Guia de pontos acupuntura

Guia de pontos de acupuntura

Os pontos de acupuntura (Acupontos), estão localizados nos meridianos, são pontos específicos do corpo em que se pode liberar o fluxo de energia acumulada, sendo que por esses pontos passam várias terminações nervosas, fibras musculares, ligamentos e articulações.

Os pontos de acupuntura são locais na superfície corpórea, em que a energia dos órgão e vísceras e dos meridianos e colaterais se concentra e de onde ela sai do corpo humano. Ao tratar doenças com acupuntura e moxaterapia é preciso definir os locais da superfície corpórea e determinar as técnicas para equilibrar e drenar a energia e o sangue dos meridianos, com a finalidade de fortalecer a saúde e eliminar as doenças.

Os estudiosos Sun Simião e Zhang Jiebin deram grande importância à denominação dos pontos de acupuntura, por isso compreender o significado da denominação dos pontos para se lembrar das suas localizações, conhecer a energia e o sangue dos órgãos e das vísceras, o fluxo dos meridianos e as funções dos pontos faz muito sentido e aplicar esses conhecimentos na prática clínica é de grande importância. Ao mesmo tempo, ao conhecer a história cultural das etnias filósofos,nos empenhamos mais ainda no estudo da acupuntura e da moxabustão médica. Na china, a teoria da acupuntura e moxabustão sofreu maior influência nas regiões e minorias étnicas. Essa minorias impulsionaram o seu desenvolvimento, ordenado a estrutura e elevando, com isso, o nível dos conhecimentos teóricos. O estudo e a pesquisa do significado dos nomes dos pontos de acupuntura, bem como as suas aplicações, tem assim, mérito e chama a nossa atenção.


A terminologia dos pontos de acupuntura é estruturada de acordo com YING e YANG e os cinco elementos; a energia e o sangue dos órgãos e das vísceras; o fluxo dos meridianos; as funções dos pontos; as localizações anatômicas dos pontos; os métodos de escolha; as referências astronômicas, geográficas e ósseas; a contagem dos oito diagramas; o som dos instrumentos musicais; o tipo de construções de edifícios; os locais de atividade; a morfologia dos objetos; as formas das letras; etc. Os aspectos descritos são aplicáveis na prática e ajudam o entendimento e o conhecimento. O ideograma pictográfica dos pontos configura uma evolução na epistemologia.

Localização dos pontos de acupuntura

O pressuposto básico para qualquer tratamento de acupuntura bem-sucedido é, além do diagnóstico diferenciado segundo os critérios da medicina chinesa e a correspondente escolha do ponto, o conhecimento sobre a localização exata dos pontos, bem como a inserção e a manipulação correta da agulha.

Formas de localização de pontos na acupuntura

Os pontos de acupuntura podem ser localizados de acordo com diversos métodos:

Relação anatômica: muitos pontos de acupuntura se situam em locais anatomicamente demarcados, por exemplo, em depressões, em inserções de músculos e tendões, em sulcos da pele, sobre espaços na articulação, proeminências ósseas etc. A partir da localização correta e do treino adequado, o dedo que está palpando quase"cai" dentro dessas depressões e aberturas.

Marcadores fixos de orientação

Diferentes pontos e locais de referência anatômica formam a base para localizar pontos de acupuntura. Diferenciam-se entre:

O que não se alteram com as diferentes posições ou movimentos corporais. Eles contêm referências Ósseas como depressões ou proeminências do sistema esquelético, e também, por exemplo, sulco ungueal, papilas mamárias, umbigo etc. A medição em cun do corpo depende, em grande parte, da base do marcador fixo de orientação

Marcadores móveis de orientação

O que podem ser encontrados ou mais bem expostos quando se assume um movimento ou uma posição corporal especifica. Exemplos: a flexão do cotovelo para a caracterização evidente da prega do cotovelo, por exemplo, para a localização de IG11 ou a representação da prega de flexão distai da palma da mão com um leve cerramento do punho para a localização de ID3.

Além disso, por causa do estado alterado da pele, podem ser sentidos pontos com o deslizamento suave do dedo que apalpa, por meio da dor â palpação, do inchaço e da interrupção do movimento.

Medição proporcional da distância até o ponto:

Para pontos que não estão situados diretamente em estruturas de referência, a medicina chinesa usa a unidade individual de medida em cun.

Aparelho elétrico de procura de ponto: com ele é medida a resistência elétrica da pele nos pontos. Em geral, ela é reduzida na região dos pontos de acupuntura. Esse método de localização é empregado, sobretudo, em auriculoacupuntura. No entanto, em acupuntura corporal, ele não tem se mostrado tão útil.

Técnica very-point (segundo Gleditsch, 1979): conduz-se a agulha sobre a pele levemente com a mão se movendo de maneira rápida. Com isso, ao se "costurar" tangencialmente de maneira leve e relaxada, a agulha fica "presa" num ponto, e nele penetra quase por si só. O local onde a agulha pára é o ponto de punção.

12 principais meridianos

Na medicina chinesa, são 12 meridianos principais que estão relacionados com o pulmão, estômago, intestino delgado, baço, coração, fígado, coração, rins , intestino grosso, bexiga ou vesícula.

No tratamento de diversas doenças físicas e mentais, é necessário encontrar o ponto do meridiano afetado, que pode ser a orelha, pés, mãos, pernas e braços. Depois disso, de acordo com a técnica usada, são aplicadas agulhas finas, laser, imãs ou sementes de mostarda nestes locais, balanceando a energia corporal e gerando bem-estar e aliviando a dor ou os sintomas.

Mapa dos meridianos de acupuntura

mapa de pontos de acupuntura

Os principais pontos de acupuntura podem ser estimulados com agulhas, imãs, dedos ou laser para restabelecer o fluxo energético normal do nosso corpo. Existem diversas técnicas para estimular esses pontos como moxabustão, ventosaterapia, laserterapia, auriculoterapia e shiatsu

O pontos de acupuntura podem ser facilmente utilizados no dia-a-dia, pois também funcionam como pontos de pressão que ajudam a aliviar sintomas comuns como dor de cabeça, tonturas, enjoos, dores lombares, ansiedade e depressão.

Localização do Instituto de Acupuntura Aurazen

Nosso Instituto de Acupuntura está localizado na Vila Mariana, escolhendo um bairro residencial com comodidades e lazer de um bairro sofisticado para nosso atendimento de acupuntura, com restaurantes de gastronomia com as melhores comidas de todo o mundo e bares frequentados por estudantes e familiares que moram próximos a suas residências.

Também possui Hospitais, Clínicas de exames completares e por isso focamos nosso atendimento de Acupuntura Vila Mariana.

AGENDE SUA CONSULTA

Contato acupuntura(11) 97622-3982
Telefone acupuntura(11) 3483-8826

Não aceitamos convênios

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "Guia de pontos acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.