Ponto P5 Lago do Cotovelo (Chize)

P5 (Chize) Acupuntura - Explicação do Nome

P5 (Chize) Pântano de um Pé, onde Ze tem o radical de água e parece um relógio de água. A energia do meridiano taiyin da mão retorna a esse ponto. Como está em cima da linha transversal do cotovelo sobre a artéria radial, indo para a palma da mão, no local chi do corpo, esse ponto penetra como num pântano, como a água que entra num grande poço, por isso o nome Chize

No Diagramas do Huang Di Nei Jing: "A água sai do poço como sai de uma fonte circula e vai para o mar. Os 12 meridianos saem dos quatro membros, vão para a boca até entrarem no mar que é os cinco órgãos. o ideograma se também significa que a água provém de um relógio d'água e significa pântano. Daqui do chi, segue para a boca. O chi do pulso das artérias que se movem embaixo lembram a água - por isso se denomina chize".


No Dificuldades da teoria do Fluxo de Meio-dia e Meia-Noite: "Chize é o ponto he do pulmão e pode ser puncionado e moxado. O He do yin corresponde à água. Como o pulmão é um órgão metal, a água é gerada pelo metal. Quando o fator patogênico está em excesso, ao se acupuntar, deve-se drenar o seu filho. O pulmão é um órgão que armazena a energia dos órgãos e é como uma montanha que drena energia do ponto exatamente nesse local chi da artéria - dái o seu nome".

No Conhecimentos Básico sobre Acupuntura:" Chize: Chi se refere ao local do pulso radial cun, guan, chi. Ze indica o nível de água horizontal. Do pulso cunkou até o chize existemum chi e nove fen ze tem a forma da água - por isso é chize".


Localização


Aplicação

 

P5 (Chize)

Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: H. U. Hecker

P5 "Chize" "pântano do Cotovelo" Ponto de Sedação

Indicação: Asma brônquica, bronquite, difteria, amigdalite, epicondilopatia, doenças cutâneas; possivelmente microtlebotomia no caso de doenças de Congestão, provavelmente moxabustão no caso de fraqueza (cuidado em: asma, alergia ao pólen); dor e edema na parte interna do joelho, dor no ombro.

R. Sehmidt: Moxa repetida no caso de difteria.

Bisehko: Patologias dermatológicas faciais.

Ação na MTC: Utilizado predominante- mente nos padrões de sintomas de Congestão; resfria o Calor no Aquecedor Superior, elimina o Calor do Pulmão, expele o Muco do Pulmão, regula o Qi do Pulmão e estimula sua descida, relaxa os tendões.

P5 + E40: Efeito sedativo; bronquite aguda e crônica com muito muco.
P5 + R6: Efeito de tonificação; Deficiência do Yin do Pulmão, por exemplo, secura crônica da garganta.


Localização: Radial aos tendões do bíceps na prega do cotovelo. Profundidade da inserção: 0,5 a 1 cun, perpendicularmente.


 

P5

Livro: Atlas de Acupuntura
Autor: Cláudia Focks

P5 "Chize" "Brejo do Cotovelo" Ponto de Sedação, Ponto Ho (Reunião), Ponto água.

Função Tradicional: Elimina o fogo do Pulmão e o calor do aquecedor Superior, torna o Qi contracorrente do Pulmão mais profundo, elimina catarro do pulmão, relaxa o tórax.

Indicação

Local: Queixas na região do cotovelo, como dor, edema, redução da mobilidade, artrite e epicondilite.

Relacionada ao Meridiano: Queixas nos membros superiores no trajeto do Meridiano.

Geral:
• Doenças das vias respiratórias: tonsilite, faringite, laringite, asma brônquica, bronquite crônica (com muita expectoração de catarro: associado ao ponto E40), pneumonia associada a sintomas como tosse, dipnéia, hemoptise, sensação de plenitude e de tensão no tórax e na região lateral das costelas.
• Doenças da pele com estados de plenitude: psoríase, acne, neurodermatite (segundo J. Bischko), prurido.
• Segundo G. Maciocia: importante ponto para o tratamento do segundo estágio (fase paroxística) da coqueluche, na maioria das vezes associado aos pontos P10 e E40.


Localização: Com o cotovelo ligeiramente flexionado, na prega de flexão do cotovelo, radialmente ao tendão do músculo bíceps braquial.

Como Encontrar:
Posição do paciente: em decúbito dorsal ou, preferencialmente, sentado.

