Acupuntura Santa Cruz

Acupuntura na Santa Cruz

O Instituto Aurazen possui o tratamento de Acupuntura na Santa Cruz, a acupuntura e a moxibustão formam apenas uma área especializada dentro do programa de medicina tradicional que engloba remédios de ervas, massagem e manipulação, terapia dietética e exercícios terapêuticos (incluindo Gigong ou terapia da respiração).

Registro CRTO 3274 no SATOSP - Sindicato dos Acupunturistas e Terapeutas Orientais do Estado de São Paulo


Inúmeros estudos sobre acupuntura e modernos experimentos clínicos comprovaram que tanto a acupuntura quanto a moxibustão têm efeito analgésico satisfatório. Isso pode ser observado no tratamento das dores de cabeça, nos flancos, gástricas, abdominais, lombares, nevralgia do trigêmeo, ciática, dismenorréia e pós-operatória. A anestesia por acupuntura se baseia nisso, e daí foi desenvolvida, resultando bons efeitos analgésicos do tratamento por acupuntura.

NOVO ENDEREÇO : Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - ao lado do metrô Consolação

Acupuntura Santa Cruz

A Medicina Chinesa considera a função do corpo e da mente como o resultado da interação de determinadas substâncias vitais. Essa substâncias manifestam-se em vários níveis de "substancialidade", de maneira que algumas delas são muito rarefeitas e outras totalmente imateriais. Todas elas constituem a visão chinesa antiga do corpo-mente. O corpo e a mente não são vistos como um mecanismo (portanto, complexo), mas como um círculo de energia e substâncias vitais interagindo uns com os outros para formar o organismo. A base de tudo é o Qi: todas as outras substâncias vitais são manifestações do Qi em vários graus de materialidade, variando do completamente material, tal como os fluidos corpóreos (Jin Ye), para o totalmente imaterial, tal como a mente (Shen).

A acupuntura é gradual, ou seja, é um somatório de sessões que contribuem para restabelecer a saúde do indivíduo. É um processo continuo e gradual. No caso do tratamento em questão, pode-se observar uma melhora do sinais e sintomas com o progresso dos atendimentos.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Contato Acupuntura Santa Cruz(11) 97622-3982
Telefone Acupuntura Santa Cruz(11) 3483-8826

Não aceitamos convênios

Dúvidas Frequentes Sobre Acupuntura Santa Cruz

Sensação da inserção das Agulhas?

Obtém-se o fenômeno da sensação da inserção das agulhas sensibilidade, entorpecimento, distensão e peso propagado ao longo do trajeto dos jingluo após o "de qi' ou "chegada do qf, no momento em que o ponto de acupuntura tenha sido acupuncturado por uma agulha, conhecido como propagação da sensação das agulhas ao longo do meridiano (PSM).

Efeito Imonológico da acupuntura

Acupuntura e moxibustão podem fortalecer a resistência do corpo e prevenir doenças, assim como os ataques do resfriado comum, recorrência de malária e asma, etc. A acupuntura pode tratar doenças causadas por vírus, tais como resfriado comum, caxumba, hepatite com ou sem icterícia; por bactérias, tais como disenteria, enterite e tétano, e malária por parasitas; várias situações inflamatórias agudas e crônicas, tais como faringite e laringite aguda e crônica, apendicite, gastrite, conjuntivite, otite média, mastite, etc. A acupuntura e a moxibustão têm uma influência favorável sobre o processo patológico maior da doença inflamatória e, obviamente, são eficazes ao ajudar a diminuição da febre. Todos esses resultados são conseguidos através do fortalecimento da resistência corporal.

A acupuntura serve para todas as doenças?

A acupuntura e a moxibustão, assim como outras atividades da medicina chinesa, têm sua indicação apropriada e não são indicadas universalmente para todas as doenças.

Pontos de acupuntura e suas localizações

Pontos de acupuntura são localizações específicas onde são aplicadas a acupuntura e a moxibustão para o tratamento da doença; sua localização e indicações terapêuticas formam a base do tratamento prático na clínica.

Acupuntura Santa Cruz

Estamos localizados no Bairro da Santa Cruz, próximo ao Metrô Santa Cruz.

