O que é Cefaléia Tensional – Causas e sintomas e a Acupuntura
maio 18, 2020Como a respiração pode ter um impacto mais significativo no humor do que a meditação
março 16, 2023Saiba mais sobre a ansiedade, o estresse, e como a acupuntura pode ajudar nesse momento da sua vida.
Em algum momento da vida todas as pessoas vão passar por estresse e ansiedade, esses sentimentos que faz parte da vida de todo indivíduo, pode atingir de forma negativa a capacidade na vida das pessoas, se persistirem por período prolongado, e aparecerem de modo severo poderá causar danos a saúde emocional.
Apesar da semelhança dos sintomas emocionais e físicos entre a ansiedade e estresse, na ansiedade nossos sentimentos começam com palpitação, o sangue esquenta, o calor aumenta, sudorese, frio na barriga, ficamos o tempo todo em alerta, perdemos a capacidade de controle do corpo, perdemos a noção do perigo, podemos sentir todas as emoções associadas a isso, o manifesto de preocupação, nervosismo, por algum acontecimento ou pelo que nem aconteceu ainda.
A ansiedade faz parte da vida, só que os pensamentos podem se tornar mais intensos e graves, e assim prejudicar o dia a dia, prejudicando também o nosso corpo e a nossa mente, com hipóteses desequilibradas.
Já o estresse é provocado pelos indícios da ansiedade, uma aflição com grande período de tensão, irritabilidade, e medo que muitas vezes não tem razão evidente. São os sintomas da ansiedade que muitas vezes geram o estresse.
E para isso, é essencial encontrar qual das duas causas estar combatendo para poder localizar um programa eficaz no tratamento.
A alteração do estado da saúde com a ansiedade e estresse abrangem o transtorno da ansiedade generalizada (TAG), fobias, síndrome do pânico, transtornos obsessivo compulsivo (TOC) e o estresse pós traumático (NICE 2007; Clinical Evidence 2007). Por esse motivo os distúrbios podem ser permanentes, e provocar imperícias e graves danos na qualidade de vida do indivíduo, se não curada(NICE 2007). Diferentes perturbações e sintomas muito habitual como antecipação de problemas, frustrações, preocupações excessivas, constante alteração no sono, irritabilidade, cansaço mental, ansiedade, como resultado pode ter sintomas físicos como, falta de concentração e memória, náuseas, diarréia, boca seca, hipertensão, formigamentos, problemas na pele, alterações repentinas de humor, (American Psychiatric Association 2000).
Você sabe o que é ansiedade?
A ansiedade é um abalo emocional que se caracteriza por sentimentos de medo, ele é um incômodo decorrente do avanço do perigo, ou de algo desconhecido. A ansiedade é uma sensação de vazio e repulsivo de pavor, mas é considerável destacar que nem toda ansiedade é doença, dependendo das circunstâncias, a ansiedade em seu estado normal é até bem saudável pois ajudar na projeção nas conquistas dos projetos. O mais preocupante na ansiedade são as complicações que podem se formar no sistema nervoso simpático, pois são liberadas na circulação altas taxas de hormônios que implicam na complicação do estresse.
De acordo com o seu comportamento e sua veemência, os sintomas da ansiedade podem se transformar em várias formas de distúrbios. como: transtornos de ansiedade generalizada, transtornos mentais, transtorno alimentar, pânico obsessivo compulsivo, transtornos depressivos, entres outros sintomas comentados no artigo.
O transtorno da ansiedade generalizada (TAG), pode alterar a vida de qualquer pessoa, e por diversos aspectos, as consequências na área profissional, em relacionamentos, até mesmo no corpo, e isso ajuda a piorar a situação da ansiedade.
A TAG (Transtorno da Ansiedade Generalizada) pode ocorrer em todas as idade, seus sintomas não se diferenciam muito dos sintomas do transtorno do pânico, e do transtorno obsessivo compulsivo, é impossível descobrir uma compreensão por trás da TAG, pois é um distúrbio crônico inconstante, por isso é preciso ter um atendimento adequado com um psicólogo. Seus sintomas físicos geram uma parcela de outras doenças, a pessoa pode sentir insônia, cansaço, dores de cabeça, taquicardia, tonturas, náuseas, falta de ar, um paciente com sintomas de TAG não consegue relaxar.
