Ponto E36 (Zusanli) Três Medidas do Pé

E36 (Zusanli) Acupuntura - Explicação do Nome

Li quer dizer local. Esse ponto está onde a energia do meridiano yangming do pé se concentra. Fica a três cun abaixo do joelho, no aspecto lateral da tíbia, por isso se chama zusanli.

Textos Selecionados

Explicações do Yi Jing: “ Zusanli está a três cun do joelho, do lado externo da tíbia, apertado entre dois tendões”.

Conhecimentos Básicos sobre Acupuntura:” Sanli: O agressor patógeno enviado às quatro extremidades sai pelo sanli. A energia deste meridiano passa da cabeça ao tórax, lateralmente ao umbigo e pelo sanli e segue para baixo. Os seus meridianos vizinhos - shaoyang e taiyin - se interligam e por isso, ao se acupunturar yanglingquan (VB34), o líquido biliar se movimenta, penetra o estômago e assim, ao se tonificar o sanli, o baço é fortalecido. Quando se drena yanli, harmoniza-se o fígado, fazendo com que a energia invertida desça e assim desobstrua o intestino. Esse ponto está a três cun abaixo da borda do joelho - portanto o seu nome é sanli”.

Dificuldades sobre o Fluxo dos Meridianos: “A denominação de sanli é comum nos meridianos yangming da mão e do pé. Os pontos são diferentes, mas o nome é igual: a diferença está ao se acrescentar pé ou mão. No yangming, a energia corre pelos três yang. Li, em amplo sentido, antigamente indicava o Sistema da terra e das Águas, no qual os 900 acres chineses, mu, correspondiam ao metro quadrado fangli. O estômago é o mar de água e cereais.Em intestino grosso, intestino delgado e triplo aquecedor não há local em que não esteja. As seis vísceras saem pelos três yang do pé e acima se juntam na mão; por isso que no Sobre os pontos Shu está registrado que o sanli fica embaixo da parte mais alta na qual alta gao corresponde a uma montanha, e grande da corresponde a uma colina. O sanli do pé não é tão alto quanto o sanli da mão e este não é tão cheio como sanli do pé. O meridiano taiyin do baço se une ao yinlingquan, na parte interna yin do joelho; o meridiano do pé, shaoyin da vesícula biliar, se une ao yanglingquan na parte externa yang do joelho e o sanli do yangmig do pé está na parte mais alta da tíbia - por isso o seu nome é xialingsanli”.

Figura de Bronze: “ Esse ponto é usado para tratar frio patogênico dentro do estômago; distensão e sensação de distensão no abdômen e no coração; insuficiência da energia do estômago, afetando olfato durante a alimentação; aumento do ruído intestinal (meteorismo) e dor no abdome; dificuldade de digestão”. O imperador Qing disse: “ As doenças que podem ser tratadas são: doenças que implicam em indisposição alimentar ou retenção de líquido, coceira na pele, inchaço nos quatros membros, dor na tíbia e quando os olhos não enxergam:. Hua Tuo disse:”Trata quando os cinco tipos de exaustão por enfraquecimento emagrecem a pessoa e geralmente decorre de sete agressões internas, obstrução de sangue no tórax ou dor no seio”. Tratamentos Externos e Ming Tang dizem: “ Se o homem de mais de 30 anos não tiver o seu sanli moxado, pode ser que sua energia flua em direção ao olho”.

• Esse ponto não tem somente a função de tratar, mas também de prevenir doenças e melhora a saúde. Em Fáceis da Medicina está registrado:” Se a pessoa está calma, o sanli não precisa ser usado. Se o vento patogênico agride uma pessoa, deve-se moxar o sanli, que faz a drenagem nos cinco órgãos e nas seis vísceras, desobstruindo e deixando livre do vento patogênico”.

• No livro Seguindo a Verdadeira Acupuntura e Moxibustão há: “ O sanli mantém as energias hereditárias e adquirida. Ao se moxar o sanli pode-se revigorar a energia primordial, por isso se diz que a moxa mantém a vida longa”.
Outras denominações: guixie, xiasanli, xialing, xianlingsanli, xiaxusanli.


Localização


Aplicação


 
 

E36 "Zusanli"

Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: H. U. Hecker

"Três Milhas do Pé" ("Três Li do Pé")

Ponto Mar Inferior do Estômago

Indicação: Um dos pontos de acupuntura mais versáteis e utilizado com mais freqüência (depois do Ponto IG4); um ponto de tonificação geral utilizado, amiúde, em combinação com moxa; efeito homeostático nas doenças metabólicas; ponto distal utilizado nos transtornos abdominais; forte efeito de harmonização na psique.

