VC4 Acupuntura

VC4 Mingmen - Explicação do Nome

Esse ponto está no espaço inferior da décima quarta vértebra, no espaço que fica entre os rins, que é a passagem por onde a essência jing entra e sai, como uma porta da formação e da morte. É como uma porta de conexão para a vida — por isso tem esse nome.

1. Conhecimentos Básicos da Acupuntura: "Mingmen: É uma porta onde começa a formação da vida (...) O dantian, no homem, corresponde ao mar de energia essencial, pertence ao mingmen e está entre os dois rins. Na mulher, o dantian é o mingmen; é o mar de essência e sangue entre os dois rins. É um que se torna dois, são dois que se tornam um. É um importante local — por isso o seu nome é mingmen".

2. Explicações da Denominação dos Pontos: "Mingmen: Esse ponto está entre os dois rins. É uma porta importante para a vida do homem - por isso se chama mingmen".

Figura de Bronze: "Esse ponto é indicado para tratar dor de cabeça que causa perda de consciência; pessoa que arde em febre como um fogo e não transpira; pulso ansioso, profundo e escondido, como o que ocorre em caso de febre alta e aguda; dor lombar que causa reflexo doloroso no abdome e vice-versa".


 
 

 

VC4 "Guanyuan" "Portão do Qi Original" ("Passagem de Energia")

Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: H. U. Hecker

Ponto Mu Frontal (Ponto de Alarme) do Intestino Delgado

Indicação: Um ponto importante para o tratamento de síndromes urogenitais e ginecológicas; importante ponto de tonificação no caso de exaustão emocional e física, queixas abdominais, hemorragia pós-parto persistente. Kõnig/Wancura: VC4 + BP6: Ponto básico de combinação para transtornos do trato urogenital.

O Ponto VC4 representa a interseção dos ramos interiores dos Três Meridianos Yin do Pé. Isto explica o amplo efeito nas síndromes ginecológicas e nos transtornos do trato urogenital, semelhante ao efeito do ponto BP6 (interseção do exterior, partes carreadoras do ponto dos Três Meridianos Yin do Pé).

Ação na MTC: Nutre o Sangue e o Yin, aquece o útero e o Aquecedor Inferior, revigora o Rim, o Yang e o Qi Original ( Yuan Qi), expele a Umidade e o Frio do Aquecedor Inferior.

Localização:


Localização: 2 cun cranial ao ponto médio da borda superior da sínfise púbica (para orientação precisa, ver Ponto VC3).

Profundidade da inserção: 1 a 1,5 cun, perpendicularmente.

 

 

VC4 GUANYUAN Barreira da fonte

Livro: Atlas de Acupuntura
Autor: Cláudia Focks

Função Tradicional Fortalece o Rim, fortalece o Yang e o Qi original ( Yuan-Qi) sobretudo com moxabustão, nutre o sangue e o Yin sobretudo com a técnica de inserção tonificante, aquece e regula os órgãos reprodutores e suas funções, aquece o útero e regula a menstruação, elimina o frio e a umidade do aquecedor inferior.

Indicação Geral: • Afecções ginecológicas: distúrbios menstruais como, por exemplo, dismenorréia, amenorréia, menstruação irregular e metrorragia; interinidade. síndrome pré-menstrual; corrimento vaginal esbranquiçado, inflamações crónicas na região pélvica e tumores no baixo ventre, principalmente em mulheres; na obstetrícia, nos casos de sangramento pós-parto intermitente, dores puerperais (nestes casos, associado ao ponto BP6) e placenta retida; prolapso do útero e queixas climatéricas.

• Ponto Mo do Intestino Delgado
• Ponto de associação com o Meridiano Principal do Baço-Pâncreas, do Rim e do Fígado
• Importante ponto de tonificação para os casos de esgotamento físico e psíquico
• Ponto muito importante nos casos de doenças dos sistemas urinário e genital, com ação principal sobre as nosografias ginecológicas
• Afecções urológicas: infecção das vias urinárias, distúrbios da micção, incontinência urinária, iscúria e enurese noturna.
• Distúrbios das funções sexuais: impotência, espermatorréia e ejaculação precoce (neste caso, associado ao ponto BP6).
• Dores paraumbilicais e no baixo-ventre, que pioram com aplicação a frio.

Localização:



Localização:Localização Na linha mediana, a 2 tsun acima da margem superior da sínfise púbica, ou a 3 tsun abaixo do umbigo.

 

Como Encontrar

Posição do paciente: em decúbito dorsal. • Sobre a linha mediana do abdome, a distância entre a margem superior da sínfise púbica e o umbigo é de 5 tsun. • De acordo com esta escala de valores, o ponto VC4 localiza-se a 3 tsun abaixo do umbigo.

A medição tsun na região do baixo ventre deve n ser feita somente a partir da divisão proporcional com o tsun do corpo. Nesta região, a medição com o tsun do polegar é imprecisa por causa das diferenças individuais no tamanho do abdome. Para a rápida e exata localização do ponto, recomenda-se o uso de uma fita de borracha flexível dividida em 5 tsun.

Punção Direção da Picada: perpendicular. Profundidade da Picada: 0,5-1,2 tsun (W: I - 2,5 cm). Sensação da Agulha: sensação de tensão e adormecimento sombrios ao longo do Meridiano Extraordinário Vaso Concepção até os órgãos genitais externos, eventualmente com propagação a partir do ponto VC4 lateralmente para cima ou para baixo.

Atenção: é contra-indicado durante a gravidez. Moxabustão: é contra-indicada se houver sinais de calor (indício: corpo da língua avermelhado). A moxabustão é indicada somente se o corpo da língua estiver pálido. Posição da Agulha in situ

Localização:


 

 

Localização do Instituto de Acupuntura Aurazen

Nosso Instituto de Acupuntura está localizado na Vila Mariana, escolhendo um bairro residencial com comodidades e lazer de um bairro sofisticado para nosso atendimento de acupuntura, com restaurantes de gastronomia com as melhores comidas de todo o mundo e bares frequentados por estudantes e familiares que moram próximos a suas residências.

Também possui Hospitais, Clínicas de exames completares e por isso focamos nosso atendimento de Acupuntura Vila Mariana.

AGENDE SUA CONSULTA

Contato acupuntura VC4(11) 97622-3982
Telefone ponto VC4 acupuntura(11) 3483-8826

Não aceitamos convênios
 

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César

Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Vergueiro, 3365 - Vila Mariana

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da Árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo
 

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "BP4 acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.