansiedade
Uma Visão Holística sobre Acupuntura para Ansiedade A Medicina Tradicional Chinesa enxerga o corpo humano como uma entidade orgânica integrada, onde tudo está conectado. Esse conceito abrange não apenas as partes visíveis, como órgãos, músculos, pele e ossos, mas também elementos mais sutis, como energia vital (qi), forças opostas (yin e yang), sangue, essência e líquidos corporais.
A ansiedade, então, surge quando esse equilíbrio se perde, devido a fatores como excesso de excitação emocional ou mental. Isso pode afetar o funcionamento normal dos órgãos e vísceras, afetando a energia vital, o sangue e outros componentes essenciais do corpo.A acupuntura para ansiedade, nesse contexto, é uma abordagem que considera esse equilíbrio energético. Ela tem o potencial de restaurar a harmonia entre os diferentes aspectos do corpo, aliviando assim os sintomas da ansiedade e promovendo o bem-estar geral. Ao tratar a ansiedade através da acupuntura, busca-se a cura do indivíduo como um todo, levando em consideração a interconexão de todos os aspectos do corpo, mente e espírito.
Acupuntura para Ansiedade como tratamento
Equilíbrio e Harmonia: Acupuntura para Ansiedade como Tratamento
A Medicina Tradicional Chinesa acredita que a saúde e o bem-estar dependem do equilíbrio entre o corpo, a mente e o ambiente. O shen, que representa as atividades mentais, e a forma, que engloba a estrutura física, devem estar em harmonia para garantir uma vida saudável e feliz.
A ansiedade pode ser vista como um desequilíbrio entre esses aspectos, causando estresse e problemas de saúde. Nesse contexto, a acupuntura para ansiedade surge como uma solução natural e eficaz, ajudando a restaurar o equilíbrio e aliviar os sintomas da ansiedade.
Segundo a teoria yin-yang, a saúde depende do equilíbrio entre essas duas forças opostas, mas complementares. Quando o yin e o yang não estão equilibrados, o qi – a energia vital – é prejudicado, o que pode levar à ansiedade e outros problemas de saúde.
A acupuntura trabalha para restaurar esse equilíbrio energético, inserindo finas agulhas em pontos específicos ao longo dos meridianos, ou caminhos de energia. Essa técnica pode ajudar a regular a energia do corpo e a reduzir a ansiedade, promovendo um estado de calma e bem-estar.
AGENDE SUA CONSULTA
(11) 97622-3982
Não aceitamos convênios
Dúvidas Frequentes Sobre Acupuntura para Ansiedade
A ansiedade, quando abordada pela Medicina Tradicional Chinesa, apresenta uma visão diferenciada da medicina moderna ocidental. Embora haja similaridades em alguns aspectos, a abordagem da Medicina Tradicional Chinesa é distinta em relação à classificação e ao tratamento dos sintomas.
A ansiedade é considerada um dos sintomas primários em vários distúrbios mentais, como neurose. Ao contrário da medicina ocidental, a Medicina Tradicional Chinesa foca em diferenciar e tratar sintomas principalmente manifestados, como palpitações, taquicardia, amnésia, insônia e ansiedade.
A ansiedade na Medicina Tradicional Chinesa é vista como uma consequência do desequilíbrio energético do corpo e da mente, resultante da interação entre os elementos que influenciam o shen, como a dieta, o ambiente e os hábitos de vida.
A acupuntura, por exemplo, é uma terapia amplamente utilizada na Medicina Tradicional Chinesa para tratar a ansiedade, visando restaurar o equilíbrio energético do corpo e fortalecer o shen.
