A Medicina Tradicional Chinesa
março 8, 2020Tratamento da dor com acupuntura
abril 20, 2020O que é yoga?
A origem da palavra em sânscrito um antigo idioma falado pela elite religiosa tradicional da Índia, os Brâmanes, ela vem do verbo “yuj”, Yoga tem em seus significado união e tem como principal objetivo promover o bem-estar através da união do ser a mente. Nesse tipo de processo pode ser trabalhado com as técnicas de respiração (pranayamas, posturas (asanas) e de meditação proporcionando um estado mental e corporal mais leves.
Na tradição dos grandes yogis, com a prática diária do yoga você pode alcançar o equilíbrio do corpo por meio das posturas, alinhamento de chakras e glândulas, assim a mente acaba se equilibrando naturalmente.
O Yoga não pode ser considerado apenas uma ginástica, exercícios físicos, inspirar e expirar, uma forma de refúgio ou controle de peso. Também não é apenas meditação ou uma tradição espiritual de origem da Índia. Yoga é todo um conjunto de técnicas que visa o bem estar do corpo e da mente.
O seu surgimento vem da Índia antiga, com base princípios das disciplinas mentais e físicas indianas. Essa prática foi bastante influenciada por filosofias hindus e budistas.
A doutrina Yoga tem mais de 5000 anos, não se sabendo ao certo o seu início, sendo codificado por volta do século II a.C por Patânjali, um grande sábio e filósofo que foi responsável por compilar todos os ensinamentos do Yoga em um respeitado e reconhecido sistema e práticas.
Você pode usar o Yoga como um eficiente sistema de tratamento de saúde que provou seus benefícios tanto na restauração quanto na manutenção da saúde. O yoga continua a ganhar aceitação.
O que você precisa saber sobre o yoga
O prática de Yoga pode ajudá-lo em seu crescimento pessoal, pode colocá-lo em contato com os seus sentimentos reias e equilibrar sua vida emocional; Pode ajudá-lo a entender a aceitar a si mesmo e sentir-se confortável com que você é. você não precisa “fingir” ou reduzir sua vida a uma interpretação de um papel; Ajudará a torná-lo capaz de identificar-se e comunicar-se com outra pessoas.
O yoga é um poderoso meio da integração psicológica. Ele o torna consciente de que você faz parte de um grande conjunto, e não é apenas uma ilha solitária. Os princípios morais do yoga são universais, encorajando-o a buscar proximidade com tudo e todos.
Os Oito Principais ramos do Yoga
Quando você tem uma visão sobre a tradição do Yoga, observa uma dúzia de linhas principais de desenvolvimento, cada uma com suas próprias divisões. Visualize o Yoga como uma árvore gigante com oito ramos; cada ramo tem sua própria característica, mas todos fazem parte da mesma árvore. Com tantos caminhos diferentes, você certamente encontrará um que se adequará à sua personalidade, estilo de vida objetivos. No Hatha yoga , o ramo mais popular do yoga, mas evitamos reduzi-lo a um simples treinamento físico. Assim, também falamos sobre meditação e os aspectos espirituais do Yoga.
Temos centenas de estilos de Yoga pelo mundo, os quais propõem diversos caminhos para alcançar um único objetivo que é o Samadhi a iluminação, a compreensão da existência. Todos os praticantes de Yoga têm esse objetivo em comum, mas os meios para alcançá-lo são distintos.
Aqui vamos listar os sete ramos principais do Yoga, organizados alfabeticamente.
- Bhakti (bac-ti) Yoga: Yoga da devoção.
- Hatha (ra-ta) Yoga: Yoga da disciplina física.
- Jnana (gia-na) Yoga: Yoga da sabedoria.
- Karma (car-ma) Yoga: Yoga da ação autotranscedente.
- Mantra (man-tra) Yoga: Yoga dos sons de poder.
- Raja (ra-ja) Yoga: Yoga Real.
- Tantra (tan-tra) Yoga (incluindo o Laya Yoga e o kundaline Yoga): yoga da continuidade.
Devemos adicionar à lista como um ramo à parte o Guru (gu-ru) Yoga, o yoga da dedicação ao mestre.
As escolas mais antigas se mantêm utilizando método estritamente técnicos. Já as mais modernas adotam uma tendência mais voltada ao espiritualismo.
Yoga Ashtanga e seus 8 angas
O sistema de Yoga de Patânjali que apresenta 8 passos fundamentais para a iluminação ou estado de união e iluminação.
1. YAMA, A CONDUTA MORAL
Disciplina moral: consiste nos preceitos morais de não violência, veracidade, não roubar, castidade, não cobiça. Sendo subdividido em Ahimsa (a não violência), Satya (não mentir), Asteya (não roubar), Brahmacharya (ser comedido) e Aparigraha (não cobiçar).
2. NIYAMA, AS AUTO-OBSERVAÇÕES
Autocontrole; consiste nas cinco práticas de pureza, contentamento, austeridade, autoestudo e devoção a um princípio mais elevado. É o saucha (limpeza) do corpo através da alimentação, do shat-karma (limpeza corporal) e pranayama; também é o saucha da mente, intelecto e emoções e o saucha do local em que se pratica yoga.
3. ASANA, A POSTURA CORRETA
Postura; serve para duas propostas básicas: meditação e saúde.
O praticante deve estar com a coluna vertebral reta e o corpo firme, sempre em posição confortável para a meditação. De acordo com as Escrituras, acredita-se que existam cerca de 8.400 ásanas.
4. PRANAYAMA
Controle da respiração, que eleva e equilibra sua energia mental, melhorando, deste modo, sua saúde e concentração mental.
Através de exercícios respiratórios, consiste em controlar o prana, ou correntes vitais sutis.
5. PRATYAHARA
Inibição dos sentidos, que internaliza sua consciência para preparar a sua mente para os vários estágios da meditação. Os sentidos não poder estar subjugados aos desejos da mente, pois quando isso ocorre perdemos o controle e somos levados por agitações e desejos;
6. DHARANA
Concentração, ou completa concentração mental, o que é fundamental para a meditação yogue.
Passo em que o yogi deve manter a mente numa só ideia. Deve-se praticar a introversão, limitando a atividade mental a apenas a contemplação de um único objeto.
7. DHYANA
Meditação, a principal prática do estágio mais avançado do Yoga. É o ato consciente de contemplação e do objeto de meditação. Apesar de parecer semelhante ao anterior, aqui o praticante torna-se o próprio objeto de contemplação, sendo capaz de manter esse estado por 144 respirações
8. SAMADHI
êxtase ou experiência em que você se torna um só com o objeto de sua contemplação. Este estado. é ultrapassado pela iluminação real ou liberação espiritual.
A abordagem mais rápida e eficaz ao objetivo da Yoga os métodos de meditação que lidam diretamente com energia e consciência.
O principal objetivo da prática do Yoga é transferir para o dia a dia os ensinamentos e o autoconhecimento adquirido dentro da aula de yoga. Naturalmente, o seu estilo de vida e o seu comportamento diante dos acontecimentos sofrerão algum tipo de transformação íntima e física, já que o praticante passa a ter uma relação melhor consigo mesmo. A aplicação do Yoga acontece na medida em que você muda a maneira de se relacionar com tudo que lhe cerca.