• Repousar o antebraço relaxadamente com a palma da mão voltada para cima.
• Com uma leve flexão da articulação do cotovelo e com o punho fechado, o tendão do músculo bíceps braquial pode ser mais bem visualizado.
• O ponto localiza-se radialmente em relação ao tendão do músculo bíceps braquial, na prega de flexão do cotovelocomo-encontrart


Punção:

Direção da picada: perpendicular

Profundidade da picada: 0,3-1 tsun (W: 0,5-1,5 cm).

Sensação da Agulha: sensação de tensão local e sombria ou adormecimento eletrizante com propagação ao longo do antebraço.



 

 

P5 (Chize)

Livro: Atlas de Topográfico de Acupuntura
Autor: Claudio Lopes

Anatomia Regional do Ponto

Vascularização: Veiacefálica. Localização: Situa-se na dobra transversa cubital. Na face radial do bíceps braquial.

>Inervação: Nervocutâneo lateraldo antebraço e, profundamente, com os ramos muscularesdo nervo musculocutâneo.

Método: Inserção perpendicular, 0,5 a 1.0 cun.

Sensação: distensão locale sensibilidade dolorosa ou sensação de choque elétrico e dormência irradiando-se em direção ao antebraço.

Indicações: Tosse com dificuldade respiratória. asma-Yang (plenitude). dispnéia, hemoptise. epicondilite, bronquite. pneumonia. inchaço e dor no cotovelo e braço. dor de garganta, dor e opressão torácicas, agitação psíquica, preocupação e tristeza.

Localização


Funções Energéticas Tradicionais:

• Dissipa e elimina o Calor e o Vento-Calor do Fei (Pulmão).

• Regulariza a via das águas.

• Dissipa o Calor do Shangjiao (Aquecedor Superior).

• Faz circular o Qi para baixo.

• Promove a dispersão do YangQi Excessivo do Fei (Pulmão).

• Alivia a plenitude de Qi do tórax.

 

 

Ponto P5

Livro: Shen Atlas de Acupuntura
Autor: Juergen Bschaden

Classificação:
Ponto Mar - He Ponto Água no Metal: Sedação

Classificação:
Chi no terceiro tom da língua chinesa significando "Pântano“ Ze, no segundo tom, significando o osso “ ulna“ Portanto Chi Ze significa Pântano da ulna. Ponto Ho Pulmão que corresponde ao Movimento Àgua.

Localização:

Na linha média do braço(linha da articulação do cotovelo) ao lado do tendão do bíceps braquial.

Função:
Regula o Qi do Pulmão; dissipa o Calor do Pulmão; Faz circular o Qi para baixo; transforma Fleuma, Regula as aguas; relaxa nervos, harmoniza Qi, vento e fogo do Pulmão.

Método necessário:
0,5- 1 T’sun perpendicular. Moxabustão: 3-5 cones ou bastão de 5 - 10 min. Some authors do not use Moxibustion.

Localização



 

Pântano de um pé | P5

Livro: Pontos de acupuntura Guia Ilustrado de Referência
Autor: Ednéa Iara S. Martins e Ernesto G. Garcia

Características
Ponto He (mar) do canal Energético do Pulmão.
Movimento água
Ponto de dispersão do Canal Energético do pulmão.

Funções Energéticas
Dissipa, elimina o Calor e Vento- Calor do Pulmão. Faz circular Qi para baixo, (Suprime a ascendência do Qi).
Promove dispersão do Yang Qi excessivo do Pulmão.
Alivia plenitude de Qi do tórax. Regula e abre a Via das águas.
Expele Fleuma.
Beneficia a Bexiga.
Dispersa o Calor do Jiao Superior.
Relaxa os tendões do braço ao longo do Canal do pulmão e beneficia o cotovelo.

Indicações

Tosse, asma, dispnéia, hemoptise, pneumonia, pleurisia, catarro, hemoptóico, hematêmese, expectoração amarela, sede, epicondilite, bronquite, coqueluche, tosse com expectoração profusa e branca e calafrios, dor e edema de garganta, dor e opressão torácica, plenitude torácica, edema e dor e edema de garganta, dor do cotovelo e braço, agitação psíquica, irritabilidade, preocupação, tristeza, febre vespertina, febre recorrente, retenção urinária, convulsão infantil, coma infantil, mastite aguda, erisipela.

Indicação Tradicional
Asma, catarro hemóptico, dor torácica, bloqueio de garganta, plenitude torácica.

Precauções
Com sensação elétrica forte na face lateral do antebraço e na face lateral dorsal da mão, irradiando-se para as pontas, significa que a agulha foi inserida no nervo radial. interrompa a inserção imediatamente.