A acupuntura e a moxabustão nasceram na China. O tratamento de doenças de origem mental como a ansiedade por esses meios tem uma longa história. São incontáveis os casos assim tratados desde os tempos remotos até nossos dias. Segundo o artigo "Biografias de Bian Que e Cang Gong" da obra Registras Históricos, de Sinta Qian, uma vez, Bian Que (401 - 314 a.C.) passou pela capital do reino Guo, e coincidiu que o príncipe desse reino havia perdido a consciência em função de distúrbio do qi e do sangue. Todos acreditavam que havia morrido. Bian Que inseriu a agulha no ponto baihui (VG-20) e pouco tempo depois o príncipe voltou a si. Esse caso foi transmitido e difundido de geração a geração. Em nossos tempos, diante do incessante desenvolvimento da sociedade e da história, o ritmo da vida humana se acelera na mesma medida. Um número de pessoas cada vez maior se encontra, a qualquer momento do dia, em estado tenso e melancólico. Com isso, aumenta o número de pessoas que padecem de neurastenia e esquizofrenia bem como de doenças semelhantes. Muitas pessoas sofrem por não poder dormir ou não dormir bem. Quanto aos que sofrem de esquizofrenia, não só perdem oportunidades de trabalho e promoção, mas também acarretam muitos incômodos para a família e a sociedade. Além disso, os medicamentos agora em uso, por exemplo, sedativos, têm distintos graus de efeitos secundários. Em comparação com esses medicamentos, a acupuntura e a moxabustão possuem particular eficácia, e não provocam efeitos secundários, o que indica suas vantagens. Não obstante, se não usadas de maneira adequada, os resultados não serão satisfatórios.
Na atualidade, os acupunturistas preferem na maioria dos casos, usar as agulhas e menosprezar a moxaterapia. Na realidade, a moxaterapia oferece resultado melhor nos casos complicados, de longa duração e de difícil cura. Por exemplo, na insônia crônica, melancolia, ansiedade, depressão, distúrbios mentais maníaco-depressivos e epilepsia, resistentes no tempo, é imprescindível a moxaterapia. O capítulo "Guanneng" de Lingshu assinala: "Os casos não curados com as agulhas, convém tratar com a moxaterapia". Rumen (Introdução à Medicina) também indica "Em toda doença, quando os medicamentos não alcançam a cura.
Se não forme obtidos bons resultados, após a aplicação de 20 a 30 sessões de acupuntura, pode-se coordenar o tratamento com a moxabustão, que pode aumentar a eficácia terapêutica. Como regra geral, ela é feita cum cones numerosos, às vezes 300 a 500, e até mais de mil (quantidade total). Isto se explica porque as baixas quantidades não proporcionam efeitos ideais. Se alguns pacientes não se sentem bem depois da moxabustão, por exemplo, apresentam aumento da temperatura e calor, enjôo, fatiga, ou indisposição geral, não há necessidade da mais mínima dúvida, pois o fenômeno pode ser eliminado mediante a aplicação das agulhas nos pontos quchi (I0-11), dazhui (VG-14), zusanli (E-36), sanyinjiao (BP-6) e fengchi (V B-20), ao mesmo tempo se conseguirá melhor resultado. Os métodos da moxabustão são numerosos, mas para doenças mentais é utilizada, na maioria dos cases, a moxabustão sem cicatrizes com cones.
Acupuntura para Ansiedade é realizada sobre a maca onde são colocadas agulhas sobre pontos específicas do corpo. Pode ser necessário retirar alguma peça de roupa para tratar pontos nas costas, pernas ou abdômen.
Os pontos de Acupuntura para Ansiedade estão situados em todas as áreas do corpo. Às vezes, os pontos apropriados estão muito distantes da área de sua dor. Nossos acupunturistas irão dizer-lhe o tratamento planejado.
Muito importante também dizer que a técnica de agulhamento se dá por meio de agulhas esterilizadas, descartáveis e de espessura menor que agulhas de injeção.
Estamos localizados na Avenida paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Horsa 01- Sala 1001. Próximo temos o metrô consolação, de fácil acesso.
Em alguns casos, a Acupuntura para Ansiedade pode potencializar ainda mais o efeito terapêutico da sua medicação, que por sua vez pode necessitar de uma dose mais baixa. Se a sua dosagem da medicação é sensível, certifique-se de consultar o seu médico para monitorar suas dosagens. Nunca tome ou pare de tomar medicamentos sem a prescrição de seu médico.
Sim, é possível associar a acupuntura a outros tratamentos. Fisioterapia, remédios alopáticos, psicoterapia, homeopatia entre outros tratamentos são beneficiados pela associação com a acupuntura, ocorrendo desde a aceleração e a facilitação de processos terapêuticos até a redução das doses dos remédios utilizados.
