IG4 Acupuntura

IG4 Hegu Acupuntura - Explicação do Nome

O Hegu está situado no espaço entre o polegar e o segundo dedo. Os dois ossos se juntam como se fosse um vale, por isso se chama hegu. Esse ponto está no espaço entre os ossos do polegar e o indicador — daí o nome hukou.

Conhecimentos Básicos sobre Acupuntura: "Hegu: É um local de abertura e fechamento entre o polegar e o indicador. Está situado no espaço vazio entre os dois ossos e, por isso, é denominado de hegu. Também é denominado hukou porque a mão se abre com força e tem a forma e a força da boca grande de um tigre".

Dificuldades sobre o Fluxo dos Meridianos: "Hegu é o ponto fonte do meridiano do intestino grosso, yangming da mão. Localiza-se no espaço existente entre os ossos do metacarpo do polegar e do indicador, ligeiramente inclinado em direção ao segundo dedo, na parte anterior do centro do oco formado logo abaixo de laogong (P8) e houxi (ID3), que estão em linha reta. Esse local de junção dos ossos do polegar e do indicador está num vale profundo — por isso é denominado hegu".


Introdução Elementar à Terminologia dos Pontos de Acupuntura: "Hegu: Está numa depressão que parece um vale entre os ossos do metacarpo do polegar e do indicado?'. No Ling Shu, Capítulo sobre os Pontos Antigos Shu, está registrado: "O intestino grosso é o yangming da mão e tem o hegu. Também no Grande Dicionário de Medicina Tradicional Chinesa encontramos: "He é um local de junção dos meridianos e colaterais. Esse ponto é o local de junção entre os meridianos taiyin e yangming da mão — por isso se chama hegu".

Figura de Bronze: "Esse ponto é usado para tratar frio patogênico que agride a superfície e desencadeia febre e aversão ao frio; rinite alérgica e hemorragia na-sal; febre sem transpiração; falta de clareza na vista; dor de cabeça e no dente; inflamação na garganta acompanhada de dores e face inchada; lábios que não cerram e não conseguem emitir sons; trismo. Deve-se, nesses casos, acupunturar a uma profundidade de três fen e reter por seis respirações, e podem-se moxar três cones. Não se deve acupunturar quando a mulher está grávida, porque pode prejudicar a energia do feto".

 

 
 

 

IG4 "Hegu"

Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: H. U. Hecker

IG4 "Hegu' "União do Vale" ("Vales Conectados", "Vale Confinado") Ponto Yuan (Ponto Fonte)

Indicação: Este é o ponto analgésico mais importante que afeta todo o corpo; febre, começando com resfriados febris, hemiplegia, acne, eczema, afecções da região da cabeça (dor, inflamação, reações alérgicas), paralisia facial, sintomas abdominais, efeito geral no metabolismo, efeito que promove o parto, dismenorréia.

Ação na MTC: Expele os fatores patogênicos exteriores, especialmente o vento; alivia o exterior do corpo, purga o frio, expele o Calor e o Calor do Verão, alivia a dor, acalma a Mente (Shen), regula o Qi do intestino Grosso, harmoniza o Qi ascendente e o Qi descendente, dispersa o Qi do pulmão.

É proibido o agulhamento do ponto IG4 durante a gravidez, exceto para facilitar o nascimento.

Localização: Existem várias possibilidades para localizar este ponto de acupuntura, que é o mais comumente utilizado:

Profundidade da inserção: 0,5 a I cun, discretamente oblíqua na direção proximal em direção da palma.

1. Quando o polegar é abduzido, o ponto está localizado na linha que conecta o meio do 1º metacarpo com o meio do 2º metacarpo. A agulha é introduzida cerca de 0,5 a 1 cun na direção da superfície inferior da diáfise do 2º metacarpo.


2. Quando o polegar está aduzido, o ponto mais saliente do 1º músculo interósseo dorsal, que está contraído durante a adução e para cima pelo músculo adutor do polegar, é utilizado para a inserção. Após inserir a agulha, imediatamente permite-se o relaxamento da mão e a agulha é introduzida aproximadamente 0,5 a 1 cun em direção do meio da superfície inferior do 22 metacarpo. Este tipo de localização só pode ser utilizado quando o ponto mais saliente do ventre do músculo situa-se no meio do 2º metacarpo.


