IG11 Acupuntura

IG11 Quchi - Explicação do Nome

Esse ponto está localizado na face lateral do rádio, numa depressão situada na linha transversa do cotovelo. É o ponto mar, he, do meridiano yangming da mão. Quando o meridiano yangming da mão passa por esse ponto parece uma água que vai entrar num poço. Ao se escolher esse ponto deve-se fletir o cotovelo, formando uma depressão nesse local. Por isso seu nome é quchi.

Textos Selecionados

1. Explicações do 1i Jing: "Quando o cotovelo é fletido, quchi aparece bem no centro do qugu (VC2)".

2. Conhecimentos Básicos sobre Acupuntura: "Quchi: Qu quer dizer o local que aparece quando o cotovelo é fletido. Chi quer dizer que a energia yin está concen-trada no meridiano yang — o yin e o yang se interconectam. Para se tratar da energia yang, pode-se nutrir o yin — por isso tem o nome quchi".

3. Dificuldades sobre o Fluxo dos Meridianos: "Esse ponto está no osso rádio, na parte externa do cotovelo, na frente de uma pequena depressão que aparece quando se dobra o cotovelo — portanto se chama quchi".

4. O Valor Clínico e o Significado da Denominação dos Pontos de Acupuntura dos Catorze Meridianos: "Em relação a nomes topográficos tem-se os seguintes: quchi (IG11), liangmen (E21), liangqiu (E31), jinmen (B63), shimen (TA5)".

Figura de Bronze: "Esse ponto é usado para tratar dor no cotovelo; hemiplegia com uma paralisia das mãos e do corpo; urticária migratória; garganta inflamada que impossibilita a fala; sensação de distensão no tórax; músculos lentos e dificuldade para agarrar objetos; quando fica impossível se dobrar, se fletir ou se estender; quando se contrai e não se consegue descontrair; artralgia no cotovelo e no ombro, os quais estão finos e sem força; febre desencadeada por frio patogênico, que não cede; pele muito seca".

5. Compêndio de Medicinas: "Numa mulher com amenorréia deve-se usar quchi (IG11), zhigou (TA6), sanli (IG10), sanyinjiao (BP6) e também quando há uma obstipação e depois uma diarréia e de quando há um enfraquecimento que não se consegue tonificar".

6. Coleção dos Nossos Antepassados Quanto às Urgências Cirúrgicas e Trata-mento com Acupuntura e Moxibustão: (Hu Youmei escreveu Nova Matéria Médica Tradicional Chinesa, no sexto bimestre de 1957): Yang Jizhou9 disse: "Lu Xiaosheng, de Honglu, teve um nódulo que era tuberculose no braço, grande como um caqui, não estando a área vermelha e nem ele com dor. O médico disse que era um tumor tóxico. Eu disse: Isto é um nódulo subcutâneo que se forma dentro da pele, entre o espaço de dentro e fora da membrana, onde nenhum medicamento pode curar. Logo acupunturou o quchi (IG11) da mão por umas seis vezes e moxou 27 cones para fazer circular a energia no meridiano e assim ele se curou dentro de poucos dias".

7. Compêndio de Medicinas: "Numa mulher com amenorréia deve-se usar quchi (IG11), zhigou (TA6), sanli (IG10), sanyinjiao (BP6) e também quando há uma obstipação e depois uma diarréia e de quando há um enfraquecimento que não se consegue tonificar".


 
 

 

IG11 "Quchi" "Curva da Lagoa"

Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: H. U. Hecker

Ponto Yuan (Ponto Fonte)

Ponto de Tonificação

Indicação: Epicondilite na porção lateral do úmero, paresia dos membros superiores, efeito geral imunomodulador, efeito homeostático, antipirético; transtornos cutâneos, transtornos alérgicos, transtornos abdominais, fezes líquidas ou pastosas com odor fétido (diarréia do viajante). Microflebotomia nos casos de faringite e laringite.

Na MTC:Expele o Vento, limpa o Vento-Calor, limpa o Calor, alivia o Exterior do corpo, regula o Intestino Grosso, resfria o Sangue, remove a umidade; regula o Qi, o Sangue e o Qi do Pulmão; acalma o Yang do Fígado e o Fogo do Fígado; beneficia os tendões, músculos e articulações.