Quando o paciente recebe alta é importante fazer uma sessão de acupuntura pelo menos a cada 15 dias, depois espaçar 1 sessão por mês e assim por diante.
O surgimento, o desenvolvimento e a mudança dos diversos problemas com ansiedade são determinados pela força ou debilidade do qi normal do organismo do paciente e pela natureza do fator patogênico. Se os fatores antipatogênicos vencem os patogênicos, o organismo não é danificado por estes e não aparece a doença.
Quando os fatores patogênicos vencem os antipatogênicos, isso pode causar o desequilíbrio entre yin e yang, distúrbios funcionais dos órgãos e vísceras, ou distúrbio na circulação da energia e do sangue, e disso surgem alterações mentais. Com razão diz o Suwen, nos capfiulos "Método de punção" e "Acerca das doenças febris": "Enquanto os fatores antipatogênicos se guardam no interior, os patogênicos não podem invadir", "caso se deixem acumular os fatores patogênicos, é porque os antipatogênicos estão débeis".
Normalmente começamos com 5 sessões, sendo uma a cada 7 dias. Mas depende muito de quanto tempo vem as crises, se for algo recente é mais simples de tratar, se for algo que já vem a algum tempo é mais demorado.
Sim, no próprio prédio do conjunto nacional possúi estacionamento pago, entre outros ao redor.
O capítulo "Começo e fim' do Lingshu diz: "Os tabus na acupuntura consistem em: Não inserir agulha imediatamente depois do ato sexual, e quem foi tratado com acupuntura não deve fazer amor imediatamente. Não introduzir a agulha no embriagado, e caso se tenha recebido acupuntura, não se deve beber. Não inserir agulha naquele que está furioso, e tendo recebido recentemente a acupuntura não se deve ficar irritado. Não inserir agulha naquele que estiver muito cansado, e tendo-se acabado de receber a acupuntura não se deve realizar, em seguida, trabalhos manuais muito pesados; Não inserir agulha naquele que está farto de comida, e tendo recebido recentemente a acupuntura, não se deve comer até se fartar; não inserir agulha em paciente em jejum, e tendo recebido acupuntura não se deve permanecer faminto; não inserir agulha naquele que tem muita sede, e tendo recebido a acupuntura, não se deve ficar com muita sede.
Depois de passar por um grande susto ou temor, primeiro deve-se acalmar o paciente, e em seguida aplicar-lhe a agulha; o que chega de viagem de carro deve repousar e só depois ser aplicada a acupuntura, após passar do tempo equivalente a urna refeição; o quem vem caminhando deve sentar-se para descansar durante um bom período de tempo, antes de receber a acupuntura. Esses critérios não só demonstram que não se pode aplicar a acupuntura sob determinadas condições, mas também falam de como se cuidar depois de receber a acupuntura.
Ainda que só se refira à acupuntura, convém, além disso, para a aplicação da moxabustão. Naturalmente, não se deve entender de maneira mecânica os tabus mencionados. Em um caso urgente, é preciso ganhar cada minuto e segundo para administrar o tratamento a tempo.
Quase todos os pacientes, ao procurar a acupuntura, e aspiram por se recuperar rapidamente do sofrimento. Sempre desejam que uma ou poucas aplicações da acupuntura e a moxaterapia surtam efeitos notáveis. No tocante do problema da ansiedade, como suas origens tem, na maioria dos casos, a ver com fatores emocionais, até mesmo com fatores pré-natais, com a vida cotidiana, muitas delas não se produzem em um ou dois dias. Por isso, não é possível procurar o êxito a curto prazo. É importante a persistência. O tratamento das doenças com a acupuntura e a moxabustão está em reajustar as atividades funcionais do organismo, estimular a capacidade de persistência do próprio paciente. Isso requer um certo tempo e determinadas condições, além de necessitar uma estreita colaboração entre médico e paciente. Por sua vez, o médico deve se preocupar com o doente, dar explicações com paciência durante as recaídas para aumentar no mesmo a fé no êxito e procurar a eficácia terapêutica. Por outro lado, o doente deve confiar no médico, manter-se esperançoso, atuar de acordo com os conselhos do médico e não suspender o tratamento para não ocorrer ineficácia temporal ou reincidência de doença. O fato anteriormente mencionado explica problemas de vários aspectos relativamente importantes no curso do tratamento de doenças mentais com a acupuntura e a moxabustão. Nenhum método terapêutico é todo-poderoso, o mesmo acontece com a acupuntura e a moxabustão. Se houver necessidade, deve-se combiná-las com medicamentos como meios coordenadores. Se o tratamento feito durante um tempo relativamente grande não der resultados satisfatórios, deve ser substituído por outros métodos.