Diferença da Acupuntura e a Moxabustão

As técnicas de punctura e moxibustão são duas técnica terapêuticas completamente diferentes. O inserir agulhas, ou acupuntura, é uma terapia que trata a doença estimulando pontos de acupuntura no corpo humano com agulhas de metal, por meio de determinadas técnicas de manipulação, enquanto que a moxibustão trata e previne a doença aplicando calor à pele com lã de moxa ígnea, feita principalmente com as folhas da planta Artemisia vulgaris. No entanto, estas duas, embora diferindo nos materiais e instrumentos usados, e em suas técnicas de manipulação, se encaixam na mesma categoria de wai zhi ou "tratamento externo", que se aplica estimulando os pontos de acupuntura, e por conseqüência, os jingluo e os órgãos zangfu, a fim de regular o yin e o yang para Ju zheng ou "fortalecer o qi antipatogênico", ou "eliminar o qi patogênico", remover a obstrução dos jingluo e ativar a circulação do qi e do sangue. Tudo isto com a mesma intenção de prevenir e tratar a doença. A acupuntura e a moxibustão são aplicadas com freqüência combinada, dentro da prática clínica e, na maio na das vezes, sob a denominação conjunta de zhenjiuo acupuntura e moxibustão".

Acupuntura e a Ventosaterapia

Ventosa (copinhos) é uma terapia na qual uma espécie de copo é ligada à superfície da pele, causando congestão local pela pressão negativa criada pela introdução de calor em forma de um material ígneo, com a intenção de tratar uma enfermidade. As ventosas também ficaram conhecidas como o método do chifre (usando chifres de animais) nos tempos antigos, quando isto foi relatado no "Bookofthe Fifty-two Prescriptions" recuperado da Tumbas de Mawangdui da Dinastia Han (ver Introdução) e também em muitos outros clássicos médicos chineses antigos. Isso foi usado principalmente por cirurgiões para retirar o pus, enquanto tratavam a pele e outras condições externas. Com o desenvolvimento da prática clínica, não somente melhoraram os materiais com que eram feitas as ventosas e os métodos, mas também aumentou o número de indicações e, conseqüentemente, as ventosas passaram a ser usadas tanto em medicina interna quanto em cirurgia. As ventosas são bastante usadas junto com a acupuntura, já que funcionam semelhantemente à moxibustão.

Acupuntura somente na cabeça

A acupuntura no couro cabeludo é um método terapêutico que utiliza acupuntura de esterilização específica nessa área. Clinicamente, costuma ser aplicada no tratamento de enfermidades de origem cerebral ou encefálica.

O que é a Moxabustão?

A moxibustão é um método terapêutico que trata e previne a doença, aplicando a estimulação de calor e quentura, aos pontos de acupuntura. e jingluo. Diz-se na "Introdução à Medicina", que "Quando a doença falha em responder à medicina das ervas e à acupuntura, sugere-se a moxibustão". Há muitos materiais naturais usados em moxibustão, mas a Artemisia vulgaris é a mais utilizada na clínica. É uma espécie de erva perene que pertence à farriília do crisântemo. Sua folha é fragrante e inflamável e, quando queimada, seu calor penetra no jingluo, ativa o qi e a circulação sangüínea, elimina o frio e a umidade, dispersa o inchaço e o acúmulo, restaura o yang qi primordial após o colapso e previne a doença. Em "Other Records by Famous Physicians", diz-se que a Artemisia vulgaris não é venenosa e tem um gosto amargo, é indicada ao tratamento de vários tipos de doenças". O material para moxibustão se chama qi (x:Jou "moxa", feito de folhas da planta, maceradas após serem removidas todas as impurezas. São, então, secas para uso posterior.

A Acupuntura Santa Cruz tem alguma contra-indicação?

Não, qualquer pessoa pode fazer acupuntura, desde crianças até pessoas idosas.

A agulha de acupuntura, como funciona?

A agulha filiforme é o principal e mais amplamente usado instrumento no tratamento da enfermidade em acupuntura clínica e quase todos os pontos indicados para acupuntura podem ser puncturados com ela. A agulha filiforme mais comumente usada nas clínicas hoje em dia, embora tenha sua origem nas agulhas dos tempos antigos, difere muito delas, tanto em termos de material, medida padrão e comprimento do corpo, quanto em tecnologia de manufatura. Hoje, a maioria das agulhas é feita em aço inoxidável, enquanto outras são feitas em ouro, prata, ou ligas, etc. A agulha filiforme consiste em cinco partes: cabo, cauda, ponta, corpo e raiz

Como são as agulhas?