Um ótimo método terapêutico para o alívio de vários sintomas da ansiedade é a acupuntura, segundo Barone et al (2004), a acupuntura é um recurso terapêutico muito eficiente e conhecido no enfrentamento de várias doenças relacionadas a ansiedade. A acupuntura faz parte dos métodos de tratamentos da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), no ocidente sua normalização foi executada como procedimento suplementar pelo Conselho Federal de Psicologia, resolução CFP: 05/2002.
No antigo livro de acupuntura da medicina tradicional chinesa (MTC), no primeiro capítulo relatava que, para a manutenção do equilíbrio corporal a pessoa precisa manter a mente tranquila, respirar tranquilamente, fazer exercícios físicos apropriados, e ter uma alimentação regulada, isto é, não exagerar.
O Estresse, o que é?
O estresse é uma defesa natural do corpo diante de situações que exigem grandes esforço físico, mental, e emocional, na qual a pessoa passa por grandes desafios ao seu bem-estar que excedem seu potencial de encarar de frente seus problemas.
Hoje em dia o estresse está se tornando cada vez mais habitual, as pessoas se estressam no trabalho, trânsito, escola, nos relacionamentos, o estresse está em todos os lugares onde há interação entre pessoas.
O estresse também pode acontecer em alguns momentos positivos na vida das pessoa, como: casamentos, mudança de cargos, e nascimento de filho, existe uma parcela de pessoas que influi nas consequências do estresse na vida das outras, muitas vezes as condições sociais e econômicas, a hereditariedade, e o espaço onde convivemos. Mas é sabido que toda mudança efetiva na vida de uma pessoa gera o estresse.
Na condição do estresse, geralmente o indivíduo é controlado por condições de estímulos, de forma que pode ser aguda ou crônica por alguns fatores mais constantes.
Em 1956 o médico Hans Steye iniciou uma análise de estresse na área de saúde ao reconhecer em pacientes afetados por diversas doenças, mas com sintomas coletivos, como: falta de apetite, insônia, desânimo, fadiga, hipertensão arterial, isto é, o corpo diligência para se adequar e enfrentar as condições que abalam sua estabilidade.
Antes de Steye, o fisiológico Walter Cannon já tinha retratado as propriedades de homeostase dos sere vivos, que é a predisposição do estado de equilíbrio fisiológico do organismo. O organismo se prepara para atacar ou fugir quando acha que está enfrentando alguma situação de conflito ou intimidação.
Canon (1935) estabeleceu o estresse como um transtorno de homeostase do organismo subordinado às situações diferenciadas, quando numa condição de estresse o corpo é conduzido para um estado de alerta, então são usados os movimentos de ajuda que possui para combater, e deste modo, enfrentar a ameaça ou estimular energia para fugir.
Canon observou os animais por um longo período, e confirmou a ligação do estresse em uma sequência de demonstrações fisiológicas, como: batimentos cardíacos acelerados, aumento da respiração, dilatação da pupila, eriçamento de pelos, aumento na atividade das glândulas supra renais, e a liberação da adrenalina.
Modificações repentinas nos hábitos
Um exemplo de como a mudança repentina nos hábitos pode desencadear o estresse familiar, é a mudança de um filho para longe dos pais, tantos os pais como o filho podem padecer das consequências do estresse.
Mudança no cotidiano
Quando há mudança no cotidiano, os impactos que acontece no cérebro acarretam para o aumento do estresse, como: distúrbio do sono, uso de drogas, expectativas excessivas, excesso de trabalho, influência emocional, entre outros.
Lugares tumultuados e com barulhos
E também, problemas de adequação ao meio onde convive.
Transtorno psicológicos anteriores
Dificuldades nas relações amorosas, dificuldade de envelhecimento prematuro, pouco estima de si próprio, dificuldade de movimentação.
Do mesmo modo, em situações persistentes provoca desgastes físicos e mentais, acontecendo até até a causar degeneração duradouro.
Várias pessoas que tem ansiedade generalizada se abalam com facilidade mais que a maioria das pessoas, a maioria podem sentir cansaço, podem apontar distúrbios de concentração, isso tem como consequência a depressão. Assim o estresse pode ser assimilado como o empenho de conciliação realizado pelo organismo para combater as ocorrências de ameaças a sua vivência, ou aquilo que incomodam sua estabilidade interna.
