Gomukhasana

Gomukhasana - Cabeça de vaca

O nome cabeça de vaca é uma tradução literal do nome sânscrito Gomukhasana ("go" significa "vaca" e "mukha" significa "cabeça".

Observe que as pernas cruzadas se parecem com os lábios. Os braços do cotovelo dobrado, um para cima e outro para baixo, são as orelhas.

Instruções básicas

  • Sente-se de joelhos, com os quadris apoiados nos calcanhares.
  • Estenda o braço direito para o lado, dobre o cotovelo e coloque a mão entre as omoplatas, a palma da mão voltada para o outro lado.
  • Levante o braço esquerdo sobre a cabeça e dobre o cotovelo para colocar a palma da mão esquerda entre as omoplatas (a palma da mão tocando as costas).
  • Coloque as mãos atrás das costas, entre as omoplatas.

Gomukhasana é uma pose notoriamente difícil para pessoas de ombros tensos, que não conseguem unir os dedos.

A solução simples para esse dilema é segurar uma correia entre as mãos. Comece a pose com uma tira pendurada no ombro do braço inferior.

Na etapa 2, ao balançar o braço inferior atrás das costas, deslize o antebraço o mais alto possível no tronco traseiro (lembre-se de manter o cotovelo próximo ao seu lado) e, em seguida, pegue a extremidade inferior da alça.

Na etapa 3, estique o outro braço acima da cabeça e, em seguida, desça a parte de trás da outra extremidade da alça. Puxe com o braço superior. Veja se você pode puxar o braço inferior para cima. Você está tentando trabalhar as mãos uma na outra e, eventualmente, abraçá-las. Lembre-se também de que você pode fechar as mãos de um lado, mas não do outro.

Saindo da pose

Inspire e levante a cabeça para olhar para os pés. Expire e relaxe.

 
 

Benefícios do Gomukhasana

Prática regular de maneira constante e confortável, dentro de um programa equilibrado de yoga ásana

  • estimula o chakra do coração e, portanto, estimula o coração, os pulmões, o timo e as glândulas linfáticas, tornando-o considerado altamente benéfico para estimular o sistema imunológico;
  • incentiva a respiração abdominal e diafragmática;
  • alonga os músculos intercostais e, portanto, aumenta a capacidade pulmonar, o que resulta em maior desempenho atlético e melhor enfrentamento das condições
  • respiratórias, como a asma;
  • ajuda a endireitar sua coluna e melhorar a postura geral do corpo;
  • melhora a condição da cifose (parte superior das costas cronicamente curvada ou ombros arredondados); e
  • remove a tensão nos ombros e nas costas superior e média.
  • Estica os tornozelos, quadris e coxas, ombros, axilas e tríceps e peito
  • Contra-indicações e precauções

    Problemas graves no pescoço ou no ombro.

    Localização do Estúdio de Yoga

    Nossa Estúdio de Yoga está localizado na Vila Mariana, escolhendo um bairro residencial com comodidades e lazer de um bairro sofisticado para nossas aulas de Yoga, com restaurantes de gastronomia com as melhores comidas de todo o mundo e bares frequentados por estudantes e familiares que moram próximos a suas residências.

    Também possui Museus de Arte Contemporânea e o Sesc Vila Mariana, O Sesc também é um centro cultural com apresentações artísticas variadas. Próximos, temos o Parque Ibirapuera com trilhas, parque da aclimação e até o museu do Ipiranga.

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