Localização: Lateral à extremidade radial da prega de flexão do cotovelo quando o antebraço está flexionado em ângulo reto, na depressão entre a extremidade da prega do cotovelo e o epicóndilo lateral na região do músculo extensor radial longo do carpo. O ponto está situado entre o Ponto P5 e o epicóndilo lateral do úmero. Se houver duas pregas, um leve puxão da pele em direção ao olécrano identificará a prega a ser utilizada.

Profundidade da inserção: 1 a 2 cun, perpendicularmente.

 

 

IG11 Quchi

Livro: Atlas de Acupuntura
Autor: Cláudia Focks

Função Tradicional: Elimina calor e umidade, dissipa os (atores externos patogénicos como o vento e o frio, refresca os estados de calor internos, não importando sua causa e sua localização nos órgãos, regula a circulação sangüínea e de Qi nos Meridianos, fortalece os tendões e as articulações.

Indicação Local: queixas na região do cotovelo, como epicondilite umerorradial (cotovelo de atleta). Relacionada ao Meridiano: dor, distúrbios da sensibilidade, redução da mobilidade e paresias dos membros superiores e na região do ombro.

Geral:
• Doenças com febre: constipações febris, inflamações na garganta como laringite, faringite ou tonsilite, rinite, sinusite, bronquite.
• Afteçiies do trato gastrintestinal (associado aos pontosE36 e CS6), como dores no abdome, vômitos, diarréia.
• Ponto Ho (reunião), ponto terra • Ponto de tonificação • Ponto com ação homeostática e imuno-estimulante
• Doenças da pele devidas ao vento-calor e calor do sangue, tais como urticária, eczema, psoríase e prurido (associado aos pontos VG14, E36 e BP10), e devidas à umidade-calor, tais como acne e exantemas purulentos.
• Hipertonus e hipotônus.
• Bócio edematoso (devido à ação de eliminação da umidade).
• Queixas elinuaérias como sensações súbitas e momentâneas de calor.

Localização

Localização : Com o cotovelo flexionado em um ângulo de 91º, na extremidade lateral da prega do cotovelo em uma depressão entre a extremidade da prega e o epicôndio lateral, na região do músculo extensor radial longo do carpo.

 

Como Encontrar

Posição do paciente: em decúbito dorsal ou sentado. mantendo o antebraço repousado relaxadamente; o cotovelo deve estar flexionado em um ângulo de 90° e a palma da mão voltada para baixo.
• Com o dedo. palpar a partir da extremidade radial da prega transversal do cotovelo em direção ao epicôndilo lateral.
• O ponto IG11 localiza-se, então, em uma depressão na região do músculo extensor radial longo do carpo.
• O ponto é, em geral, bastante sensível à palpação.

Se houver duas pregas no cotovelo, puxe a pele em direção ao olécrano e dessa forma aparecerá a prega a ser utilizada.

Punção Direção da Picada: perpendicular.
Profundidade da Picada: 1-1,5 tsun W: 1-3 cm.
Sensação da Agulha: De tensão e adormecimento sombrios. eventualmente com propagação até o pulso, até as mãos ou até o ombro.



 

Localização do Instituto de Acupuntura Aurazen

Nosso Instituto de Acupuntura está localizado na Vila Mariana, escolhendo um bairro residencial com comodidades e lazer de um bairro sofisticado para nosso atendimento de acupuntura, com restaurantes de gastronomia com as melhores comidas de todo o mundo e bares frequentados por estudantes e familiares que moram próximos a suas residências.

Também possui Hospitais, Clínicas de exames completares e por isso focamos nosso atendimento de Acupuntura Vila Mariana.

AGENDE SUA CONSULTA

Contato IG11 acupuntura(11) 97622-3982
Telefone IG11 acupuntura(11) 3483-8826

Não aceitamos convênios
 

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César

Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Vergueiro, 3365 - Vila Mariana

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da Árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "IG11 acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

Livros de Acupuntura