BP10 Acupuntura

BP10 Xuehai - Explicação do Nome

Esse ponto fica a dois cun e meio na frente do joelho, no meio da carne branca, onde se localiza o meridiano taiyin do baço. O baço contém sangue e esquenta os cinco órgãos. É onde o sangue se reúne como no mar; é capaz de dissolver coágulos de sangue, tem a função de renovação do sangue e, nas mulheres, é o mar que forma o sangue, por isso se chama xuehai.

Textos Selecionados

Conhecimentos Básicos da Acupuntura:"O mar de sangue quer dizer o coração forma o sangue; o fígado reserva o sangue e o rim ajuda o sangue. O yingu (R10) do rim, o ququan (F8) do fígado e o yinlingquan (BP9) do baço são acrescidos aqui como se estivessem recebendo uma onda. O trajeto desses três meridianos yin é paralelo e eles são os principais trajetos por onde o sangue passa. Pode-se, ao acupunturar esse ponto, alcançar um grande tendão. O baço depende desse ponto para impulsionar o sangue e ê efetivo para parar sensação de distensão no baixo-ventre, diarréia aquosa com cólicas — por isso o nome suehar.

Introdução Elementar à Terminologia dos Pontos de Acupuntura: "O ponto mar de sangue é usado para tratar a mulher com doenças menstruais — por isso esse é o seu nome".

Figura de Bronze: "Esse ponto é indicado para tratar perda de sangue do útero; menstruação desequilibrada; inversão da energia que provoca sensação de distensão no abdome".


 
 

 

BP10 Xuehai - "Mar de Sangue"

Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: H. U. Hecker

Indicação: Importante ponto imunomodulador (junto com o Ponto IG11. Transtornos cutâneos, prurido, transtornos do trato urogenital, dismenorréia.

Ação na MTC: Importante ponto para regulação do Sangue; esfria o Sangue, circula o Sangue, remove a estagnação, tonifica o Sangue, regula a menstruação

Localização


Com o joelho flexionado, 2 cun proximal ao pólo cranial medial da patela, no músculo vasto medial, amiúde em uma depressão claramente palpável. Outra possível localização: Quando se coloca a palma da mão na patela com o polegar discretamente afastado, o Ponto BP10 está defronte da ponta do polegar.

Profundidade da inserção: 1 a 2 cun, perpendicularmente.

 

 

BP10 - XUEHAI Mar de sangue

Livro: Atlas de Acupuntura
Autor: Cláudia Focks

Função Tradicional
Regula o sangue e a menstruação, remove a estagnação de sangue, sobretudo no útero, refresca o sangue (quando há calor no sangue) e estanca as hemorragias.

Indicação
Local e Relacionada ao Meridiano: dores na região medial das coxas e dos quadris, queixas no joelho, tais como artrite na articulação do joelho e debilidade dos ligamentos do joelho.
• Ponto sintomático nos casos de alergia

Geral:

• Distúrbios menstruais: dismenorréia e menstruação irregular (relacionadas com a estagnação de sangue), menorragia e metrorragia (causadas pelo calor no sangue) e amenorréia (causada pela estagnação de sangue).
• Doenças da pele: inflamações na pele com prurido, dor, edema, vermelhidão e, eventualmente, pus (p. ex., eczema e erisipela); prurido e neurodermatite.
• Segundo G. Sair: este é um importante ponto para a estimulação da imunidade nos casos de doenças infecciosas.

 

 

Localização

1) Forma de Localização:
Com o joelho flexionado, a 2 tsun (2 larguras do polegar ou 3 dedos transversos) proximais à intersecção entre a margem medial da patela e a base da patela, na face medial do músculo vasto medial.

Como Encontrar
Posição do paciente: em decúbito dorsal (com um apoio sob o joelho) ou preferencialmente, sentado e com o joelho flexionado.

2) Forma de Localização: 2 tsun (2 larguras do polegar ou 3 dedos transversos) proximais à intersecção da margem medial com a base da patela.

• O ponto BP10 localiza-se em uma depressão que pode ser facilmente palpada no músculo vasto medial.

• Na medição com o tsun dos dedos, deve-se sempre igualar os dedos do terapeuta aos do paciente.

•Punção Direção da Picada: perpendicular. Profundidade da Picada: 1-1,5 :sun (W: 1-2,5 em 1. Sensação da Agulha: sensação de tensão local e sombria, às vezes com propagação pela articulação do joelho ou até os quadris.

 

 

BP10 (Xuehai)

Livro: Atlas de Topográfico de Acupuntura
Autor: Claudio Lopes

Anatomia Regional do Ponto: Músculo vasto medial.

Indicações: Em todas as afecções do Xue (Sangue), menstruações irregulares, metrorragia, leucorréia, urticária devido ao vento ou ã umidade, prurido, anemia, distensão abdominal.

