Glossário de Acupuntura

Neste Glossário de acupuntura, mostramos termos e expressões da Medicina Chinesa. Com objetivo de auxiliar o estudante, ou paciente, a entender melhor as técnicas orientais.

masc. pl. Ver sin. Pontos de acupuntura.

fem. Técnica terapêutica que gera pressão física sobre os pontos de acupuntura para promover a regulação psíquico-orgânica do indivíduo

Nota: pode ser utilizada como alternativa terapêutica em pacientes com fobia de agulhas, como crianças. Ver Acupuntura; Medicina tradicional chinesa; Pontos de acupuntura.

Em espanhol: acupresión.

Em inglês: acupressure.

fem. Tecnologia de intervenção em saúde que faz parte dos recursos terapêuticos da medicina tradicional chinesa (MTC) e estimula pontos espalhados por todo o corpo, ao longo dos meridianos, por meio da inserção de finas agulhas filiformes metálicas, visando à promoção, à manutenção e à recuperação da saúde, bem como à prevenção de agravos e doenças.

Notas: i) A acupuntura pode ser de uso isolado ou integrado, com outros recursos terapêuticos da MTC ou com outras formas de cuidado. ii) Institucionalizada no Sistema Único de Saúde (SUS) como prática integrativa e complementar em saúde. iii) Para a acupuntura, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece, aos estados-membros, orientações para formação e prática por meio dos Benchmarks for Training and Practice in Acupuncture. Ver Medicina tradicional chinesa; Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS; Pontos de acupuntura; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Em espanhol: acupuntura.

Em inglês: acupuncture.

fem. Sin. Auriculopuntura; Auriculoterapia. Técnica terapêutica que promove a regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha – onde todo o organismo se encontra representado como um microssistema.

Notas: i) A acupuntura auricular estimula as zonas neurorreativas por meio de agulhas, esferas de aço, ouro, prata, plástico, ou sementes de mostarda, previamente preparadas para esse fim. ii) Tem origem nas escolas chinesa e francesa, sendo a brasileira constituída a partir da fusão dessas duas. Ver Acupuntura; Medicina tradicional chinesa; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Em espanhol: acupuntura auricular.

Em inglês: auricular acupuncture.

fem. Ver sin. Craniopuntura.

fem. Sin. Agulha filiforme. Instrumento fino, perfurante, de ponta não cortante, de dimensões e calibres variados. Ver Acupuntura; Medicina tradicional chinesa.

Em espanhol: aguja de acupuntura.

Em inglês: acupuncture needle.

fem. Ver sin. Agulha de acupuntura.
fem. Ver sin. Bioenergética.

fem. Avaliação clínica integral do indivíduo que investiga sinais e sintomas – como histórico familiar e social, patologias, uso pregresso de medicamentos, sensações subjetivas, hábitos, humor, aspectos mentais, gerais e particulares, desejos e vivências marcantes, alterações fisiológicas etc. – em busca da singularidade que definirá a terapêutica a ser aplicada e o medicamento mais indicado e efetivo para cada indivíduo.

Notas: i) A anamnese integrativa é um modelo considerado na homeopatia, na medicina tradicional chinesa, na antroposofia aplicada à saúde, entre outras. ii) Na medicina antroposófica, a anamnese considera também os ciclos de vida, principalmente os três primeiros setênios (0 a 21). Ver Antroposofia aplicada à saúde; Holístico; Homeopatia; Medicina antroposófica; Medicina integrativa; Medicina tradicional chinesa; Termalismo social.

Em espanhol: anamnesis integrativa.

Em inglês: integrative anamnesis.

fem. Planta aromática utilizada em medicina tradicional chinesa – por meio da moxabustão –, homeopatia, aromaterapia e fitoterapia. (Figura 9). Ver Moxa; Moxabustão; Planta aromática; Planta medicinal.

Em espanhol: Artemisia vulgaris.

Em inglês: Artemisia vulgaris.

fem. Ver sin. Acupuntura auricular.
fem. Ver sin. Acupuntura auricular.
Exterior
masc. Ver sin. Qi.

masc. Preparado a partir de plantas medicinais – por infusão, decocção ou maceração em água – e utilizado para fins terapêuticos. Ver Decocção; Infusão; Maceração com água; Medicamento fitoterápico; Planta medicinal; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Em espanhol: té de hierbas.

Em inglês: herbal tea.

masc. Prática corporal da medicina tradicional chinesa que consiste em uma série de movimentos corporais harmônicos, aliados à respiração, com foco em determinada parte do corpo, para desenvolvimento da energia vital (Qi) e ampliação da percepção corporal e do autoconhecimento.

Nota: o chi gong pode ser executado coletivamente. Ver Medicina tradicional chinesa; Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS; Práticas corporais da medicina tradicional chinesa.

Em espanhol: Qi gong; Chi kun.

Em inglês: Chi gong.

Intestino Grosso
Vesícula Biliar
Pulmão
São Chamados de “Órgãos Yang” ou “Órgãos Ocos”
Fígado
Líquidos orgânicos
Meridiano
Meridianos e colaterais, é um termo genérico que define toda a rede de circuitos dos meridianos e seus vasos secundários.
Inteiror
Bexiga
Baço
Energia inata pré-celestial e pós-celestial
triplo aquecedor
Rim
São Chamados de “Órgãos Yin” ou “Órgãos compactos”
estômago
Energia defensiva
Coração
Sangue
Intestino Delgado
Energia Nutritiva
Energia Original
Energia Verdadeira
Energia Correta