Distinção entre Estresse e Ansiedade
Muitos confundem os sintomas da ansiedade com estresse, apesar de serem parecidos, e serem capazes de construir uma forma de mudança, as duas vivências são distintas. O estresse seria uma resposta geral e não característicos a um estressor estabelecido, e é capaz de ser separado em 3 (três) fases.
- Fase de Vigilância- essa fase ocorre depois do estímulo dos fatores estressores, ela é relativamente rápida, o corpo utiliza esse estímulo para uma resposta cuja não será preservada por muito tempo. Nesse estágio a atuação do sistema nervoso simpático.
- Fase de Tolerância – O corpo empenha-se em conservar a estabilidade e as defesas desaparecem. Então surgem os sinais de deterioração, o organismo se tornam vulnerável a doenças e outros transtornos mentais, físicos e emocionais.
- Fase de Esgotamento – Nessa fase os sintomas estão mais profundos, é instante que são constatados as complicações para dormir, o isolamento social, queda de cabelo, irritabilidade, etc, quando alongado essa fase pode provocar problemas mais graves, como problemas cardíacos, depressão e úlceras.
Enquanto a ansiedade tem origem interna, e sua característica é um sentimento perseverante de medo, uma preocupação com perigo que não condiz com a realidade.
Conforme o manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais a ansiedade é um transtorno caracterizado pela preocupação exagerada ou esperas receosas.
Alguns sintomas psicológicos que acabam refletindo no comportamento de quem tem ansiedade.
- Vícios: beber, comer, compulsão no uso do celular, e outros tipos de ações compulsivas.
- Inquietação: sofrer por antecipação de ter alguma doença, ou uma forte sensação de morte, embora não haja nenhum perigo eminente.
- Nervosismo: problemas para se concentrar, imaginação rápida, e irritabilidade.
- Procrastinação: demorar e evitar entregar trabalhos ou atividade, desistir ou abandonar tudo, desejar desaparecer.
Causas
As complicações de ansiedade são confusas e decorrem de uma combinação de atuação genética, comportamental, fatores e outras evoluções.
Acredita-se que poucas pessoas têm maior tendência a ter ansiedade descontrolada diferentes de outras.
As causas mais prováveis que podem estar incluídas na ansiedade, são:
- Causa genética:ou melhor, histórico familiar de problemas de ansiedade.
- Espaço de vivência: se acontece alguma ocorrência desagradável ou de tensão no trabalho.
- Mental: a forma de como o indivíduo organiza suas ideias e seus sentidos de reflexão e, portanto, confronta os ocorrências do cotidiano.
Doenças físicas: algumas doenças físicas que são associadas a ansiedade, descobrimos:
- Doenças cardiovasculares: como arritmias cardíacas;
- Hipertiroidismo: alterações hormonais (crescimento da ação da glândula adrenal);
- Doenças pulmonar: problemas respiratório, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) Problemas;
- Dores crônicas ;
- Excesso de drogas: álcool ou medicações como os benzodiazepínicos.
Inclusive ocorrências como choques, tumores cerebrais, abuso de cortisol na corrente sanguínea, infecções por bactérias estreptococos conseguem se equiparar a ansiedade. Por isso é importante buscar um psiquiatra para que ele pesquise se não há causas físicas por trás de seu problema de ansiedade.
Estresse, e o sistema imunológico
Ao ser estimulado pelo estresse, o organismo geralmente reage com o aumento da frequência cardíaca, da hipertensão arterial, contração dos músculos e artérias. Esse comportamento pode ser perigoso, mas isso vai depender da proporção e o período de duração a que uma pessoa fica vulnerável com o estresse.
Saiba como o estresse da mente afeta o sistema imunológico.
O estresse pode se dividir em três fases:
- Fase de Cautela(curto prazo): é uma fase mais ou menos acelerada que acontece em seguida ao estímulo dos fatores estressores, ao captar esse impulso, o corpo se prepara para uma resposta que não existirá por longo prazo. Nessa fase a atividade do sistema nervoso simpático. O estresse nessa fase dura apenas alguns minuto.
