IG10 Acupuntura

IG10 Shousanli - Três Li da Mão

Li significa o local que separa jujue. Esse ponto está no meridiano do intestino grosso, yangming da mão. A distância da mão para o zhouliao é de três cun, por isso se denomina shousanli.

Explicações da Denominação dos Pontos: "Shousanli: Li significa cidade yi, o local onde reside ju. Tem esse nome porque a distância para o zhouliao (IG12) é de três cun e por estar num grande meridiano".

Tratado das Explicações dos Nomes dos Pontos de Acupuntura, Catarros Respiratórios, Etc.: "Shousanh: um li é um cun. O tratado diz: "Ao se puncionar o tianrong (ID17), não se deve passar de um li, o que significa que não se deve passar de um cun. O ponto shousanli está a três cun de distância do zhoulian, por isso tem esse nome".

Clássico de Acupuntura e Moxibustão: "Shousanli está a dois cun abaixo do quchi (IG11), na extremidade do músculo que se levanta quando é pressionado".

Figura de Bronze: "Esse ponto é usado para tratar a mão e o braço insensíveis; mão e braço que não podem ser flexionados; dor de dente e inchaço na mandíbula e na bochecha; falta de resistência, principalmente em jovens com predisposição a tuberculose, eczema, catarros respiratórios, etc".

Registros sobre Acupuntura e Moxibustão: "A Sra. Lin, uma mulher com 21 anos, com dores abdominais, estava grávida e não podia se sentar ou deitar, teve acupunturado o seu ponto shousanli da mão dos lados esquerdo e direito na profundidade de oito fen e, depois da acupuntura, sua dor parou".

Distância de três li. Nota: Li dá a idéia de posição, mas, se for traduzido ao pé da letra como medida de um percurso, fica um pouco forçado. Na Edição do Senhor Fu aparece como três milhas em vez de braço. Ao se verificar a terminologia usada nos pontos dos meridianos, muitas vezes se usa a terminologia "pé" e "mão". Deve-se levar em conta que essas duas palavras não referem uma localização anatômica exata, mas correspondem a uma tradução mais livre: pé ou mão.


 
 

 

IG 10 "Shousanli" "Três Milhas do Braço" ("Três Li da Mão")

Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: H. U. Hecker

Indicação: Ponto de tonificação geral (moxa); epicondilite no úmero lateral (cotovelo do tenista), paresia dos membros superiores. H. Schmidt: Erupção facial inflamatória, furúnculo nasal (moxa). J. Bischko: Ponto teste para obstipação.

Ação na MTC: Remove obstruções do Meridiano do Intestino Grosso, resolve estagnação do estômago e do Intestino.

O ponto é procurado com o ante-braço discretamente flexionado e o polegar apontando para cima.

Profundidade da inserção: 1 a 2 cun, perpendicularmente.


Localização: 2 cun distal ao Ponto IG11 na linha que conecta os Pontos IG5 e IG11 no músculo extensor radial longo do carpo (com agulhamento profundo no músculo supinador).

 

 

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da Árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César

Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Vergueiro, 3365 - Vila Mariana

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "IG10 acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.