Funções Energéticas Tradicionais:
* Harmoniza e fortalece o Xue Qi (Sangue).
* Harmoniza o Qi Nutrição (Yong Qi).
* Promove a circulação de Xue(Sangue).
* Harmoniza o Pi Qi (Baço/ Pâncreas).
• Melhora a circulação de Xiajiao Qi (Aquecedor Inferior).
* Refresca o Calor no Xue (Sangue).

Vascularização: Ramos musculares da artéria e veia femorais.


Localização: Situa-se no meio do músculo vasto medial, a 2,0 cun proximais da borda superior medial da pateia.

Método: Inserção perpendicular, ao longo da borda posterior da tíbia, 1.0 a 3.0 cun, causando distensão local e dor, possivelmente irradiando-se para baixo.

Inervação: Ramos cutâneos anteriores do nervo femoral e, profundamente com os ramos musculares do nervo femoral.

 

 

BP10 Xuehai - Mar do Sangue

Livro: Shen Atlas de Acupuntura
Autor: Juergen Bschaden

Indicação: Menstruação irregular, sangramento uterino, amenorréia, dismenorréia, eczema, erupção cutânea, erisipelas, úlceras, urticaria, coceira, problemas no joelho, dor na coxa medial.

Função: Dissipa a estagnação do Sangue, esfria o Sangue, regula a menstruação, tonifica o Sangue, regula o Sangue, pára a coceira.

Explicação: Xue: sangue. Hai: mar. O nome se refere à função do ponto.

Moxabustão: 3 - 5 cones ou 5 - 10 min.

Método necessário: Método de Inserção: 0,5 - 1,2 cun, agulha perpendicular.


Localização: 2 cun proximais à borda medial e superior da pateia, quando o joelho é flexionado. Na protuberância da face medial do músculo vasto medial.

 

 

BP10 Xuehai - Mar de Sangue

Livro: Pontos de Acupuntura
Guia ilustrado

Autor: Ednéa Iara S. Martins
Ernesto G. Garcia

Indicações Menstruação irregular, dolorida, amenorréia, dismenorréia, menorragia, metrorragia, leucorréia, endometrite, orquite, neurite, anemia, urticária em decorrência do Vento ou da Umidade, dor na parte interna da coxa, prurido na pele, distensão abdominal, neurodermite, eczema, erisipela, alergia, artrite na articulação do joelho.

Indicação Tradicional: menstruação irregular, amenorréia, hemorragia uterina contínua, gotejamento de urina, distensão abdominal por Qi reverso

Funções Energéticas Esfria o fluxo do Qi e a circulação do Sangue, removendo a estase. Esfria o Sangue. Harmoniza o Qi do Baço. Regula a função do fluxo Inferior. Elimina o Vento. Regulariza a menstruação. Fortalece o Ying Qi.

Anatomia Pele e tecido subcutâneo, ramificações do nervo cutâneo femoral anterior, contendo fibras do 32 nervo lombar [L3]; músculo vasto medial, ramificações do nervo femoral contendo fibras do 22 ao 42 nervos lombares [L2, L3 e L4]; margem superior do côndilo medial do fêmur, ramos musculares da artéria e veia femorais.

Precauções Segundo Youbang, está na lista de pontos que não devem ser inseridos profundamente.

Localização

Com o joelho fletido, na face medial da coxa. Reentrância muscular no meio do músculo vasto medial, 2 cun proximais à base da patela. Quando a palma da mão é colocada sobre a paleta, a extremidade do polegar cai sobre o ponto.

Método 0,8 a 1, cun, inserção perpendicular.

Sensação Dor e distensão locais, às vezes irradiando-se para o joelho.

Associações de pontos
IG11: clarear o Calor e refrescar o Sangue.
IG11, P7, E36, BP6: urticária'.
IG11, B40: eczema infantil
R3, R5: menstruação adiantada por Calor no Sangue".
IG11, R2, F3, BP6, BP4: petéquias por Calor no Sangue'''.
BP8, BP6, E40, F3: erisipela".
SJ17, E6, SJ5, VB20, F2: caxumba infantil com orquite.
B28, R3, BP9, BP6: diária com hematúria".
BP6, IG4, R3: amenorréia.
BP6, R4, E29: amenorréia.
R5, BP6, BP1: hemorragia uterina'''.

 

Localização do Instituto de Acupuntura Aurazen

Nosso Instituto de Acupuntura está localizado na Vila Mariana, escolhendo um bairro residencial com comodidades e lazer de um bairro sofisticado para nosso atendimento de acupuntura, com restaurantes de gastronomia com as melhores comidas de todo o mundo e bares frequentados por estudantes e familiares que moram próximos a suas residências.

Também possui Hospitais, Clínicas de exames completares e por isso focamos nosso atendimento de Acupuntura Vila Mariana.

Contato acupuntura BP10(11) 97622-3982
Telefone ponto BP10 acupuntura(11) 3483-8826

Não aceitamos convênios
 

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César

Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Dr. Pinto Ferraz, 124 - Vila Mariana

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo
Saúde Ipiranga

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "BP10 acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.