
Índia volta a exportar medicamentos “Farmácia mundial”
abril 24, 2020
A Organização Mundial da Saúde recomenda acupuntura para mais de 100 problemas de saúde.
abril 28, 2020Acupuntura para estética
A pele é o maior tecido do nosso corpo, separa o nosso ser do meio ambiente exercendo múltiplas funções, como as de defesa; de absorção e de excreção; além disso, constitui a manifestação mais exterior, ao nível material, da nossa mente e das. nossas emoções.
A pele sofreu várias modificações estruturais no decorrer da nossa evolução, desde o ser humano peludo até a substituição dos pêlos pelas vestimentas. Hoje, o ser humano apresenta poucos pêlos, tornando-se mais evidentes as alterações que ocorrem no sistema tegumentar como manchas, rugas, flacidez, secura, etc.

A pele e os melanócitos possuem a mesma origem embriológica do sistema nervoso central, daí a grande interdependência de manifestação entre sistema nervoso-mente-corpo-pele ou, mais propriamente, entre a parte psíquica do ser humano e a sua pele.
Desde os mais remotos tempos, as afecções dermatológicas constituem motivos de isolamento e de segregação do indivíduo, pois era intenso o temor da doença bastante contagiosa e mutilante que grassava a antiguidade, que é a lepra. Ainda hoje, a nossa memória ancestral associa as lesões de pele com o mais antigo registro ( a lepra) que marcou emocionalmente a humanidade de modo profundo e que ficou enraizado.
Nos dias atuais, embora um grande número de causas de doenças dermatológicas seja conhecido, ainda estas lesões são motivos de repulsa e, o portador de afecções de pele usa-as, subconscientemente, para se isolar e/ou ser isolado.
Por outro lado, em tempos de competitividade, seja nos relacionamentos, seja no trabalho, e com crescente diminuição da auto-estima, os padrões de beleza física passaram a assumir a grande importância: se ou sentir-se jovem, ter a mente e corpo dentro dos padrões de estética. A beleza tornou-se um dos pontos fundamentais nos relacionamentos interpessoais e, principalmente, intrapessoais. Assim, a auto-estima elevada alcançada pelo sucesso e pela manutenção de beleza física passou a ser uma das metas do ser humano.
A longevidade, o rejuvenescimento e a correção de afecções inestéticas conseguidas com os recursos da medicina tradicional chinesa e acupuntura ocupam importante lugar no tratamento de lesões de pele, principalmente na medicina estética, constituindo um dos recursos de técnica “minimamente invasiva”.
Hoje, a incorporação da técnica de mobilidade de Qi mental veio grandemente elucidar os fatores emocionais desencadeante das lesões dermatológicas e inestéticas. O nosso passado vivenciado conscientemente ou subconscientemente e, principalmente, o sentido dado às emoções são os fatores dos mais importantes na gênese de doenças sejam da pele, sejam dos órgãos internos.
O presente livro abrange princípios básicos e fundamentais da medicina tradicional chinesa, da acupuntura, da eletroacupuntura e da mobilização d eQi Mental, bem como o tratamento das principais afecções dermatológicas, principalmente daquelas mais relacionadas às lesões inestéticas, que decorrem da experiência na acupuntura estética.
Os bons resultados obtidos com a Acupuntura em Estética e a divulgação disto tornam cada vez maior a procura por esta forma de tratamento das altera ções inestéticas. Esta, além de ser uma técnica mínima mente invasiva, traz benefícios físicos, mentais, psíquicos e emocionais pelo fato de fazer, também, a harmonização entre a mente e o corpo físico, muitas vezes melhorando a auto- estima e a qualidade de vida, além de melhorar o estado de saúde e trazer grandes benefícios para a família.
Referência/ Fonte: Livro da acupuntura estética – Center AO