3. Quando o polegar está aduzido, a palpação é realizada na direção do 2º metacarpo com a outra mão formando um ângulo com a falange do polegar. Este auxílio na localização serve particularmente para perceber a sensação De Qi. O polegar em ângulo é comprimido de forma moderada e firme contra a superfície inferior do 2º metacarpo. Portanto, o ponto IG4 na última figura corresponde à localização profunda do ponto.

 

IG4

Livro: Atlas de Acupuntura
Autor: Cláudia Focks

Função Tradicional
Dissipa os fatores externos patogênicos como o frio, a umidade e, principalmente, o vento, abre a superfície do corpo, fortalece e propaga o Qi do Pulmão, estabiliza a resistência Wei-Qi, clareia e elimina calor do Pulmão, transforma e regula a umidade, dispersa as obstruções do Meridiano e torna-o corrente, ativa a circulação sangüínea e de Qi nos canais da rede, alivia as dores.

Indicação Local:
queixas na região do pulso e dos dedos, como dores e edema.

Relacionada ao Meridiano:
queixas em todo o membro superior, principalmente no trajeto do Meridiano, também paresias (p. ex., devido ã apoplexia) e polineuropatias.

Geral:
• Ponto principal contra as dores (aplicação na anestesia com acupuntura).
• Queixas na regido da cabeça e da face: edemas dolorosos, enxaqueca, cefaléias, neuralgia do trigêmeo, afecções oculares, epistaxe, rinite alérgica, paresia facial periférica e tique, artrite da articulação tempo romandibular e dor de dente.
• Ponto Yuan do Meridiano Principal do intestino Grosso
• Ponto de analgesia mais importante, com efeito no corpo todo
• Importante ponto distante nos casos de afecções na região da cabeça e da face
• Constipações: rinite, sinusite, bronquite, inflamação na garganta como tonsilite, faringite e laringite.
• Queixas abdominais: diarréia e obstipação.

• Na obstetrícia, nos casos de contrações fracas e para facilitar o parto (p. ex., IG4 e BP6).
• Para a regulação da transpiração: - nos casos de hiper-hidrose, associado ao ponto R7 (tonificante); - nos casos de anidrose, associado aos pontos R7 ou P7 (sedativo).

Punção Direção da Picada: perpendicular ou ligeiramente oblíqua em direção à palma da mão.

Profundidade da Picada: 0,5-1 / I - 1,5 cm).

 
Localização

Sobre o lado radial, entre o e o 2° ossos metaearpais (mais próximo do 2° e mais ou menos no meio do 2º metacarpo).

Como Encontrar

Posição do paciente, em decúbito dorsal ou sentado; repousar o antebraço relaxadamente.


1. Forma de Localização: mantendo a mão reta, o paciente deve pressionar o polegar contra o dedo indicador. Com isso, o músculo adutor do polegar empurrará o músculo interósseo dorsal da mão para cima. Inserir a agulha no ponto mais saliente da proeminência muscular produzida e então, em seguida, relaxar outra vez a mão, rapidamente, e empurrar a agulha para a frente em direção à superfície inferior do 2° osso metacarpal. Este é o método mais utilizado para a localização do ponto.

 

2. Forma de Localização: o paciente deve afastar o polegar e dedo indicador um do outro e colocar a falange distai do polegar da outra mão sobre a prega interdigital entre o polegar e o dedo indicador: com a flexão a ponta do polegar indica o ponto.

3 - Forma de Localização: o paciente deve apoiar o polegar. Inserir a agulha no meio da bissetriz entre o I° e o ossos metacarpos e empurrá-la para a frente em direção à palma da mão.


 

 

IG4 (Hegu) MADEIRA-FONTE

Livro: Atlas de Topográfico de Acupuntura
Autor: Claudio Lopes

Anatomia Regional do Ponto

Primeiro músculo interósseo do dorso e músculo adutor do polegar.

Vascularização: Plexo venoso dorsal que drena a veia cefálica.

Indicações: Cefaléia amigdalite, odontalgia, obstrução nasal, faringite, paralisia facial, afinia, astenia mental, dores oculares, artrite temporomandibular, dor e paralisia parto prolongado, urticária, dor abdominal.

