E40 Acupuntura

E40 Fenglong - Explicação do Nome

Fenglong é um pomo no meridiano yangming do pé. Está a oito cun acima do maléolo lateral, numa depressão lateral ao ponto tiaokou, onde sai um ramo para o meridiano do baço. taiyin do pé. Como o meridiano yangming do pé tem abundância de energia dos grãos e cereais e o ponto possui energia em excesso, o músculo é extremamente grande e energético

Textos Selecionados

I. Capitulo sobre Moxibustão, "Fenglong: Do shanglian até esse ponto a musculatura vai se tomando cada vez mais espessa".

2. Explicações do Yi Jing. “ Fenglong está no aspecto lateral, a oito cun acima do calcanhar, onde a musculatura gradualmente vai ficando saliente

3. Conhecimentos Básicos sobre Acupuntura: "Fenglong tem uma reunião do sangue com a energia yang, é saliente, se converte num colateral yin, cruza com o taiyin e tem uma forma saliente - por isso é denominado fenglong.

4.O Valor Clínico e o Significado da Denominação dos Pontos de Acupuntura dos Catorze Meridiano: "Fenglong é o som do raio". (Nota: No Huai Nan, Astronomia encontramos: “Na primavera. em março, fenglong existe e aparece. Fenglong quer dizer trovão. Esse ponto está onde o músculo é saliente e significa estrondo").

I. Figura de Bronze: "Esse ponto é usado para tratar dor no tórax que parece uma picada e deixa os membros frios; inchaço no abdome e dor à pressão; urina e fezes adstringentes e difíceis de serem expelidas; dor de cabeça por frio patogênico; inchaço na face; vento por inversão que desencadeia inchaço nos quatro membros e causa umidade no corpo; bloqueio na garganta que impossibilita de falar".

2. Mar de Palavras: "Fenglong, na mitologia antiga, significa deus das nuvens e pode ser o deus do trovão. Li Sao: "Eu ordeno ao trovão (fenglong) tomar a nuvem como se fosse um carro e ir procurar a mulher mi". Wang Yi: "Fenglong, o coordenador mestre da nuvem, chama-se coordenador mestre do trovão". Zhang Hen no Ode aos Pensamentos Profundos: "Fenglong: trovão, alardeia a trovoada do céu com raios que iluminam a noite". Li Shan: "Fenglong é o senhor do trovão. A trovoada faz um grande barulho".


 
 

 

E 40 "Fenglong" Saliência abundante" ("Rico e Próspero")

Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: H. U. Hecker

Ponto Lua (Ponto de Conexão)

Ação na MTC: Drena o muco e remove a Umidade, estimula a descida do Qi turvo, clareia a Mente (Shen), regula a circulação do Qi do Baço e do Qi do Estômago, abre o tórax e acalma a asma.

Indicação: Transtornos gastrintestinais, sialorréia, "transtornos de muco", isto é, todas as doenças com produção excessiva de muco (tosse produtiva, vômito com muco, diarréia com muco).

Profundidade da inserção: 1 a 2 cun, obliquamente na direção media.

Localização: 1 cun do dedo médio lateral ao Ponto E38.

 

 

E40 Fenglong (Saliência Abundante)

Livro: Atlas de Acupuntura
Autor: Cláudia Focks

Função Tradicional : Transforma a umidade e a mucosidade, harmoniza o Estômago e o Baço, clareia e acalma o Shen da mente. Segundo G. Maciocia, o ponto E40 descongestiona o tórax e acalma a asma.

Indicação Local: e Relacionada ao Meridiano: dores, distúrbios da sensibilidade, paresias, edema e inchaço dos membros inferiores.

Ponto Luo do Meridiano Principal do Estômago
Ponto com amplo espectro de ação e aplicação em todos os "distúrbios da mucosidade"

Geral: Aplicação em todas as afecções provocadas pela mucosidade.
Afecções com abundância de catarro: produção excessiva de catarro nos casos de asma brônquica, bronquite aguda ou crônica, sinusite; inflamações de garganta com tosse produtiva e excreção de catarro; hipersalivação; vômito; fezes pastosas e diarréia com deposição de catarro.
Afecções com acúmulos não excessivos de catarro: — como pequenos nódulos subcutâneos e/ou edemas em diferentes órgãos de sistemas, por exemplo como bócio edematoso e mioma uterino. — nos Meridianos, por exemplo nos casos de dores e de adormecimento sombrios das extremidades provocados pela umidade.
Doenças desencadeadas pela "perturbação do Shen-mente" provocada pela mucosidade. A essa categoria pertencem os distúrbios psíquicos, as perturbações, as sensações de vertigem e de peso na cabeça, as cefaléias, as doenças psíquicas e psiquiátricas (mania e depressão, bem como estados de ansiedade e de agitação e fobias), doenças provocadas pelo vento-umidade, tais como epilepsia, tonturas, distúrbios da circulação sangüínea cerebral, apoplexia (também paresias pós-apoplexia).

Localização


Localização: No ponto médio da linha de união do ponto E-35 com a prega transversal anterior da articulação talocrural, na altura do ponto E41; a 1 tsun lateral ao ponto E38, entre o músculo extensor longo dos dedos e o músculo fibular curto.

Segundo G. Maciocia: este ponto tem boa indicação para os casos de lesões torácicas causadas por choques ou pancadas, com hemorragia interna, e de dores torácicas, associadas ao ponto CS6.

 

Como Encontrar

Posição do paciente: em decúbito dorsal ou sentado, preferencialmente com o joelho flexionado. Técnica do palmo de mão (segundo Kõnig/Wancura): colocar o dedo mínimo de cada uma das mãos um sobre o ponto E35 ("olho lateral do joelho") e o outro na altura do ponto E41 (no centro da prega transversal da articulação talocrural, na altura do ponto mais saliente do maléolo lateral).
• Com os dois polegares, determinar, então, o ponto médio da linha de união entre esses dois pontos, na margem anterior da tíbia.
• Depois, acrescentar lateralmente ou duas larguras do polegar sobre a margem anterior da tíbia ou uma largura do dedo médio e uma largura do polegar encostado à margem anterior da tíbia.

Punção Direção da Picada: perpendicular.
Profundidade da Picada: 0,5-1 tsun (W: cm) Sensação da Agulha: sensações de tensão e de formigamento sombrias, eventualmente com propagação para cima em direção aos quadris e para baixo em direção ao maléolo lateral.

Como Encontrar


 

Localização do Instituto de Acupuntura Aurazen

Nosso Instituto de Acupuntura está localizado na Vila Mariana, escolhendo um bairro residencial com comodidades e lazer de um bairro sofisticado para nosso atendimento de acupuntura, com restaurantes de gastronomia com as melhores comidas de todo o mundo e bares frequentados por estudantes e familiares que moram próximos a suas residências.

Também possui Hospitais, Clínicas de exames completares e por isso focamos nosso atendimento de Acupuntura Vila Mariana.

AGENDE SUA CONSULTA

Contato E40 acupuntura(11) 97622-3982
Telefone E40 acupuntura(11) 3483-8826

Não aceitamos convênios
 

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César

Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Vergueiro, 3365 - Vila Mariana

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da Árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "E40 acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

Livros de Acupuntura