- Fase de Obstáculos: nessa fase o corpo tenta conservar a estabilidade e as manifestações somem. Nesse sentido, aparecem os sinais de deterioração, o organismo fica passível doenças e outros distúrbios, mentais, emocionais, e físicos.
- Fase de Esgotamento: é quando os sintomas mais acentuados, é nesse instante que se percebe os problemas para dormir, queda de cabelo, problemas sexuais, irritabilidade, e isolamento social. quanto mais tempo durar essa fase, mais preocupante fica, pois pode provocar doenças cardíacas, depressão, e úlceras.
Existe cura para a ansiedade?
Todas as pessoas podem ter sensações de ansiedade e não teria explicação em dizer que existe uma cura para alguma coisa que é natural dos seres humanos.
Apesar disso, existem pessoas com o transtorno da ansiedade crônica, nesse caso a ansiedade pode ser tratada.
O transtorno da ansiedade é analisado por um médico que vai classificar qual o tipo de ansiedade. Quaisquer transtorno de ansiedade é possível por meio de um tratamento específico de ser curado, no instante que um paciente se envolve com o processo de tratamento e segue todas as etapas, a possibilidade dos sintomas desaparecerem é grande. Simultaneamente a cura para os transtornos mentais não é garantido.
Por esse motivo, os tratamentos podem ajudar alguns indivíduos em pouco meses, entretanto para outros podem demorar anos para conseguir bons resultados. Isso vai depender muito do profissional, do compromisso do doente, e de como é feito o tratamento.
O que a ansiedade pode causar se não for tratada?
- Se não tratada, a ansiedade pode causar:
- Dificuldade de concentração
- Crises de memorização
- Insônia
- Compulsão alimentar
- Ganho de peso
- dependência de drogas
- Gastrites
- Úlcera
- Colites
- Taquicardia
- Hipertensão
- Cefaléia
- Alergias
- Transtornos sexuias
- Baixa estima
- Dificuldade de socialização
Qual o momento de tratamento da ansiedade?
Quando uma pessoa apresenta sintomas de ansiedade é fundamental buscar ajuda profissional previamente, desse modo pode evitar que o problema se expanda e atrapalhe a vida profissional e sentimental.
O tratamento deve ser feito quando a pessoa percebe que a ansiedade está atrapalhando suas atividades diárias, algumas pessoas podem até cumprir seus trabalhos, mas sem ter animo, acontecendo com frequência, é hora de procurar ajuda profissional especializado.
Manifestações Gerais
Consequências Físicas:
Alterações no sono, aumento ou perda de apetite, queda de cabelo, dores musculares, suores ( principalmente nas mãos), alteração na pele, síndrome do cólon irritado, unhas quebradiça, aumento de peso, cistite, esgotamento físico, elevação da frequência cardíaca, dores de cabeça.
Consequências Psicológicas:
Dificuldade de concentração, esquecimento frequente, distúrbios comportamentais, nervosismo, instabilidade emocional, vontade frequente de urinar, tremores e tonturas.
Análise da ansiedade
Para ter uma análise correta da ansiedade, o melhor é procurar um profissional especializado, como: psicólogo, psiquiatra, neurologista, ou até mesmo um clínico geral que fazer um encaminhamento correto para um especialista. O especialista terá uma conversa que integra todo o histórico pessoal inteiro.
No início, o paciente tem que ser o mais verdadeiro possível do seu histórico de saúde, contando todas as doenças que já teve, ou que continua tendo, medicamentos que já tomou ou continua tomando, se usa drogas, álcool, ou se está sofrendo de variações hormonais.
Mais algumas perguntas que o especialista pode fazer:
- Você já sofreu algum trauma?
- Como os traumas afetam seu dia a dia?
- Quando os sintomas começaram?
- Tem histórico na família de pessoas com distúrbios mentais?
- Você desconsidera ocorrências que te deixam ansioso ou estressado?
- O que faz você sair do sério?
- O que você sente?
Para possibilitar o diagnóstico, e não deixar passar nenhum detalhe na análise, é aconselhável registrar todas as referências a respeito do quadro da doença, e levar dúvidas escritas.
Para diagnosticar os distúrbios do estresse e da ansiedade agravados, é primordial fazer um check up completo, para que possa encontrar ou rejeitar outras enfermidades que podem provocar os sintomas apresentados anteriormente.