Ação na MTC: Fortalece o Baço e o Estômago, tonifica o Qi e o Sangue, regula a circulação do Qi e do Sangue, fortalece o Qi da Alimentação (Gu Qi) e o Qi Defensivo (Wei Qi), remove a Umidade, dissipa o Frio patogênico exterior, regula o Qi puro ascendente e o Qi turvo descendente, trata a inversão do fluxo de Qi, estabiliza a Mente (Shen) e as emoções.

E36 + P9: Deficiência do Qi.

Na palpação dinâmica, uma depressão distinta é palpável no Ponto E36. Na literatura européia a distância é, em geral, fornecida como 1cun lateral à borda tibial, enquanto a literatura chinesa sempre fornece a amplitude discretamente menor de 1 dedo médio.


Localização

Com o joelho discretamente flexionado, 3 cun abaixo do ponto E35, aproximadamente ao nível da margem inferior da tuberosidade tibial no músculo tibial anterior.

Profundidade da inserção: 0,5 a 1,5 cun, perpendicularmente.


 

E36 "Zusanli"

Livro: Atlas de Acupuntura
Autor: Cláudia Focks

Autor: H. U. Hecker

ZUSANLI Três distâncias no pé

Principal

Para a estimulação geral da imunidade e para a tonificação geral do Qi, por exemplo nos estados de inanição e de debilidade, esgotamento, hipotônus, com efeito psicológico semelhante e intenso nos casos de depressão ou nos estados de euforia.

Distúrbios da homeostase, por exemplo distúrbios endócrinos ou problemas com o metabolismo.

Distúrbios do trato gastrintestinal, por exemplo gastrite aguda e crônica, úlceras gástricas e duodenais, enjôos, vômitos, distúrbios do apetite e de digestão, hiperacidez e hipoacidez, gastrenterite aguda e crônica, diarréia, obstipação, meteorismo, colo irritável.

Tontura, apoplexia e hipertônus.
Afecções associadas a alergias, por exemplo asma brônquica, urticária e edema.
Distúrbios da lactação (nos casos de carência de Qi do Baço).
Como forma de prevenção, costuma-se aplicar moxabustão do ponto, por exemplo na velhice.

• Ponto Ho (Reunião). ponto terra
• Ponto Ho inferior do Estômago
• Ponto distante para todas as afecções abdominais bem como para distúrbios da círculo funcional do baço e do estômago.
• Um dos pontos de acupuntura mais importantes e eficazes, com amplo espectro de ação.
• Ponto de tonificação geral: ponto principal para o fortalecimento do sangue e do Qi nos estado de debilidade.

Localização


 

Função Tradicional

Fortalece o Baço e o Estômago, torna o Qi contracorrente do Estômago mais profundo, harmoniza o intestino e dispersa os acúmulos, dissipa os fatores externos patogênicos como o frio, elimina umidade, descongestiona e regula a circulação sangüínea e de Qi dos Meridianos e dos canais da rede, fortalece a resistência do corpo (o Zheng-Qi vertical)

Indicação

Local: queixas na articulação do joelho, tais como edemas e dores, artrite e artrose na articulação do joelho, frequentemente associados aos pontos E34, E35, BP10 e BP9.

Relacionada ao Meridiano: dores, redução da mobilidade, distúrbios da sensibilidade, distúrbios da circulação sanguínea e periférica e paralisia dos membros inferiores.

Onde encontrar

 

Como Encontrar

Posição do paciente: em decúbito dorsal, preferencialmente com o joelho flexionado ou sentado.

1º Forma de Localização: apoiando-se o pé sobre o calcanhar (passo de calcanhar), o músculo tibial anterior pode ser melhor visualizado. . Procurar o "olho lateral do joelho" (ponto E35) lateral ao ápice da patela e ao ligamento da patela. . A partir deste ponto, medir 3 tsun (4 dedos transversos) para baixo (na altura da margem inferior da tuberosidade da tíbia). . Acrescentar, então, lateralmente ou uma largura do polegar sobre a margem anterior da tíbia ou uma largura do dedo médio encostado à margem anterior da tíbia. . O ponto E36 localiza-se aí, em uma pequena depressão que "pode ser dinamicamente palpada para cima ou para baixo" (o lugar mais sensível à palpação).

