BP4 Acupuntura

BP4 Gongsun - Explicação do Nome

A madeira do fígado é o avô, o fogo do coração é o filho e a terra do baço é o neto. Esse ponto está no meridiano do neto — por isso tem o nome gongsun. Também pode-se explicar assim: Antigamente se dizia que a virtude do fogo é vigorosa, próspera e por isso o imperador era chamado de Yan Di, que é quem, na terra, possui uma vigorosa virtude. Assim como aquele que tem a virtude na terra é chamado de Huang Di, seu descendente (neto) também recebe o sobrenome Gong Sun e o nome Xuan Yuan, que significa eixo. Desse ponto gongsun sai um ramo colateral do meridiano do baço, terra. O homem tem cinco órgãos, o baço está no meio e o amarelo é a sua cor. O meridiano, ao entrar no baço, adquire a virtude da terra. Esse ponto origina um ramo colateral que sai da posição taiyin da terra e se liga na secura, metal do meridiano yangming da mão. A terra gera o metal, a força da sua virtude também continua nos seus descendentes e, seguindo a linhagem que origina o seu sobrenomes, chega-se ao porquê do seu nome gongsun.

Textos Selecionados

Explicações do Yi Jing: "Gongsun está a um cun depois da articulação, na face medial do dedo grande do pé, de onde sai um ramo colateral do taiyin para o yangming do pé, se junta ao meridiano chongmai, encontra com o meridiano yinwei com cada ramo se dividindo em neto, avô; dividem e se juntam, por isso esse ponto é gongsun".

 

Conhecimentos Básicos da Acupuntura: "Gongsun: Gong significa forma, valioso. Sun, quer dizer fino, descender. O baço coordena a circulação de sangue, envia um colateral ao yang e coordena a metabolização da energia. O grande colateral do meridiano do baço sai do ponto dabao e circula pelos cinco órgãos e seis vísceras. Gongsun circula pelos 12 meridianos gongsun também é um meridiano colateral e como tal se estende até os diminutos colaterais sunluo. Para se escolher esse ponto, deve-se sentar reto, de maneira nobre, como um descendente real, com todas as direções ao alcance da vista. Os meridianos e os colaterais dos órgãos e das vísceras perfazem um ciclo, metabolizam a energia através dos meridianos, trocam a energia dos cinco órgãos e seis vísceras, saem pelos quatro membros — por isso o nome gongsun".

3. Resumo da Terminologia dos Pontos de Acupuntura: "Entre os cinco Impera-dores6 existe o gongsun (nesse é o colateral do meridiano do baço, que está situado no centro, como a terra, e passa, irriga, os quatro cantos. Situa-se no centro como o Imperador, dando a idéia de que o seu trono se abre às quatro direções. O Imperador tem o sobrenome Gong Sun — por isso o seu nome".

4. Explicações Selecionadas sobre a Terminologia dos Pontos: "Gongsun é o sobre-nome do primeiro Imperador fundador da nação chinesa". A História dos Caminhos diz: "O sobrenome do fundador, o primeiro Imperador, é Gong Sun. É um dos Cinco Imperadores. O trono de um imperador fica num lugar central, como a mãe terra cuja virtude real está abaixo do céu. Esse é o ponto de passagem luo (), do meridiano taiyin do pé e vai em direção ao yangming do pé. O baço é yin, tem, simboliza a virtude da mãe — por isso o nome desse ponto de passagem luo é gongsun".

Figura de Bronze: "Usa-se esse ponto para tratar doença epidêmica que causa frio e inapetência; inchaço repentino na face; angústia no coração e fala descone-xa; abdome fica distendido como um tambor por causa de insuficiência interna".


 
 

 

BP4 Conexão de Pequenos Canais" ("Ponto Colateral do Baço", "Neto do Avô")

Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: H. U. Hecker

Indicação: Problemas gástricos, hérnia hiatal, perda de apetite, dispepsia com movimentos intestinais diminuídos, dismenorréia. . Bischko: Ponto Mestre para diarréia.