Circunstâncias médicas com sintomas iguais as pessoas que têm ansiedade e estresse abrangem:
- Taquicardia
- Asma
- Hipertiroidismo
- Tumor na glândula adrenal
- Prolapso da válvula mitral
- Menopausa
- Efeitos colaterais de alguns medicamentos, como remédios para a pressão arterial, diabetes, e sono
- Angina
- excesso ou falta de substâncias
- Privação de alguns medicamentos para tratamento de problemas de ansiedade e sono
- Ataque cardíaco
O Médico especialista poderá solicitar exames de laboratoriais e exames de imagem, como testes neurológicos, hemogramas, e ultrassom da tireoide. Isso depende do interrogatório médico ao paciente para descobrir detalhes que vão poder ajudar no diagnóstico.
Alguns tratamentos para a ansiedade e depressão
Por sorte existem vários recursos eficientes que possibilitam a cura. O certo é saber dominar as emoções negativas, visto que os ideias negativas faz parte da vida de todos e não podem ser completamente abolidos.
Pessoas que sofrem com irritabilidade, pânicos incapacitantes, preocupações exageradas, é fundamental saber que não é necessário conviver com a ansiedade e estresse.
Existem várias formas de tratamentos.
Medicamentos:
Os medicamentos que são usados no tratamento do estresse e ansiedade quando os sintomas são graves, na iminência de atrapalhar as atividades,o paciente será encaminhado ao psiquiatra que poderá indicar medicamentos como antidepressivos, benzodiazepínicos, ansiolíticos.
A maioria dos medicamentos não curam os distúrbios, eles podem diminuir os sintomas, sua finalidade é dar conforto para que o paciente possa entender a origem do seu desconforto em terapias.
Continuar o tratamento indicado pelo médico é essencial para que os medicamentos surtam efeitos, se não seguir as orientações médicas pode ter efeitos colaterais e piorar o quadro da doença.
Recursos terapêuticos
Os recursos terapêuticos são as opções mais efetivos na cura para ansiedade e estresse. Ao contrário dos medicamentos para ansiedade, a terapia não só diminui os sintomas dos distúrbios, a terapia auxilia o paciente a encontrar as razões de seus medos e preocupações.
Os procedimentos têm em si técnicas de relaxamento e explicam como enfrentar melhor as circunstâncias do dia a dia e emoções, de maneira a aplicar com habilidades de enfrentar e resolver os problemas.
O paciente pode procurar um terapeuta particular ou entrar em grupos de apoio onde se pode falar publicamente sobre seus problemas. Das duas formas, a terapia oferece instrumentos para vencer sentimentos conturbados e ensina a praticá-lo.
Medicina Tradicional Chinesa (MTC)
Na medicina tradicional chinesa uma das alternativa é a acupuntura, essa é uma técnica milenar que ajuda a harmonizar as emoções, alivia a ansiedade, a depressão e combate os efeitos do estresse, além de outras perturbações orgânicas, a acupuntura estabelece uma cadeia de manifestos nos sistemas do organismo que atenuam os sintomas de forma instantânea e gradativa.
A acupuntura proporciona a liberação de substâncias que são responsáveis pelos sentimentos de alívio, como a endorfina, dopamina, e serotonina, pois, ao estimular determinados pontos no corpo gera uma série de sensações que resulta em calmaria, relaxamento e analgesia.
Rotinas saudáveis
Dependendo das circunstâncias pode ser grave ou não, sempre é bom utilizar recursos para reduzir o impacto que ansiedade tem sobre o pessoa. Podem ser utilizadas algumas medidas:
Descansar e recarregar as energias: faça alguma atividade de lazer para relaxar, como uma caminhada, ir ao parque, caminhar na praia.
Conversar com amigos e parentes: sempre é uma bom ficar próximo de gente positiva e que te deixem feliz.
Tenha uma boa alimentação: o estresse está diretamente ligado a uma dieta ruim, fique sempre vigilante ao que você consome, pois pessoas bem nutridas estão sempre dispostas para enfrentar os fluidos intensos, não coma produtos ricos em açúcares e gorduras, evite alimentos industrializados, e dê prioridade a alimentos saudáveis, coma frutas, verduras, e legumes. Ter uma boa alimentação é sinônimo de vida saudável.