2º Forma de Localização: palpando, encontrar a margem inferior da tuberosidade da tíbia. O ponto E36 localiza-se a uma largura do polegar ou a uma largura do dedo médio deste local.

Como Encontrar



 

 

E36 Zusanli - Terra

Livro: Atlas de Topográfico de Acupuntura
Autor: Claudio Lopes

Vascularização:
Artéria e veia tibiais anteriores.

Inervação:
Ramos do nervo cutâneo lateral da sura lateral (fibular comum) e do ramo infrapatelar do nervo safeno; profundamente, com o nervo fibular profundo.

Indicações:
Gastrite aguda e crônica, úlcera gástrica e duodenal, enterites aguda e crônica, pancreatite aguda, indigestão, gastralgia, hemiplegia, estado de choque, fraqueza geral, anemia, alergia, hipotensão, icterícia, convulsão, asma, enurese, neurastenia, afecções do sistema reprodutor, dor e distensão abdominal, náuseas, vômitos, dificuldade de urinar, epilepsia, palpitações, estupor, depressão e mania, gritos histéricos.

Funções Energéticas Tradicionais:

Regulariza, harmoniza e fortalece o Qi Mediano {P1 (baço / Pancrêas / Wei / Estômago)}. Tonifica o Qi Nutrição (Yong Qi), o Qi e o Xue (Sangue). Harmoniza e tonifica Fei Qi (Pulmão). Tonifica Shen Qi (Rins) e o Yuan Qi. Tonifica o Wei Qi, restaura o Yang Qi e forma o Jin Ye (líquido Orgânico). Faz circular o Qi e o Xue (sangue). Aumenta a energia essencial. Redireciona o Qi em tumulto (contracorrente). Transforma a umidade e a umidade-calor. Drena a umidade e a umidade-frio. Dispersa o vento e o frio.

Método:
Inserção perpendicular, ligeiramente direcionada para a tíbia, 1,0 a 2,0 cun. Sensação: Choque elétrico e dormência que se irradia em direção ao pé. Inserção oblíqua voltada para baixo, 2,0 a 3,0 cun.
Sensação: distensão e sensibilidade dolorosa possivelmente para o pé ou para o joelho.

Anatomia Regional do Ponto
Músculo tibial anterior e, atinge a região intertibiofibular.

Localização:
Situa-se a 3,0 cun distais ao E35 e a 1.0 cun lateral à margem anterior da tíbia.

Guia do Ponto E36 acupuntura

 

E 36 - Zusanli - Três Distâncias do Pé

Livro: Shen Atlas de Acupuntura Autor: Juergen Bschaden

Indicação:

Dor gástrica, náusea, vômito, soluço, distensão abdominal; diarréia, borborigmo, constipação, mastite; enterite; disenteria, gastrite; dor de cabeça; paralisia, dor abdominal, flatulência, fadiga, fraqueza geral; úlcera ventricular e duodenal; erupção cutânea; dor na articulação do joelho e da perna; beriberi; tonturas; insônia; edema; tosse, asma, hipertonia, emagrecimento, indigestão; apoplexia; hemiplasia; mania, doenças oculares.

Função:

Tonifica o Qi e o sangue; Beneficia o Estômago e o Baço; Expele o Frio; regula o Qi Nutritivo (Ying Qi) e o Qi Defensivo (Wei Qi); dissipa Umidade; Expele o vento, Clareia os olhos; Aumenta o Yang; harmoniza os intestinos; dispersa Estagnação; Fortalece o corpo, previne a doença, resolve edema.

Classificação:

Ponto Terra (Horary Point); Ponto Mar (He); Ponto Mar do Estômago (He); Ponto Estrela Celestial de Ma Dan Yang; Ponto de Comando do Abdomen

Explicação:

Zu: pé. San: três. Li: metade da distância. O nome refere-se à localização do ponto.

Localização:

3 cun abaixo da borda inferior da patela, num côncavo entre a tíbia e a fíbula. Colocar apalma da mão no joelho, o ponto se encontra onde fica o dedo anelar.

Método necessário:

Método de Inserção: 0,5 - 1.5 cun perpendicular. Moxabustão: 5 - 15 cones ou 10 - 30 min.


