P9 Acupuntura

P9 Taiyuan - Abismo Supremo

Tai significa grande. Yuan significa shen profundo. Esse ponto está numa depressão atrás da palma da mão, onde a energia do meridiano se reúnes e pode-se apalpar uma artéria grande e profunda — por isso se denomina taiyuan.

Diagramas do Huang Di Nei Jing: "A água da boca tende para baixo, flui pelos 11 meridianos, passa pelo ponto yuji (P10), concentra-se no shaoshang (P11) que é o ponto jing, poço, o qual parece uma pequena fonte. No yuji (P10), o líquido pára, concentra-se e torna-se uma grande fonte — por isso é denominado taiyuan".

Dificuldades sobre o Fluxo dos Meridianos: "É o local de reunião de todos os meridianos, como uma grande fonte. Sobre os pontos antigos shu (P10) se diz: numa depressão, um cun depois da forma de peixe. Esse ponto está a um cun após a forma de peixe no grande dedo da mão e um cun abaixo da parte cunhou do vaso. É uns ponto shu dos cinco órgãos e corresponde ao ponto fonte yuan. A essência metabolizada da água e dos cereais das seis vísceras entra no ponto fonte dos meridianos dos cinco órgãos — por isso se chama yuan".


Discussão sobre a Terminologia dos Pontos de Acupuntura: Lao Tzi no De Dao Jing, capítulo Desejo de Inalar, Trigésimo Sexto Capítulo, disse: "Yu não pode escapar do poço — por isso depois do yuji tem o taiyuan, como um peixe que não pode viver separado da água".

Explicações da Denominação dos Pontos: "Tai significa muito grande. Yuan, uma água que retorna, significa profundo, shen. Taiyuan significa o local onde a água retorna e é muito profunda". Encontramos no livro Caixa de Nuvens Feita de Sete Tiras: "O umbigo é o centro da vida de uma pessoa e um de seus nomes pode ser taiyuan". Essa relação com a vida se deve ao fato de esse ponto se comportar como fonte de vida. Esse ponto se localiza em qikou (logo acima do punho, onde bate uma artéria), no antigo ponto corrente shu do meridiano taiyin da mão, onde a energia do meridiano se aprofunda e se armazena. O meridiano do pulmão é a reunião dos vários meridianos e estes se encontram no taiyuan. Wang Bing dizia: "Qikou é o lugar da grande reunião dos meridianos — por isso pode determinar entre a vida e a morte e assim se denomina".

Questões Difíceis, Quadragésima Quinta Questão: "Os vasos se encontram no taiyuan. Aqui, a palavra vaso, mai, quer dizer meridianos do corpo. Taiyuan é o ponto fonte do meridiano do pulmão e todos os meridianos do corpo se reúnem no meridiano do pulmão — por isso se diz que taiyuan é a reunião dos meridianos".

Figura de Bronze: "Esse ponto é usado para tratar obstrução da energia do tórax por inversão da energia; membros frios e vômitos após a ingestão de líquidos; tosse; sensação de distensão no tórax, que impede de deitar; sensação de distensão no pulmão acompanhada de roncos; dor no aspecto medial do braço; catarata; dor tensa na fossa supraclavicular; quando os cantos dos olhos estão vermelhos e doem; sensação de calor nas palmas das mãos; asma; respiração rápida em razão de impossibilidade de respirar; excesso de arrotos por inversão da energia; dor precordial acompanhada de saliva sanguinolenta; tremor por frio; boca seca; fala delirante e afasia".


 

 

 

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da Árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César

Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Vergueiro, 3365 - Vila Mariana

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "P9 acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.