Pratique atividades físicas: independente que seja somente uns 15 minutos diário, a atividade física ajuda a melhorar o ânimo, atividades físicas ajudam na liberação da endorfina no fluxo sanguíneo, e esses hormônios são eficazes para recuperar o humor e diminuir o estresse e ansiedade.
Tenha um sono tranquilo: o corpo e a mente precisam de descanso, isso é significativo para impedir a ansiedade e estresse, visto que, o cansaço é capaz de provocar nervosismo e má digestão.
Sorria: sorrindo se libera endorfina e assim melhora o humor, porque rir é o melhor remédio para o estresse.
Abstenha de bebidas alcoólicas, drogas, e cigarro: são substâncias que estimulam o cérebro, e podem aumentar a ansiedade. essas substâncias influenciam temporariamente como forma de fuga ao estresse, e tem resultados prejudiciais a longo prazo.
Tranquilize a mente e o corpo: hábitos de relaxamento e equilíbrio como a yoga, meditação, pilates, tai chi chuan, são ideais para estimular o sistema nervoso parassimpático, que tem resultado direito no descanso e na recuperação, quando tiver uma crise, respire fundo e solte lentamente o ar, isso ajuda a oxigenar o corpo e acalmar a mente.
A eficácia do recurso terapêutico da acupuntura
A acupuntura aplica-se exatamente com a intenção de articular a energia do corpo para retirar ou diminuir os sintomas da ansiedade.
A técnica é uma excelente forma para o relaxamento, pois espalha a ansiedade e as preocupações, uma vez que se tem melhora instantânea no sono, na disposição, e muitos outros benefícios que necessitar da idade e do sexo do paciente.
O mais importante no procedimento é curar o indivíduo como um todo.
A acupuntura age por meio de impulso pelas agulhas e outros instrumentos em pontos específicos do corpo, provoca uma série de reações locais e sistêmicas, a consequência é o alívio dos sintomas. As ações da acupuntura são pelas vias nervosas, seu efeito resulta em antidepressivo, relaxante muscular, restabelece as funções dos órgãos internos, mesmo que já existam distúrbios, melhoram problemas de alergias e outros já confirmados por estudos científicos realizados em todo o mundo. Os benefícios da acupuntura a saúde são comprovados cientificamente. Em 1995 foi reconhecida como especialidade médicas pelo Conselho Federal de Medicina. Exclusivamente, atua como um colaborador nas terapias psicológicas.
Apesar de várias pessoas desconhecerem as benfeitorias da técnica, a acupuntura é uma possibilidade maravilhosa para quem quer fugir das técnicas tradicionais da medicina ocidental e seus medicamentos. O mais importante é procurar um especialista em acupuntura para que seja realizada todas as fases que constituem a conduta clínica adequada, pois isso evita que as agulhas sejam aplicadas em locais contra indicados. O especialista vai pedir na entrevista inicial, anamnese, o exame físico, exames complementares, elaboração do diagnóstico físico, indicações terapêuticas, um adequado acompanhamento do desenvolvimento clínico, e eventuais mudanças técnicas propostas.
A acupuntura associada a tratamentos psiquiátricos ou psicoterapêuticos, ou empregada unicamente, diminui o uso de ansiolíticos ou mesmo podem ser interrompidos, poupando assim o paciente dos efeitos colaterais dos medicamentos, pois a acupuntura tem efeitos sedativos e ansiolíticos, e age no desbloqueio do sistema nervoso central.
Utilização da acupuntura na sintomatologia do estresse, suas manifestações sistêmicas e psicológicas.
Geralmente são feita aplicações de uma a duas vezes por semana, no entanto, cada pessoa diagnosticado com estresse pode apontar indícios de não possuir características iguais aos outros, isto é, como a desarmonia energética é individual, o tratamento de acupuntura deve ser da mesma forma individual, conforme a instabilidade de cada indivíduo.
A utilização da acupuntura pode ser feito preventivo, ou diretamente quando estiver em crise, são usadas várias técnicas como fitoterapia, técnica das três agulhas, auriculoterapia, pontos extras, dietoterapia, ação energética, shu dorsais, técnicas do punho e tornozelo, entre outras técnica.