 

E36 Zusanli

Livro: Pontos de acupuntura Guia Ilustrado de Referência
Autor: Ednéa Iara S. Martins e Ernesto G. Garcia

Anatomia:

Pele e tecido subcutâneo, ramificações do nervo cutâneo sural lateral do nervo fibular comum, contendo fibras do 5º nervo lombar [L5]; músculo tibial anterior, ramificações do nervo fibular profundo, contendo fibras do 4º lombar ao 1º sacral [L4, L5 e S1], artéria e veia tibiais anteriores; membrana interóssea com ramificações do nervo fibular profundo em sua parte anterior e ramificações do nervo tibial posterior; músculo tibial posterior que percorre posterior à membrana interóssea, ajeitando-se entre os músculos flexores longos dos dedos e do hálux, ramificações do nervo tibial, contendo fibras do 5º nervo lombar e 1º sacral [L5 e S1]; nervo tibial, artéria e veia tibiais posteriores.

Características:

Ponto He (Mar) do Canal Estômago.
Movimento
Difunde o Qi do corpo para baixo enquanto o E30 se propaga para cima.

 

Localização

Na face antero-lateral da perna, 3 cun diretamente abaixo do E35 (Dubi) e a 1 cun lateral à margem anterior da tíbia entre os músculos tibial anterior e exterior comum dos dedos.

Método

0,5 a 1,5 cun, inserção perpendicular.

Sensação

Dormência e choque elétrico. locais que se irradiam para o dorso do pé.

Funções Energéticas

Regulariza, harmoniza e fortalece o Qi Mediano (Baço e Estômago).
Tonifica, Faz circular o Qi e o Sangue.
É um dos quatro pontos gerais de tonificação.
Fortalece as condições deficientes e as fraquezas.
Tonifica o Wei Qi, restaura o Yang Qi e forma os líquidos corporais, restaurando a função do corpo.
Redireciona o Qi do estômago.
Aumenta a função de contração do estômago para espasmo e relaxamento do piloro.
Regulariza a secreção gástrica.
Transforma Umidade e a umidade-calor.
Dispersa o vento e o frio.
Regulariza e umedece os intestinos.
Harmoniza e tonifica o Qi do pulmão.
Aumenta a energia essencial.
Estimula a contração da vesícula biliar.
Resolve edemas.
Ascende o Qi límpido para a cabeça.
Beneficia o joelho.

 

Indicações

Gastrite aguda e crônica, úlceras gástrica e duodenal, epigastralgia, distensão epigástrica e anorexia, enterites aguda e crônica, pancreatite aguda, apendicite, indigestão, gastralgia, dor e distensão abdominal, náuseas, soluço, borborismo, disenteria, diarréia, vômito, constipação, obstrução intestinal, disúria, enurese, anemia, alergia, icterícia, hemiplegia, hipertensão, hipotensão, lombalgia, convulsão, afecções do sistema reprodutor, asma, edema, distúrbios mentais, epilepsia, irritabilidade, palpitação, neurastenia, neurose, estupor, depressão e mania, gritos histéricos, vertigem, tontura, insônia, choque, fraqueza geral, apoplexia, emagrecimento por deficiência geral, cansaço, fadiga causada por debilidade ou trabalhos excessivos, beribéri, cefaléia, visão fraca, febre, sudorese espontânea, mastite, deficiência da lactação, síndrome dolorosa do joelho e pulso, perna dolorida. Usado quando o doente sente dor que vai do joelho para a panturrilha, com a sensação de perna quebrada.

Indicação Tradicional:

Dor e distensão abdominal, vômito, constipação intestinal, diarréia, paralisia, convulsão, abscessos mamários, edema de membros inferiores, dificuldade de micção, dor e distensão da pelve, e incontinência urinária.


 

Localização do Instituto de Acupuntura Aurazen

Nosso Instituto de Acupuntura está localizado na Vila Mariana, escolhendo um bairro residencial com comodidades e lazer de um bairro sofisticado para nosso atendimento de acupuntura, com restaurantes de gastronomia com as melhores comidas de todo o mundo e bares frequentados por estudantes e familiares que moram próximos a suas residências.

Também possui Hospitais, Clínicas de exames completares e por isso focamos nosso atendimento de Acupuntura Vila Mariana.

AGENDE SUA CONSULTA

Contato E 36 acupuntura(11) 97622-3982
Telefone E 36  ponto de acupuntura(11) 3483-8826

Não aceitamos convênios
 

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César

Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Vergueiro, 3365 - Vila Mariana

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da Árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "E36 acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.