P7 Acupuntura

P7 Lieque - Rachadura que Dá Ramo

Lieque antigamente significava que havia uma fissura no céu: a porta do céu. O meridiano taiyin da mão pertence ao pulmão e este é como uma auréola em relação aos outros órgãos°; ocupa a posição mais alta de todos, parecendo o sol no céuA, pois fica com os quatro lobos pulmonares pendurados como num fenômeno celestes. Esse é o ponto de passagem luo do meridiano taiyin da mão e está a um cun e cinco fen acima do punho. O meridiano taiyin da mão, nesse caso, dá um ramo para o meridiano yangming do pé. A energia do meridiano se divide como se existisse uma fissura no céu, uma fenda que dá um ramo ou ainda como se um raio saísse de um pedaço que está faltando, formando assim o raio de uma fratura no meio da testa — por isso tem o nome negue.

Diagramas do Huang Di Nei Jing: Lie significa mover em seqüência, alinhar, xinglie. Diferente da explicação dada, dar um ramo que se divide ou se separa de um meridiano regular, como resultado, o nome o que está vazio, diferente do ramo que chega no meridiano que está vazio — por isso, o seu nome lieque.

Explicações do H Jing: "Lieque está a um cun acima do punho, numa fissura entre o osso e o tendão — por isso é denominado lieque e se diz que está na depressão da falha".

Textos sobre Moxibustão: "Lieque dá um ramo que se liga ao meridiano yangming do intestino grosso, sendo, portanto, um local de ramificação".


Conhecimentos Básicos sobre Acupuntura: "Lieque, está no processo estilóide do rádio que é uma parte alta do osso. A posição desse ponto de acupuntura, lie, gera um fino colateral que vai para o pulmão. O yin do pulmão gera o yang. Esse ramo se liga ao yangming da mão que, obliquamente, chega ao yangxi (IG5) e está no local guan do pulso. Significa que da apófise estilóide sai um ramo que se liga ao pulmão — dai o seu nome".

Dificuldades sobre o Fluxo dos Meridianos: "Lieque está localizado na inter-secção dos dois dedos da mão, na extremidade do dedo indicador. Não contando a unha, parece que está faltando uma série de pontos — por isso recebe o nome lieque".

Figura de Bronze: "Esse ponto é usado para tratar acidente vascular que deixa a boca desviada; falta de força na mão; hemiplegia; tosse com sensação de calor na palma da mão; trismo; doença epidêmica desencadeada por frio patogênico acompanhada de vômitos ininterruptos; lábios que não se fecham após um sorriso".

 


 
 

P7 "lieque"

Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: H. U. Hecker

P7 "lieque" "Seqüência Quebrada" (Fenda da Ramificação)
Ponto Luo (Ponto de Conexão)
Ponto de Abertura do Vaso da Concepção, Ren Mai

Ação na MTC: Estimula a dispersão e a descida do Qi do Pulmão; expele fatores patogênicos, particularmente o Vento Exterior e o Vento-Frio e, em menor grau, o Vento-Calor; estimula a sudorese, desobstrui o nariz, comunica-se com o Intestino Grosso. O ponto é utilizado nos casos de problemas mentais e emocionais resultantes da Desarmonia Pulmonar, por exemplo, tristeza não resolvida, emoções reprimidas, depressão. P7 + IG20: Congestão nasal ou coriza, tosse.

Indicação: Asma brónquica, bronquite, tosse, artralgia no punho, enxaqueca, cefaléia, disfunção autonômica, tiques na área da face, congestão nasal, paralisia facial.

A empunhadura boca de tigre pode ser aqui utilizada para encontrar este ponto. P7 está localizado na borda entre a parte interna e externa do antebraço, bem em frente da ponta do dedo indicador do examinador. Como é um ponto de um Meridiano Yin, o Ponto P7 está localizado na região Yin.

Localização

Localização: Radio lateral ao antebraço, em uma depressão em forma de V proximal ao processo estilóide do rádio, 1,5 cun lateral à prega do punho.
Esta depressão é criada pelo tendão do músculo braquiorradial que aqui se insere no rádio sob o músculo abdutor longo do polegar.

Método de agulhamento: Levante a pele formando uma prega cutânea proximal ao processo estilóide do rádio e a seguir insira a agulha nessa prega de pele na direção proximal oblíqua.
Profundidade da inserção: 0,5 a 1 cun, obliquamente na direção proximal.

 

 
 

 

P7 "lieque"

Livro: Atlas de Acupuntura
Autor: Cláudia Focks

Função Tradicional Propaga o Qi do pulmão e torna-o mais profundo, dissipa os fatores externos patogênicos como o vento e o frio, estimula a produção de suor, toma os Meridianos e os canais da rede fluentes, abre o Vaso Concepção (VC).