Estudos científicos com Acupuntura na cura da ansiedade e estresse.
A medicina tradicional chinesa e, especialmente a acupuntura, vem sendo
campo de estudo apesar de pouco conhecidos pelos psicólogos brasileiros.
Só após a regulamentação da aplicação da acupuntura como técnica complementar, pelo Conselho Federal de Psicologia, com resolução CFP n 05/2002, foi quando começou o interesse dos psicólogos que trabalham na esfera clínica e da saúde.
Ultimamente, tem sido publicado muitos resultados positivos na literatura sobre os efeitos da Acupuntura no tratamento de inúmeras estados da ansiedade e depressão leve (Wang 2001), ansiedade crônica referente ao estresse pós-traumático(Hollifield 2007), abuso de substâncias (Chae 2008, Courbasson 200, Grusser 2005), insônia (Spence 2004), e muitas outras condições em que a ansiedade e estresse também faz parte na conjunção de sintomas, como a asma (Scheewe 2008), a dor músculo-esquelética (Hansson 2007, He 2005) e pós acidente vascular cerebral (Wu 2008) AVC. o estresse pós traumático (NICE 2007; Clinical Evidence 2007
As pesquisas científicas mostras que o tratamento com acupuntura é capaz de favorecer os pacientes com problemas de estresse e ansiedade por atuar em áreas do cérebro que tem a capacidade de diminuir a dor e estresse, ajudando a proporcionar relaxamento e desligamento da região analitica cerebral, que é encarregada pelas preocupações excessivas e ansiedade (Hui 2010).
O tratamento do estresse e ansiedade com a Eletroacupuntura
Há pouco tempo foi divulgado no Journal of Alternative and Complementary Medicine que a Eletroacupuntura (aplicação de pequenos estímulos elétricos através das agulhas de acupuntura) foi tão eficiente em relação a fluoxetina (generico do Prozac) no controle dos sintomas da depressão.
Pacientes foram divididos em 2 grupos, um grupo foi submetidos a Eletroacupuntura por um período de 6 semanas, 5 vezes por semana o outro foi submetido a uma dose padrão de fluoxetina. Os pesquisadores acompanharam os sintomas dos enfermos a cada 2 semanas, e mediam os níveis sanguíneos de uma proteína neuroprotetora, o fator neurotrófica de crescimento nervoso(GDNF) Análises anteriores descobriram que doses menore de GDNF em doentes com depressão, e com medicamentos antidepressivos ajudavam na volta do GDNF a níveis normais.
Depois de um mês e meio de tratamento os dois grupos apresentaram restabelecimento iguais nos sintomas nos dois tratamentos, os níveis de GDNF voltaram ao normal. Porém, o grupo que foi tratado com a eletroacupuntura se recuperaram mais rápido, e tiveram a diminuição dos sintomas de 2 a 4 semanas, que o grupo tratado com antidepressivos. A porcentagem de pessoas que mostraram melhora importante nos sintomas, a maior parte era do grupo de eletroacupuntura.
Método adjuvante na Acupuntura Auricular
A auriculoterapia (acupuntura auricular) integra um conjunto de técnicas terapêuticas fundamentadas nos preceitos da MTC (medicina tradicional chinesa). Presume-se que possa ter se desenvolvido ao mesmo tempo que a acupuntura sistêmica, que recentemente é uma das práticas orientais mais comuns em vários países, e tem sido bastante empregada na assistência a saúde, nos fatores preventivos e de cura de muitas doenças, a auriculoterapia é vista como uma co-adjuvante de outras terapias para aliviar enfermidades.
A técnica de auriculoterapia, é um estímulo de pontos por meio de agulhas ou sementes que são introduzidas na orelha do paciente e atua por reflexos em pontos determinados. Segundo pesquisadores da universidade de São Paulo (USP) a acupuntura auricular obteve bons resultados, e teve redução de 20% de ansiedade moderada e alta.
A acupuntura auricular tem muitas formas de aplicação e materiais, pode ser adicionadas agulhas sistêmicas, agulhas intradérmicas, esferas e sementes. As sementes e as esferas são mais usadas em pessoas idosas, crianças, e pessoas que tem repulsa por agulhas.