Moxabustão
3 cones;
Bastão : 5 minutos



Localização

Com a mão Aberta e o cotovelo levemente flexionado, o ponto localizado sobre a dobra da pele do cotovelo, na depressão do lado externo do tendão do músculo bíceps braquial, no nível da prega do cotovelo.

Anatomia

Pele e tecido subcutâneo, ramificações do nervo cutâneo lateral do antebraço do nervo musculocutâneo, contendo fibras do 6º nervo cervical (C6); veia cefálica; músculo braquiorradial, ramificações do nervo radial, contendo fibras do 5º e 6º nervos cervicais (C5), (C6); tendão do músculo bíceps braquial, ramificações do nervo musculocutâneo, contendo fibras do 5º e 6º nervos cervicais (C5,C6).

Método

0,5 a 0,8 cun inserção perpendicular, ou sangrar com agulha triangular.

Sensação

Dor, parestesia e distensão e, algumas vezes, sensação elétrica, irradiando-se à margem lateral do antebraço, abaixo do polegar.


 

 

Ponto P5 (Chize)

Acuponto P-5 (Chize) é o ponto água e ponto He (Mar) do Canal do Pulmão(Fei). Sua principal ação é limpar calor diversos (sendo por excesso ou deficiência) do Pulmão (Fei) e descender o Qi do Pulmão (Fei).

O Calor em excesso no Pulmão (Fei) é causado por fatores internos ou externos. Fatores internos incluem fumo, consumo excessivo de comida condimentada, gordurosa e apimentada e álcool, transformação de longa retenção de Fleuma Umidade em Fleuma Calor, e invasão pelo Fogo do Fígado (Gan). Fatores externos incluem Vento Frio patogênico ou Vento Calor penetrando o Zang Pulmão (Fei) e transformando-se em Calor. Calor deficiente no Pulmão (Fei) pode ser causado pelo esgotamento e exaustão do Yin do Pulmão (Fei) e do Rim (Shen), ou por dano ao Yin do Pulmão (Fei) por ataque longo ou excessivo de Calor.

A presença de qualquer forma de Calor no Pulmão (Fei) desequilibrará sua função de descender o Qi e levará a sintomas do Qi do Pulmão (Fei) como tosse, respiração curta e asma. Em casos de Calor em excesso pode haver tosse de catarro, agitação e peito cheio, enquanto em casos de Calor deficiente pode haver febre baixa, boca e língua secas.

Mesmo sendo igualmente aplicável para Calor por excesso ou deficiência, a combinação de P-5 (Chize) com outros pontos determinará a abordagem necessária dessas duas condições.

No caso de Calor por excesso, caracterizado por peito cheio e expectoração de catarro amarelo, verde ou marrom, pode ser combinado com pontos para transformar a mucosidade e limpar o Calor, como E-40 (Fenglong) e P-1 (Zhongfu). No caso de Calor por deficiência, caracterizado por boca e língua secas e febre baixa, pode ser combinado com pontos para nutrir o Yin e umedecer o Pulmão (Fei), como P-9 (Taiyuan), B-43 (Gaohuangshu) e R-3 (Taixi).

Características

  • Ponto He (Mar).
  • Ponto Água.
  • Ponto de sedação.
  • Ponto de dispersão.
  • Ponto local para o cotovelo.

Funções energéticas

  • Dissipa, elimina o Calor e Vento-Calor do Pulmão.
  • Faz circular Qi para baixo.
  • Promove a dispersão do Yang Qi excessivo no Pulmão.
  • Alivia a plenitude de Qi do tórax.
  • Regula e abre a Via das Águas.
  • Expele fleuma.
  • Beneficia a Bexiga.
  • Dispersa o Calor do Jiao Superior.
  • Relaxa os tendões do braço ao longo do Canal do Pulmão e beneficia o cotovelo.

Indicações do Ponto P5

Tosse, pneumonia, pleurisia, catarro hemoptoico, hematêmese, expectoração amarela, sede, epicondilite, bronquite, coqueluche, asma, dispneia, hemoptise, tosse com expectoração profusa e branca e calafrios, convulsão infantil, coma infantil, mastite aguda, dor e edema na garganta, dor e opressão torácica, plenitude torácica, edema e dor do cotovelo e braço, agitação psíquica, irritabilidade, preocupação, tristeza, febre vespertina, febre recorrente, retenção urinária, erisipela.

P5 sua Localização

O ponto P5 de acupuntura está localizado no radial ao tendão do bíceps, na prega do cotovelo.

Punção

De 0,5 a 1 cun perpendicular ou fazer sangramento com uma agulha triangular.