Funções Energéticas Tradicionais: Facilita o trânsito e a descida dos alimentos do Wei (Estômago) para os Intestinos.
Libera o Calor Perverso interno para a superfície do corpo.
Dispersa o Vento, o Vento-Calor e o Vento-Frio.
Dispersa o excesso de XinQi (Coração).
Promove a desobstrução de Qi (Coração).
Ativa a circulação de Qi estagnado dos Canais de Energia.
Ativa a circulação de Qi e de Xue (Sangue) nos vasos sanguíneos.
Clareia a visão.
Reanima o estado de inconsciência.
Transforma a Mucosidade, a Umidade-Calor.
Tonifica o Wei Qi (Energia de Defesa).

Localização: Situa-se entre o primeiro e segundo metacarpo, onde ocorre a saliência muscular. durante a adução do polegar.

Inervação:Superficialmente com os nervos digitais palmares próprios do nervo mediano. Profundamente, relaciona-se com o ramo profundo do nervo ulnar.

Método: I) Inserção perpendicular, 0,5 a 1,0 cun de profundidade.

Sensação: distensão e sensibilidade dolorosa no local. Unido a PC8 ou ID3, 2,0 a 3,0 cun, para espasmos musculares sou paralisia muscular dos dedos. Sensação:

dormência e distensão, irradiando-se até as pontas dos dedos. 2) Inserção oblíqua, ao longo da superfície do segundo metacarpo,1,0a 1,5 cun, para doenças que afetam a cabeça. Sensação: distensão e sensibilidade dolorosa, possivelmente irradiando-se para o cotovelo ou ombro.

 


 

IG04 – Hegu Vale da União

Livro: Shen Atlas de Acupuntura
Autor: Juergen Bschaden

Indicação:

Dor de cabeça; dor; apoplexia; doenças febris; sangramento do nariz; obstrução nasal; inchaço facial; dor de dentes; surdez; garganta inflamada; inchaço e dor nos olhos; paralisia facial; dor facial; tosse; dor no queixo; rigidez no pescoço; paralisia; arrepios; sinusite; parto difícil.

Função: Clarifica o Calor; expulsa o Vento; remove obstruções do Meridiano e dos vasos Luo; liberta o exterior; suporta a função de distribuição do Pulmão; para a dor; abre os orifícios; reforça as Defesas –Wei Qi; regula o Qi; ajuda no parto; acalma a mente.

Indicações: Cefaléia amigdalite, odontalgia, obstrução nasal, faringite, paralisia facial, afinia, astenia mental, dores oculares, artrite temporomandibular, dor e paralisia parto prolongado, urticária, dor abdominal.

Classificação: Yuan-Ponto Fonte; Ponto de acção especial sobre a cara; Ponto de Entrada.

Explicação: He: unir; encontrar. Gu: vale. O nome refere-se à localização do ponto.

Método necessário: Técnica de punctura: 0,5-1 cun perpendicular. Moxibustão:3-5 cones ou 5-10 min. Contra indicado durante a gravidez.

Localização: Na face dorsal da mão, a meio do lado radial do Segundo metacarpo.


 

IG04 – Hegu Vale convergente

Livro: Pontos de acupuntura Guia Ilustrado de Referência
Autor: Ednéa Iara S. Martins e Ernesto G. Garcia

Anatomia:

Pele e tecido subcutâneo, ramos do nervo radial superficial, contendo fibras do 6° nervo cervical, plexo venoso dorsal que drena a veia cefálica; primeiro músculo interósseo dorsal, ramificações da ramificação profunda do nervo ninar, contendo fibras do 8a nervo cervical e I. torácico [C8, TI], na inserção perpendicular a agulha passa pelo músculo adutor do polegar. Na inserção oblíqua, a agulha passa superficialmente ao lado do tendão do músculo extensor longo do polegar (face dorsal), ramos interósseo posteriores do nervo radial contendo fibras do 6. e 7° nervos cervicais. A parte profunda do ponto é o músculo adutor do polegar (face palmar), artéria e veia radiais.

