R7 Acupuntura

R7 Fuliu - Corrente que Retorna - Explicação do Nome

Esse ponto está numa depressão côncava, a dois cun do maléolo medial. Liga-se ao dazhong que está acima do ponto — por isso o nome fuliu.

Textos Selecionados

1. Capítulo sobre Moxibustão: "Fuliu: Diz-se que é indicado para sudorese ininterrupta, sem impedimentos e retorna. Nas doenças em que a água não é drenada, ele retorna e pode permanecer".

2. Dificuldades sobre o Fluxo dos Meridianos: "Esse ponto fuliu é onde o meridiano divergente do shaoyin do pé penetra no tornozelo e se divide em dois: a parte de trás circunda o dazhong e se cruza com o taiyang do pé; a parte da frente desce por shuiquan, zhaohai e os pontos do meridiano extraordinário yinjiao; sobe e cruza com o jiaoxin que também está a dois cun acima do maléolo medial. É o meridiano divergente; o meridiano regular que ascende do taixi, retorna do maléolo medial e ascende, vai dois cun para trás e fica um pouco nesse local, mas sai pelo yongquan e pelo rangu que tem o mesmo significado, por isso o seu nome é fuliu".

3. Explicações Selecionadas sobre a Terminologia dos Pontos: "Fuliu: Fu tem o significado de retomar fanhuan (3,)• No Questões Difíceis liu é fluir liu. Esse ponto, que está na seqüência depois de zhaohai, é o jing do shaoyin do pé. O meridiano shaoyin do pé vai até o zhaohai e depois retoma e se junta como um mar; igualmente gera o meridiano yinjiao e esse ponto aqui retoma e continua, por isso o nome fuliu".

4. Resumo da Terminologia dos Pontos de Acupuntura: "Fubai é outro nome do fuliu; é um ponto água de um meridiano metal. O metal gera uma água majestosa. É o metal que esconde algo que se parece com a água; a cor do metal é branca, por isso tem o nome fubai".

5. Figura de Bronze: "Esse ponto é indicado para tratar dor lombar que se estende para a parte interna e impede de deitar e sentar; olhos que não enxergam; pessoa que sente raiva e fala muito; língua seca e lágrimas que saem sozinhas; pés paralisados que não podem ser calçados; perna fria que não se esquenta sozinha; aumento do borborismo no abdome acompanhado de sons que parecem trovões; abdome que se distende como um tambor, quando os quatros membros estão inchados; uma das dez doenças urinárias: urina de cores verde, vermelha, amarela, branca e preta — para a verde se escolhe o ponto jing, para a vermelha, o ponto ying, para a amarela, o ponto shu, para a branca, o ponto jing e para a preta, o ponto he (,-;); diarréia que causa hemorróida com sangue e inchaço; um dos cinco tipos de estrangúria; urina que sai como fogo; febre interna como se viesse um frio dos ossos; sudorese ininterrupta".


 
 

 

R 7 "Fuliu" "Corrente de Retorno" ("Riacho Continuo")

Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: H. U. Hecker

Ponto de Tonificação

Indicação: Ponto importante para os transtornos do trato urogenital, lombalgia crônica e gonalgia, falta de motivação, depressão, exaustão emocional e física, diarréia matutina.

Ação na MTC: Um ponto importante para fortalecimento do Yang do Rim e para o desenvolvimento geral do Yang (tonifica e estabiliza o Yang), nutre o Yin, regula o Qi do Rim.

Localização: 2 cun acima do Ponto R3, na margem anterior do tendão de Aquiles (tendão do calcáneo).

Localização


 

R7 FULIU Retorno do desaguadouro

Livro: Atlas de Acupuntura
Autor: Cláudia Focks

Função Tradicional

Indicação Local e relacionada ao Meridiano: redução da mobilidade e paresias nos membros inferiores, principalmente nos casos de fraqueza e de paresia nos pés.

Geral:
• Edema, sobretudo nas pernas (inchaço).
• Afecções do trato gastrintestinal: diarréia, meteorismo e sensação de tensão no abdome.
• Afecções urológicas: disfunções urinárias (iscúria e incontinência urinária), infecção das vias urinárias, nefrite, orquite e espermatorréia.
• O ponto R7 tem ação reguladora sobre a transpiração, dependendo da técnica de inserção utilizada: a técnica sedativa (neste caso, estimular o ponto intensamente), associada ao ponto IG4, estimula a transpiração e é indicada nos casos de constipação para eliminar o fator patogênico; já a técnica tonificante, associada ao ponto C6, reduz a transpiração e é indicada nos casos de síndromes de carência de Yin com sudorese noturna.

Localização


A 2 tsun (2 larguras do polegar ou 3 dedos transversos) diretamente acima do ponto R3, em uma depressão na margem anterior do tendão do calcâneo.

 

Como Encontrar
Posição do paciente: em decúbito dorsal ou sentado, com as plantas dos pés totalmente em contato com o chão. • Procurar o ponto mais saliente do maléolo medial; o ponto R3 localiza-se no ponto médio da linha de união com o tendão do calcâneo. • A partir do ponto R3, medir 2 tsun (2 larguras do polegar ou 3 dedos transversos) diretamente para cima; o ponto R7 encontra-se em uma depressão na margem anterior do tendão do calcâneo. Na medição com o tsun dos dedos, deve-se sempre igualar os dedos do terapeuta aos do paciente.

Sensação da Agulha: adormecimento e sensação de tensão locais e de caráter sombrio, eventualmente com propagação pela planta do pé. Posição da Agulha in situ


Punção Direção da Picada: perpendicular. Profundidade da Picada: 0,5-1 tsun (W: 1-2 cm).

 

 

Localização do Instituto de Acupuntura Aurazen

Nosso Instituto de Acupuntura está localizado na Vila Mariana, escolhendo um bairro residencial com comodidades e lazer de um bairro sofisticado para nosso atendimento de acupuntura, com restaurantes de gastronomia com as melhores comidas de todo o mundo e bares frequentados por estudantes e familiares que moram próximos a suas residências.

Também possui Hospitais, Clínicas de exames completares e por isso focamos nosso atendimento de Acupuntura Vila Mariana.

AGENDE SUA CONSULTA

Contato acupuntura R7(11) 97622-3982
Telefone ponto R7 Acupuntura(11) 3483-8826

Não aceitamos convênios
 

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César

Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Vergueiro, 3365 - Vila Mariana

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da Árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo
 

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "R7 acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.