Ação na MTC: Tonifica o baço e o estômago; regula o fluxo do Qi no Aquecedor Médio; mobiliza o Qi e o Sangue; remove a estagnação; regula o Vaso Penetrador (Chong Mai); circula o Qi e o Sangue, sobretudo no Aquecedor Inferior; domina o Qi invertido do estômago; interrompe o sangramento; regula a menstruação.
BP4 + PC6 + VC12: Problemas abdominais, náuseas, vômito. BP4 + E36 + BP10: Estagnação de Sangue.
BP 4 + R 6 + VC 3: Estagnação de Qi e Sangue, dismenorréia, menstruação difícil.

Localização: Em uma depressão na transição entre o corpo e a base 1º metacarpo, no limite entre a pele vermelha e branca.
Profundidade da inserção: 0,5 a I cun, perpendicularmente.


 

 

BP4 - GONGSUN Neto do soberano

Livro: Atlas de Acupuntura
Autor: Cláudia Focks

Função Tradicional Fortalece o Baço e o Estômago, harmoniza o Estômago e regula o fluxo de Qi, principalmente no aquecedor médio (estimula o peristaltismo gastrintestinal), abre o Meridiano Extraordinário Chong Mai, regula a menstruação.

• Ponto Luo do Meridiano Principal do Baço-Pâncreas
• Ponto de confluência (ponto de ligação) do Meridiano Extraordinário Chonq Mai.

Indicação Local: queixas na região do maléolo medial, edema e dores nos dedos e nos pés.

Geral: • Distúrbios do trato gastrintestinal: vômito, náusea, dores principalmente no epigástrio), sensações de tensão e de plenitude no abdome, distúrbios do apetite e da digestão, sindrome de Roemheld, diarréia e meteorismo.
• Distúrbios menstruais: dismenorréia, hipermenorréia, menstruação irregular e infertilidade.
• Distúrbios das funções sexuais: por exemplo, problemas de impotência.


Localização Em uma depressão localizada distalmente e abaixo da base do P osso metatarsal, na linha de transição entre a "carne vermelha e acame branca" (na transição entre a planta e o dorso do pé).

 

Como Encontrar

Posição do paciente: em decúbito dorsal ou sentado.
• Sobre a face medial do pé, junto da cabeça do 1º osso metatarsal, que é bastante saliente, procurar o ponto BP3, esse ponto localiza-se abaixo do I" osso metatarsal, na linha de transição entre a "carne vermelha e a carne branca", em uma depressão facilmente palpável.
• Palpar. então, a partir dessa região e ao longo da linha de transição em direção ao calcàneo.
• O ponto BP4 localiza-se distalmente abaixo da base do osso metatarsal, em uma depressão.

Punção Direção da Picada: perpendicular, de medial a lateral.
Profundidade da Picada: 0,5 tsun (W: 0,5-1,5 cm).
Sensação da Agulha: dor e sensação de tensão sombria, eventualmente ao longo da planta do pé.
Posição da Agulha In Mu


 

 

Localização do Instituto de Acupuntura Aurazen

Nosso Instituto de Acupuntura está localizado na Vila Mariana, escolhendo um bairro residencial com comodidades e lazer de um bairro sofisticado para nosso atendimento de acupuntura, com restaurantes de gastronomia com as melhores comidas de todo o mundo e bares frequentados por estudantes e familiares que moram próximos a suas residências.

Também possui Hospitais, Clínicas de exames completares e por isso focamos nosso atendimento de Acupuntura Vila Mariana.

AGENDE SUA CONSULTA

Contato acupuntura BP4(11) 97622-3982
Telefone ponto BP4 acupuntura(11) 3483-8826

Não aceitamos convênios
 

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César

Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Vergueiro, 3365 - Vila Mariana

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da Árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo
 

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "BP4 acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.