E36 - Grande liberador de endorfina, fortalece o baço e o estômago para produzirem o QI e sangue, que elimina a umidade, faz subir o Qi, tonifica o sangue e Qi, estabiliza a mente e as emoções, regulariza o Qi defensivo e nutritivo.
E25 - Regula o estresse, regula o Qi.
P7- Ponto Lo, ponto de passagem de energia, explorando a circulação do Qi defensivo, remove a estagnação do pulmão, remove as emoções estagnadas do pulmão, como a tristeza e a mágoa reprimida.
IG4 - ponto fonte do intestino grosso, liberador de endorfina, remove o vento exterior, remove o calor, relaxa a tensão muscular, move estagnação do sangue, acalma a hiperatividade do Yang do fígado, acalma a mente, tonifica o Qi e o sangue.
F3 - Ponto fonte do fígado, move a estagnação do Qi e do Sangue, aclama a hiperatividade do Yang do Fígado, elimina o vento do fígado e reduz os espasmos e dor, tonifica o sangue é acalma o espírito.
É sabido que o reajuste psicológico na ansiedade tem um papei muito importante na prática terapêutica, e, todavia, nas doenças mentais é mais imprescindível. Quase todos os desconfortos mentais podem encontrar sua origem no excesso de atividades emocionais, por exemplo, excesso de preocupação, de alegria, de ira, tristeza, medo e terror. etc. Além disso, a prolongada duração de uma doença também pode originar no paciente efeitos desfavoráveis em seu psiquismo. Portanto, um trabalho psicológico consciencioso junto ao paciente, escutando atentamente a narração de sua história, oferecer o consolo imprescindível e estimular ou. às vezes, até lhe fazer uma sugestão, pode elevar muito o efeito terapêutico da acupuntura e da moxabustão.
Acupuntura e a Ansiedade
De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, fatores exógenos, como os seis qi, e o equilíbrio entre yin e yang podem influenciar a ansiedade. Os seis qi representam as alterações climáticas e, normalmente, não causam doenças. No entanto, quando a resistência do corpo é comprometida ou quando ocorrem mudanças climáticas abruptas, esses podem se tornar patogênicos e afetar a saúde mental.
Além disso, o desequilíbrio entre yin e yang e a variação nos hábitos alimentares podem alterar a interação dos seis com o corpo humano, contribuindo para a ansiedade e outros distúrbios mentais.
A acupuntura é uma abordagem eficaz para tratar a ansiedade causada por esses fatores. Ao inserir finas agulhas em pontos específicos dos meridianos, a acupuntura ajuda a restaurar o equilíbrio energético do corpo, fortalecendo o shen e reduzindo os sintomas de ansiedade.
Fatores da Ansiedade na acupuntura
O Fatores Exógenos que podem causar a ansiedade são: o vento, o frio, o calor de verão, a umidade, a secura e o fogo são, normalmente, chamados de seis qi, as alterações climáticas diferentes da natureza. Em termos gerais não produzem doença no homem. Sem dúvida, se a capacidade de resistência do homem diminuir, ou se houver alterações climáticas repentinas e estranhas. às quais o corpo humano não resista, esses seis qi se convertem em fatores patogênicos, que invadem o corpo humano e originam doenças, entre elas, as mentais.
Ao mesmo tempo. devido ao maior ou menor grau de diferença entre yin e vang do corpo humano, e pela diferença dos costumes alimentares, após a imersão, estes seis fatores patogênicos podem produzir mudanças recíprocas no corpo humano.
Fatores Emocionais Endógenos
Na Medicina Tradicional Chinesa, a ansiedade pode ser influenciada por diversos fatores externos. Os seis qi, que representam as diferentes alterações climáticas, podem desempenhar um papel importante na saúde mental e emocional, incluindo a ansiedade.
