BP3 Acupuntura

BP3 Taibai - Explicação do Nome

Taibai Brancura Suprema Tai quer dizer grande. Esse ponto se situa abaixo do aspecto nodular do metatarso, na face interna posterior ao dedo grande do pé, numa depressão entre a carne branca e a vermelha — por isso se chama taibai. Pode-se também explicar como: ao se observar o percurso do sol e a posição da estrela Vênus, é a essência do metal e do ponto cardeal oestes. Esse é o ponto terra, terra que gera metal. O metal é o ponto cardeal oeste, sua cor é branca. O ponto cardeal oeste corresponde à cor branca (...) corresponde às quatro estações e à estrela vênus — por isso o nome taibai.

Textos Selecionados

Figura de Bronze: "Usa-se esse ponto para tratar febre que causa sensação de distensão irritante; indigestão que provoca sensação de distensão no abdome; vômitos; disenteria com pus; lombalgia por inversão de energia e dificuldade de evacuar; gastroenterite aguda acompanhada de dores no abdome".

1. Explicações do Yi Jing: "Tai quer dizer grande, começo, Taibai corresponde a terra, onde a energia do metal começa; está localizado numa depressão posterior ao nódulo do metatarso, na face interna do grande dedo"

2. Conhecimentos Básicos da Acupuntura: "Taibai quer dizer harmonia do baço. A terra yin encontra o yang, os dois se juntam e formam a terra; pertence ao pulmão e corresponde a estrela taibai do céu. Esse ponto, portanto, tem a função do metal da terra que gera metal — por isso o nome taibar.

3. Dificuldades sobre o Fluxo dos Meridianos: "Taibai está no yin e é o ponto terra, que pode gerar o metal; tem como ponto cardeal o oeste; sua cor é o branco. A face interna do músculo é mais branca do que a cor dos dedos do pé — por isso o nome taibar .


 
 

 

BP3 "Taibai" "Branco Máximo" ("Grande Branco","Extrema Brancura")

Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: H. U. Hecker

Ponto Yuan (Ponto Fonte)

Indicação: Problemas abdominais em geral, perda de apetite, gastrite, vômitos, obstipação intestinal, diarréia, meteorismo, vertigem, fadiga crônica, sensação de plenitude e tensão na região torácica e epigástrica.

Ação na MTC: Importante ponto de fortalecimento do Meridiano do Baço; síndromes de Deficiência do Baço; harmoniza o fluxo do Qi no Aquecedor Médio; importante ponto nas doenças da Umidade e do Muco, nas síndromes Bi do tipo Frio, Calor e Umidade; drena a Umidade, a Umidade Calor e o Muco.

BP3 + E36: Uma importante para tonificar o Baço e o Qi.
BP3 + E40: Elimina a Umidade e o Muco.

Localização: Na parte interna do pé, proximal à cabeça do 1 metatarso, na transição entre o corpo e a cabeça do 1" metatarso, no limite entre a pele vermelha e branca

Profundidade de inserção: 3 a 6 mm, perpendicular

 

 

BP3 Taibai (Extrema Brancura)

Livro: Atlas de Acupuntura
Autor: Cláudia Focks


Função Tradicional:
Fortalece o Baço e auxilia suas funções de transporte e de transformação, transforma a umidade e a umidade-calor, harmoniza o aquecedor médio e regula seu fluxo de Qi (estimula o peristaltismo do estômago).
• Ponto Yuan do Meridiano Principal do Baço-Pâncreas
• Ponto lu (lago), ponto terra
• Importante ponto para o fortalecimento do Baço (com aplicação nos casos de síndromes de deficiência do Baço)

Indicação Geral:

• Distúrbios do trato gastrintestinal: náusea, eructação, vômitos, gastrite, cólica com dor intensa, sensação de tensão abdominal e espasmos, má digestão, má absorção, diarréia, obstipação, gastrenterite, meteorismo.
• Afecções causadas pelo excesso de umidade, com sensação de peso generalizada por todo o corpo, estados de confusão mental e sensação de peso na cabeça e perturbações, sensação de opressão e de plenitude no tórax e no epigástrio, dificuldade de micção e urina turva, fluxo vaginal (nos casos de corrimento vaginal espesso), queixas reumáticas.

Localização:


Sobre a face medial do pé, abaixo da cabeça do 1º osso metatarsal, na linha de transição entre a "carne vermelha e a carne branca" (na transição entre a planta e o dorso do pé).

 

Como Encontrar :

Posição do paciente: em decúbito dorsal ou sentado.
• Sobre a face medial do pé, procurar a cabeça do osso metatarsal, que é bastante saliente; a partir dai, palpar ao longo da linha de transição entre "a carne vermelha e a carne branca".
• O ponto BP3 localiza-se, então, em uma depressão facilmente palpável na transição entre a cabeça e o corpo do osso metatarsal.

Punção Direção da Picada: perpendicular, de medial a lateral.
Profundidade da Picada: 0,3-0,5 tsun (W: 0,5- 1cm).
Sensação da Agulha: sensação de tensão local e sombria e dor.

Nos casos de afecções que causam o agravamento da umidade, recomenda-se a estimulação sedativa da agulha. Atenção: técnica dolorosa!




 

Localização do Instituto de Acupuntura Aurazen

Nosso Instituto de Acupuntura está localizado na Vila Mariana, escolhendo um bairro residencial com comodidades e lazer de um bairro sofisticado para nosso atendimento de acupuntura, com restaurantes de gastronomia com as melhores comidas de todo o mundo e bares frequentados por estudantes e familiares que moram próximos a suas residências.

Também possui Hospitais, Clínicas de exames completares e por isso focamos nosso atendimento de Acupuntura Vila Mariana.

AGENDE SUA CONSULTA

Contato acupuntura(11) 97622-3982
Telefone acupuntura(11) 3483-8826

Não aceitamos convênios
 

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César

Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Vergueiro, 3365 - Vila Mariana

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da Árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "BP3 acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.