As agulhas que se usam atualmente são finas. Uma agulha boa deve ser pontiaguda e reta, brilhante, arredondada, ou seja, a ponta em forma de agulha do pino, fio adequado, ter corpo liso e reto, ser resistente e flexível, sem sinal de corrosão ou dano na ponta e sem debilidades no cabo.

Métodos de manipulação da ACUPUNTURA


Os efeitos da acupuntura variam de inúmeras maneiras, nos métodos de punctura, por exemplo, ao tratar o choque, pela manipulação contínua das agulhas e retenção por uma hora ou mais, quando seja necessário que se atinjam bons resultados terapêuticos; ao tratar a disenteria bacilar aguda, aplicando somente métodos redutores com uma punctura de sensação forte e as agulhas retidas por cerca de 30min, pode-se obter um efeito satisfatório. Nos dois casos anteriores, se as agulhas fossem retiradas devagar, após conseguido o efeito das mesmas, seria difícil obter bons resultados. Ao tratar a paralisia dos nervos perifériCos, em seus estágios iniciais, conseguida uma sensação da inserção de agulhas após uma forte ou a eletroacupuntura aplicada em longa duração, freqüentemente iriam atingir um efeito insatisfatório. Durante a punctura, deve-se dar atenção â punctura profunda, quanto a reforçar ou reduzir, à duração da agulha retida e à forma pela qual a agulha é manipulada tudo de acordo com a diferenciação da síndrome específica. Isto é muito significativo ao se aumentar o efeito terapêutico da acupuntura.

MOMENTO CORRETO PARA A ACUPUNTURA


Este tem relação estreita com o efeito terapêutico; por exemplo, ao se tratar a paralisia facial e a hemiplegia após o derrame, com acupuntura e moxibustão: se o tratamento começar o mais cedo possível após o ataque, o resultado terapêutico será marcadamente aumentado; se for de 3 a 6 meses após, ou mais tarde, o efeito será muito mais pobre. Outro exemplo: ao se tratar a malária, se a punctura for feita 2h antes do ataque, o efeito da acupuntura geralmente será bom, mas se a punctura for feita após o mesmo, o efeito terapêutico, obviamente, será mais pobre. Além disso, a qualidade do material e a espessura da agulha terão também uma certa relação com o efeito terapêutico; por.exemplo, ao se aplicar agulhas quentes, a temperatura nas agulhas de prata será efetivamente mais alta do que nas de aço inoxidável e sua eficácia clínica também irá diferir.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA NA SANTA CRUZ, AGORA MESMO!

Propriedades dos pontos de acupuntura


As propriedades terapêuticas remotas dos pontos são uma característica básica dos pontos dos 14 meridianos. Aqueles. por exemplo. sobre os jingluo regulares localizados nos membros. principalmente os abaixo do cotovelo e articulações do joelho. são indicados não somente para distúrbios locais. mas também para distúrbios dos zang fu e áreas remotas no trajeto dos meridianos a que pertencem. Além disso, alguns Hegu (IG-4). por exemplo, é indicado não somente para distúrbios da mão e do pulso, mas também para distúrbios do pescoço. cabeça e face, e febre Vista também em doenças exógenas, Zusanli (E-36) é indicado não somente para distúrbios dos membros inferiores. mas também para regular as funções do sistema digestivo inteiro e tem até mesmo maior influência sobre o sistema defensivo e a imunidade do corpo humano.

Medida proporcional de acupuntura


Os relatos mais antigos de medida proporcional se encontram no "Miraculous Pivot", no capítulo intitulado "Bone Measurements". Estas medidas foram complementadas e revistas pelas gerações posteriores, e foram tomadas como padrões de medição, aplicáveis a qualquer paciente, de qualquer sexo, idade ou peso corporal. A largura e o comprimento de várias porções do corpo humano foram divididas respectivamente, em um número definido de unidades iguais, cada qual recebendo o nome de cun (1). São, então, usadas como padrão proporcional para se localizar pontos (obviamente. o comprimento do cun depende da constituição de cada paciente) Para se localizar clinicamente os pontos, os comprimentos anteriormente mencionados são freqüentemente medidos de forma conveniente através dos dedos, que são usados para dividi-Ios em muitas partes iguais.

O conteúdo do texto "Acupuntura Santa Cruz" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.