De acordo com o Clássico Chinês das Dificuldades, Pontos He (Mar) são indicados para “o Qi contracorrente e diarréia”, enquanto o ponto Espiritual diz “nas desordens do Estômago (Wei) e desordenação proveniente da alimentação irregular, usar o ponto He (mar)”. O Pulmão (Fei) e o Estômago (Wei) dominam a descendência, enquanto o Canal do Pulmão (Fei) surge no Jiao médio, na região do Estômago (Wei). Além de descender o Qi rebelde, P-5 (Chize) também trata vômitos por Qi rebelde do Estômago (Wei), assim como diarréia e distensão abdominal.

P-5 (Chize) também é indicado para inchaço e dor no calcanhar, refletindo o uso comum do método “conexão cruzada” de agulhamento da articulação equivalentemente posicionado no membro superior para tratamento de distúrbios do membro inferior e vice-versa.

A estreita relação do Pulmão (Fei) com os fluídos corpóreos é enfatizada em dois provérbios da Medicina tradicional Chinesa: “O Pulmão (Fei) é a fonte superior de água” e: “O Pulmão (Fei) domina o movimento da água”. Se o vento patogênico exterior obstruir as funções do Pulmão (Fei) de regular as passagens da água e descender os líquidos corpóreos, haverá retenção urinária, assim como inchaço nos quatro membros. Se o Pulmão (Fei) estiver deficiente, haverá enurese ou urina frequente. P-5 (Chize) é indicado nesses dois padrões.

O Pulmão (Fei) e o Coração (Xin) dominam o Jiao superior e compartilham um relacionamento íntimo. O "Warp and Woof of Warm Febrile Disease" diz: “O Pulmão (Fei) e o Coração (Xin) são conectados mutuamente; quando há Calor no Pulmão (Fei) esse facilmente penetra o Coração (Xin)”. Quando o Calor do Pulmão (Fei) é transmitido ao Coração (Xin), haverá agitação, enquanto se o Calor condensar o Sangue e der origem a estagnação de Sangue, haverá dor no Coração (Xin). Nessas duas situações P-5 (Chize) é indicado.

Ocupando uma posição central ao longo do Canal do Pulmão (Fei), P-5 (Chize) tem um efeito importante na parte superior do braço, e é indicado em desordens do Canal no ombro, cotovelo e mão, caracterizadas por dor e movimentos restritos. Dor migratória caracterizada por ataque de Vento Umidade é conhecida como síndrome da obstrução dolorosa, e assim como é indicado para síndrome da obstrução dolorosa no braço e cotovelo, P-5 (Chize) aparece nas combinações clássicas para síndromes de obstrução dolorosa por todo o corpo. Muitos clássicos mencionam particularmente a habilidade de P-5 (Chize) para relaxar contrações dos tendões, por exemplo em Song of the Jade Dragon diz “Na contração dos tendões, com dificuldade em abrir e estender a mão, o uso P-5 (Chize) deve ser sempre ressaltado”. Seu uso no tratamento de dor e contração do cotovelo é evidente, e é especialmente útil no tratamento de cotovelo de tenistas, em lugar do IG-11 (Quchi), como a agulha inserida em P-5 (Chize) pode ser mais facilmente direcionada à área do foco da dor.

P-5 (Chize) também é indicado para inchaço e dor no calcanhar, refletindo o uso comum do método “conexão cruzada” de agulhamento da articulação equivalentemente posicionado no membro superior para tratamento de distúrbios do membro inferior e vice-versa.

Curiosamente, P-5 (Chize) também trata “os cinco tipos de dor lombar”. Em certo sentido, este ponto localizado na flexão da articulação do cotovelo, pode ser visto como o equivalente nos membros superiores ao B-40 (Weizhong), que está localizado na flexão da articulação do joelho e é muito utilizado para a dor lombar.

 

Localização do Instituto de Acupuntura Aurazen

Nosso Instituto de Acupuntura está localizado na Vila Mariana, escolhendo um bairro residencial com comodidades e lazer de um bairro sofisticado para nosso atendimento de acupuntura, com restaurantes de gastronomia com as melhores comidas de todo o mundo e bares frequentados por estudantes e familiares que moram próximos a suas residências.

Também possui Hospitais, Clínicas de exames completares e por isso focamos nosso atendimento de Acupuntura Vila Mariana.

AGENDE SUA CONSULTA

Contato acupuntura P5(11) 97622-3982
Telefone P5 acupuntura(11) 3483-8826

Não aceitamos convênios
 

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da Árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César

Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Vergueiro, 3365 - Vila Mariana

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "P5 acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.