F3 (Taichong) - Supremo
Explicação do Nome do Ponto F3 Taichong
Esse ponto está numa depressão a dois canais atrás da articulação do grande dedo do pé. O meridiano do fígado tem a sua fonte no taichong, por isso esse é o ponto fonte do meridiano do fígado. Tai significa grande da e chong quer dizer passagem tongda. Esse ponto é como uma grande passagem no meridiano do fígado; quer dizer que é onde a energia hereditária yuan está, daí o nome taichong.
Capítulo sobre Moxibustão:
Taizhong: Diz-se que existe um vaso que sobe com vigor e ao exame pode-se diagnosticar se a doença do homem vai causar morte.
Dificuldades sobre o Fluxo dos Meridianos:
Taichong é um ponto que vai para o meridiano do fígado, e do pé. O fígado guarda o sangue. Quando, na mulher, o meridiano taichong está pleno, a menstruação desce e, segundo o capítulo, os nove tipos de agulhas e os doze pontos fonte, os cinco órgãos recebem a essência da água e dos cereais das seis vísceras, por isso o seu nome é taichong.
Explicações Selecionadas sobre a Terminologia dos Pontos: Taichong:
Su Wen, Sobre a Preservação da Saúde e a Energia Primordial: a mulher tem a sua função sexual pronta quando aos 27 anos, chega o tiangui, o meridiano, vaso da concepção está fluindo e o meridiano taichong está exuberante; quando a menstruação desce, pode ter filhos. Aos 77 anos, a mulher está com o meridiano do vaso da concepção insuficiente, o meridiano taichong exaurido e o tianguim acabado. O percurso não passa e essa má forma não permite mais gerar crianças. O meridiano taichong quer dizer o meridiano chong mai. No Ling Shu, Sobre a Movimentação nos Pontos: O chong mai igualmente ao meridiano shao yin do rim, depois que entra na parte interna do tornozelo, entre a baixo do pé e dá um colateral que vai entrar obliquamente no tornozelo, sair por cima do pé, entrar pelo dedo maior e seguir em direção a todos os colaterais para esquentar o pé”. Embora esse ponto seja o ponto fonte do meridiano do fígado, jue yin do pé, sua posição está entre o dedo grande do pé quando cone pelo meridiano; segue também o ramo que se origina do meridiano chong. Chong é o mar de sangue e o fígado coordena a reserva de sangue. O meridiano chong e o fígado têm reciprocidade de energia, por isso, a fonte do meridiano do fígado recebe o nome de taichong.
Figura de Bronze:
Esse ponto é usado para tratar dor lombar refletida no baixo-ventre; impossibilidade de urinar devido à estrangúria; distensão no hipogástrio da mulher ou testículo inchado e duro que causa inchaço no baixo-ventre; diarréia viscosa; dor no genital e coceira nos olhos; olhos avermelhados e doloridos; lacrimejamento por vento; sensação de distensão no tórax e hipocôndrios; pernas frias e dificuldade de evacuar; vómito com sangue; hemorragia feminina incessante; criança com ataques epilépticos; garganta seca por frio; inchaço no ombro e na frente e na face interna do tornozelo; dor na tíbia; inchaço embaixo da axila; coceira e inchaço nos lábios.
Ponto F3 TAICHONG – Grande impulsão
Livro: Atlas de Acupuntura
Autor: Claudia Focks
Função Tradicional
Regula o Fígado e estimula o fluxo harmônico de seu Qi (é um ponto muito importante para este fim, por isso ele é indicado para os casos de estagnação de Qi em todo o corpo), remove a estagnação de sangue, alivia o calor do Fígado. conduz o fogo do Fígado para baixo, refresca o calor do sangue, modera o Yang do Fígado, apazigua o vento do Fígado, tem ação espasmolítica e alivia as dores, elimina a umidade-calor do aquecedor inferior, abre a visão, acalma o Shen-mente.
Indicação Local:
Dores na região do maléolo medial e edema no pé. Geral: cãibras contrações musculares, dores e cólicas espasmódicas, sobretudo na região da cabeça, no epigástrio, no hipocôndrio e no abdome.
- Cefaleia (frontal, parietal e temporal), enxaqueca, tonturas, epilepsia e convulsões, sobretudo em crianças; nos casos de paresia e tiques faciais, ele é frequentemente associado ao ponto IG4 (eliminam o vento da face); concussão, hipertônica, tremor (p. ex., nos casos de Mal de Parkinson) e bócio adenomatoso (provocado pela estagnação de Qi do Fígado).
- Este é um importante ponto distante para os casos de afecções oculares.
- Estados psíquicos de agitação e de euforia; tensão nervosa e relacionada ao estresse; distúrbios do sono.
- Afecções ginecológicas: distúrbios menstruais tais como dismenorreia e hipermenorreia; síndrome pré-menstrual e queixas climatéricas.
- Distúrbios da micção: disúria e disúria.
- Distúrbios do nato gastrintestinal: vômitos, diarreia, obstipação (espasmódica), sensações de pressão e de tensão no hipocôndrio e hérnia.
- Afecções hepáticas e da vesícula biliar.
- Mastite e distúrbios da lactação (retenção de leite causada pela estagnação de Qi do fígado).
- Distúrbios da circulação sanguínea (nestes casos, associado ao ponto IG4).