O vento, o frio, o calor, a umidade, a secura e o fogo são elementos presentes na natureza que, em condições normais, não causam doenças no corpo humano. No entanto, quando ocorrem alterações climáticas súbitas ou extremas, ou se a capacidade de resistência do corpo estiver comprometida, esses seis podem se tornar patogênicos e contribuir para a ansiedade e outros problemas de saúde.
Além disso, o equilíbrio entre yin e yang no corpo também pode influenciar a suscetibilidade a esses fatores externos. Alterações no equilíbrio yin-yang e diferenças nos hábitos alimentares podem tornar o corpo mais vulnerável às influências externas, levando a problemas de saúde como a ansiedade.
A acupuntura para ansiedade pode ajudar a equilibrar esses aspectos, fortalecendo o corpo e a energia vital (qi), e melhorando a capacidade de resistência aos fatores externos. Essa abordagem trata a ansiedade de forma integrativa, considerando o impacto dos fatores externos e internos na saúde mental e emocional.
Fatores não Endógenos nem Exógenos
Fatores Ambientais e Comportamentais na Saúde Mental: Abordagem da Acupuntura
Além dos fatores endógenos e exógenos, a Medicina Tradicional Chinesa considera a influência de fatores ambientais e comportamentais na saúde mental. Esses fatores incluem hábitos alimentares inadequados, excesso ou falta de descanso e exercício, lesões físicas, má prática sexual e outros elementos que podem afetar o funcionamento dos órgãos e vísceras e desequilibrar o qi e o sangue.
Estes fatores podem prejudicar o shen, contribuindo para problemas como ansiedade, depressão e distúrbios de sono. Por exemplo, uma dieta inadequada pode danificar o qi do baço, comprometendo sua função de transporte e transformação e levando à estagnação de fleuma e umidade.
A acupuntura pode ser uma abordagem eficaz para tratar esses problemas, restaurando o equilíbrio energético do corpo e fortalecendo o shen. Estudos recentes demonstram os benefícios da acupuntura para uma ampla gama de condições de saúde, incluindo ansiedade, depressão, obesidade e problemas de beleza.
A MTC identifica padrões de desarmonia na Ansiedade
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) não trata apenas os sintomas, mas sim o indivíduo como um todo, buscando a raiz do desequilíbrio energético. Sendo assim, a seleção dos pontos para ansiedade varia muito de pessoa para pessoa, dependendo de diversos fatores, como:
Diferenciação de Síndromes: A MTC identifica padrões de desarmonia específicos, e a ansiedade pode se manifestar de diferentes formas. Exemplos:
Deficiência de Yin do Coração: palpitações, insônia, ansiedade à noite.
Estagnação de Qi do Fígado: irritabilidade, frustração, dor de cabeça.
Deficiência de Qi do Baço: fadiga, pensamentos obsessivos, preocupação excessiva.
Constituição da pessoa: Fatores como idade, histórico familiar, estilo de vida e estado emocional influenciam a escolha dos pontos.
Experiência profissional: Cada acupunturista possui sua própria abordagem e bagagem clínica.
Embora existam pontos clássicos para acalmar a mente e o coração, como os mencionados anteriormente (Yintang, Shenmen, Neiguan, etc.), a combinação e a quantidade de pontos serão personalizadas para cada indivíduo.
Onde estamos | Acupuntura para Ansiedade
Nosso Instituto de Acupuntura está na Vila Mariana e nova Unidade na Avenida Paulista, no conjunto nacional, oferecendo melhor comodidade aos nossos pacientes, com localização privilegiada e próximo ao metrô.
Conjunto Nacional Avenida Paulista
Localizado na mais paulista das avenidas, o Conjunto Nacional vive no ritmo de São Paulo. Prestes a completar 50 anos, o complexo abriga lojas, restaurantes, livrarias e apartamentos.Inaugurado em 1958, o Conjunto Nacional é considerado o primeiro shopping center da América Latina. Construído na época da Avenida Paulista dos grandes casarões, o complexo foi um dos responsáveis por transformar a morada dos barões do café no maior centro financeiro do Brasil.
Acupuntura para Ansiedade na Vila Mariana
Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César
Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Vergueiro, 3365 - Vila Mariana