Indicações:

Cefaléia, alterações nas regiões da face, boca e garganta, epistaxe, amigdalite, rubor e edema facial, odontalgia, gengivite, trismo, surdez, trigemealgia, obstrução nasal, espirro, tosse, rigidez e dor no pescoço, afonia, faringite, rinorréia, rinite alérgicas e outras alergias, úlceras bucais, parotidite, paralisia facial, hemiplegia, afonia, dor inflamação e rubor ocular, conjuntivite, hiperhidrose, artrite temporomandibular, regurgitação, dor e paralisia dos membros superiores, espasmos dos dedos, dispnéia, gripe, resfriados, febre com anidrose, dor em geral, dor abdominal, febre ondulante, parto prolongado, abortamento de feto morto e aborto, dor no intestino e útero, epigastralgia, epilepsia, depressão, mania, urticária, AVC, histeria, ansiedade, amenorréia, dismenorréia, neurose, neurastenia, astenia mental, esquizofrenia, irritabilidade, má digestão, constipação/diarréia, disenteria, hemorróide, convulsão infantil, anestesia por acupuntura na cabeça e pescoço.

Indicação Tradicional:

cefaléia, dor nos olhos, pterígio, obstrução nasal surdez, odontalgia, edema facial, bloqueio de garganta, desvio de boca e face, trismo por AVC, febre, urticária, escabiose, aborto.

Características:

PONTO YUAN (Fonte) do Canal do Intestino Grosso, onde chep a Energia Lao Transversal do Canal do Pulmão.
Usá-lo em caso de distúrbio do Qi do Canal Lao do Intestino Grosso e nos distúrbios energéticos do Canal Tendinomuscular Intestino Grosso.

Funções Energéticas:

Facilita trânsito e descida dos alimentos do Estômago para os Intestinos. Tonifica o Qi. Libera o Calor Perverso interno para superfície do corpo. Dispersa Vento, Calor, transforma Flegma. Reduz a febre. Dispersa excesso de Qi do Coração; atua no cérebro e acalma a Mente. Desobstrui Qi estagnado dos Canais Energéticos. Flarmoniza a ascendência c a descendência. Estimula função dispersora do Pulmão. Ativa a circulação do Qi e do Sangue nos Vasos Sangüíneos, Suprime a dor, Clareia olhos, abre orifício do nariz; Interrompe convulsões. Reanima estado de inconsciência. Tonifica o Wei-Qi. Beneficia o útero e promove trabalho de parto.

Localização: Metade do 2° metacarpo, entre e 2" ossos metacarpais ou sobre saliência muscular quando se faz adução do polegar. Polegar e indicador esticados e juntos, no topo do músculo nivelado com a terminação da dobra perpendicular, ou, abrindo o polegar e indicador, fica no meio do caminho ao longo da linha de conjunção do I e 2. metacarpo e o ponto medial da margem da linha entre o polegar e o dedo indicador

Método: 0,5 a 0,8 CUM, inserção perpendicular.

Sensação: Dor e parestesia em direção ao dedo indicador.

Precauções: Não deve ser aplicado Acupuntura ou Moxabustão em gestante.

Contra-indicado inserção profunda.

Moxabustão: 3 a 5 cones; bastão: 5 a 15 minutos.

Associações de Pontos:
F3: harmonizam o topo e a base, regulam a ascensão e a descida do Qi, expelem Vento da face, acalmam a Mente e assentam a alma etérea"); ou acalma o fígado e acabar com o Vento.
IG4, F3 são chamados as "Quatro Portões", expelem Vento interior e exterior da cabeça, interrompem dor e acalmam a Mantel.
F2: regular a ascensão e a descida do Qi, clarear o Calor e drenar o Fogo.
BP6: facilita o parto, amenorréia, dor abdominal.
PC6: várias anestesias.
VB20: resfriado.
R7: falta de transpiração; regular a transpiração, tanto estimular como cessar.
R6: aumenta Qi do Baço.
P7: invasão de fatores patogênicos exógenos, restabelece a descida do Qi do Pulmão, alivia ou consolida o Exterior.
IG11: aliviar sintomas exteriores e reduzir Calor.
E6: dor de dente inferior.
P9: equilibra o Yin e o Yang. Tonifica o Pulmão, fortalece o Qi de Defesa, consolida o exterior e cessa a transpiração.
P11: expelir Vento-Calor e aliviar dor de garganta.
P3: tratar epistaxe.
VB37: reduzir Calor e melhorar a visão. E36: ascender o límpido e descender o turve. R1, R22, E40: bloqueio da garganta'. E6, E7, E44, R3: odontalgia..

 

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da Árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo
Saúde Ipiranga

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César

Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Vergueiro, 3365 - Vila Mariana

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "IG4 acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.