- Segundo G. Maciocia: este ponto é indicado para os casos de frio no Meridiano Principal do Fígado; ele tem aplicação, nos homens, nos casos de edema na região genital e de orquite: já nas mulheres, ele é empregado nos casos de corrimento vaginal crônico e esbranquiçado.
Localização
Localização:
Localização No dorso do pé, em uma depressão no ângulo proximal entre o 1° e o 2′ osso metatarsal, a 1,5-2 ruiu proximal à prega interdigital.
F3 – Precipitação Maior
Ponto Yuan (Ponto Fonte)
Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: Hans Ulrich Hecker
Indicação
Efeito espasmolítico (amiúde, utilizado em combinação com F2), cefaléia, obstipação, diarréia, problemas hepáticos e da vesícula biliar, importante ponto distal para a região urogenital, hipertensão, vertigem, transtornos da visão.
Ação na MTC
Esfria o Calor no Fígado e na Vesícula Biliar, regula o Qi do Fígado e a estagnação do Sangue, acalma o Yang do Fígado, expele o Vento do Fígado, abre os olhos, acalma a Mente (Shen), remove a Umidade-Calor do Aquecedor Inferior.
Profundidade da inserção: 0,5 a 1 cun, perpendicularmente, talvez, na direção discretamente proximal.
Localização
Localização: No ângulo proximal entre o 1º e o 2° metatarsos onde as regiões do corpo e da base dos dois ossos estão mais próximas.
F3 Acupuntura (Taichong) – TERRA
Livro: Ponto Atlas Topográfico de Acupuntura
Autor: Claudio Lopes
Indicações:
Uretrites, disúria. metrorragia, menstruações irregulares, dismenorréia, dores no baixo-ventre, hipertensão arterial do tipo yang, cefaléia, vertigens, convulsão infantil, afecções oculares, hérnia inguinal, mastite, trombocitopenia, enxaqueca, doenças hepáticas e biliares, agitação psicomotora, paralisia cerebral, sensação de plenitude no tórax, dores nos flancos, insônia, irritabilidade, sonhos excessivos.
Funções Energéticas Tradicionais:
* Harmoniza e tonifica o Gan Qi (Fígado) e do Xue (Sangue).
* Harmoniza o Qie o Dan Qi (Vesícula Biliar).
* Redireciona o Qi em tumulto contracorrente (Afluxo Contrário).
* Dispersa a Umidade-Calor.
* Faz a limpeza do Fogo do Gan (Fígado) e do Calor.
* Refresca o Xue (Sangue).
* Relaxa os tendões e os Músculos.
Localização
Localização: Traçar uma linha de F2 até a reentrância óssea no dorso do pé, o F3 localiza-se a meia distância. (pode-se transfixar para o R1).
Entre os tendões dos músculos extensor curto do hálux e extensor longo dos dedos e profundamente o músculo interósseo dorsal.
F-3 Taichong – Supremo
Livro: Atlas de Acupuntura – Shen
Indicações:
Dor de cabeça; tonturas; vertigens; convulsões infantis; insónia; hérnia; congestão e edema dos olhos; dor na região do hipocôndrio; desvio da boca; sangramento uterino; expectoração com sangue; sangue nas fezes; náuseas; diarreia; obstipação; urina escura; sede; epilepsia; disfunção biliar; hipertonia; dor no joelho; esquizofrenia; dor no maléolo interno; edema da região axilar; edema do pescoço; escrófula; retenção de urina, dor no baixo-ventre
Função:
Clarifica o fogo do Fígado; domina hiperatividade Yang do Fígado; expulsa Vento interior; relaxa os nervos; acalma espasmos; regula o Sangue; mobiliza o Sangue do Fígado; arrefece o Sangue; estimula o livre fluxo de Qi do Fígado; dissipa A Umidade-calor a partir do Aquecedor Inferior; acalma fortemente a mente.
Método necessário:
Método de Punctura: 0,3-0,5 cun perpendicular.
Moxabustão: 3-5 cones ou 5 – 10 min.
Localização:
No dorso do pé, entre o primeiro e o segundo osso metatársico, 2 cun proximal à prega interdigital
Taichonq Localização
Localização do Instituto de Acupuntura Aurazen
Nosso Instituto de Acupuntura está localizado na Vila Mariana, escolhendo um bairro residencial com comodidades e lazer de um bairro sofisticado para nosso atendimento de acupuntura, com restaurantes de gastronomia com as melhores comidas de todo o mundo e bares frequentados por estudantes e familiares que moram próximos a suas residências.
Também possui Hospitais, Clínicas de exames completares e por isso focamos nosso atendimento de Acupuntura Vila Mariana
AGENDE SUA CONSULTA
(11) 97622-3982
Não aceitamos convênios
Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana
Unidade Avenida Paulista – Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional – Cerqueira César
Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Dr Pinto Ferraz, 124 – Vila Mariana
Atendimento em Domicílio de Acupuntura
Atendemos em domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.
E Seguintes Bairros:
Aclimação | Vila Clementino |
Ana Rosa | Praça da Árvore |
Paraíso | Jardim da Glória |
Santa Cruz | Chácara Inglesa |
Planalto Paulista | Mirandópolis |
Avenida Paulista | Cerqueira César |
Jardins | Higienópolis |
Vila Mariana | Vila Gumercindo |
Saúde | Ipiranga |
AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!
O conteúdo do texto “F3 acupuntura” é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 – Lei de direitos autorais.