Indicação
Local: queixas na região do pulso, inflamação da bainha tendínea.
Relacionada ao Meridiano: • Dores, redução da mobilidade e paresia dos membros superiores
• Ponto distante para os casos de queixas dos membros superiores
• Ponto distante para os casos de queixas na região da nuca, por exemplo rigidez da nuca, dor de cabeça na região occipital (freqüentemente associado ao ponto ID3)
• Ponto Luo do Meridiano Principal do Pulmão
• Ponto de confluência (ponto de ligação) do Meridiano extraordinário Vaso Concepção(VC)
• Ponto distante eficaz para a nuca e o occipício
No caso de hemicrania, insira a agulha no ti ponto contralateral.

Geral:
• Constipações febris, sobretudo em estágio inicial, com espirro, rigidez na nuca, cefaléia, intolerância ao frio e pulso superficial (ataque externo de vento)
• Doenças das vias respiratórias: rinite (alérgica), tosse, laringite, faringite, tonsilite, asma brônquica e bronquite
• Paresia facial, trismo, neuralgia do trigêmeo
• Segundo as indicações chinesas, também iscúria e edema.

Localização


Radialmente no antebraço, diretamente sobre o processo estilóide do rádio e cerca de 1,5 tsun (2 dedos transversos) acima (proximal) da prega do pulso, em uma depressão em forma de "v" entre os tendões dos músculos braquiorradial e abdutor longo do polegar.

Como Encontrar
Posição do paciente: em decúbito dorsal ou sentado; para inserir a agulha, repousar o antebraço relaxadamente.
• Empunhadura "boca de tigre": pedir ao paciente para cruzar os polegares e os dedos indicadores de ambas as mãos; com isso se evita a angulação entre a mão e o antebraço em ambos os membros.
• Colocar o dedo indicador de uma mão sobre o processo estilóide da outra: o ponto localiza-se, então, diretamente abaixo da ponta do dedo indicador.
• No ponto, pode-se sentir uma depressão (em forma de "v").

 

 
 

 

P7 (Lieque) - Ponto LUO

Livro: Atlas de Topográfico de Acupuntura
Autor: Claudio Lopes

Anatomia Regional do Ponto Entre os tendões dos músculos braquiorradial e abdutores longos do polegar, atingindo depois a margem lateral (radial) do músculo provador quadrado.

Vascularização: Ramos da artéria e veias radiais

Indicações: Tosse, angina, hemicrania, dores do punho e cotovelo. calor na palma da mão, polaciúria, paralisia facial, urticária. desmaio, trismo, amnésia. convulsão infantil, transtornos mentais depressivos e maníacos, risos incessantes, alucinações.

Funções Energéticas Tradicionais:
* Harmoniza o Fei Qi (Pulmão).
* Promove a circulação de Fei Qi (Pulmão).
* Promove o peristalismo intestinal.
* Regulariza o Qi do Canal de Energia Curioso Ren Mai.
* Dispersa o Vento Perverso.
* Promove a dispersão do Yang excessivo do Fei (Pulmão).

Localização

Situa-se na ponta do processo estilóide, a 1.5 cun do rádio de P9.

Inervação: Ramos superficiais do nervo radial.

Método: Inserção inclinada apontada em direção ao cotovelo, 0.5 a 1,0 cun.

Sensação: distensão local e sensibilidade dolorosa irradiando-se em direção ao cotovelo; Para tenossinovite estenosante, aponte a agulha lateralmente, 0.5 a 1,0 cun de profundidade.

Sensação: distensão local e sensibilidade dolorosa.

 

 

P07- Lieque - Sequência quebrada

Livro: Shen Atlas de Acupuntura
Autor: Juergen Bschaden

Indicação:
Enxaqueca, dor de cabeça, asma, tosse, rigidez de nuca, dificuldade de respirar, paralisia fadai, dor de garganta, hemiplegia, edema, dor no ombro; escarros, dor de dente, dor no pulso.

Função
Regula o Qi do Pulmão; promove descida do a do Pulmão, expele vento; melhora a energia de defensiva, regula o Qi do Coração; Dispersa o Vento Perverso, abre o Vaso da Concepção; reforça Yin; abre o nariz; regula o interior; dissipa Umidade e catarro; remove a obstrução do Canal ;melhora o peristaltismo intestinal e Dispersa o Vento Perverso, acalma a mente, alivia a tristeza.

Explicação:
Lie: A seqüência, para arranjar. Que: incompleta, imperfeita. O canal se divide neste momento e se ramifica para IG4 e o Canal do Intestino Grosso, é expresso no nome.

Classificação: Ponto Luo do Canal de Energia Ponto de ligação que liga o Canal Vaso Concepção Ponto de cabeça e pescoço

Localização

1,5 T'sun proximal à prega transversal do punho, no lado radial do antebraço, lateralmente à artéria radial em um côncavo.

Método necessário: Método de aplicação: 0,3-0,5 Funs obliqua para cima. Moxabustão: 3-5 cones OU bastão 5- 10 min

 

 

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da Árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César