BP9 Acupuntura

BP9 Yinlingquan - Explicação do Nome

Fonte da Colina Yin - Quan quer dizer fonte de água. Esse ponto corresponde à água; está na face interna da perna, na tíbia abaixo do joelho, onde a energia do meridiano taiyin do pé converge. É oposto ao ponto yanglingguan (VB 34), num local onde há uma projeção para cima, como uma colina, e para baixo, como uma fontes, por isso tem esse nome.

Textos Selecionados

1. Conhecimentos Básicos da Acupuntura: "Yinling: Os tendões do aspecto yin se juntam como num monte e numa fonte de água doce. Desse conjunto de tendões, a umidade sobe, passa pelo diafragma e chega ao tórax, como uma fonte que nutre o pulmão — por isso o nome yinlingquan".

2. Dificuldades sobre o Fluxo dos Meridianos: "Yinlingquan é o ponto he do baço. O meridiano do baço é o que tem mais yin dentre os meridianos yin. Ling quer dizer alto como uma colina, porque está num local alto como uma fonte, de onde a água certamente flui" — por isso no Pivô Espiritual do Clássico do Imperador Amarelo se encontra: "Quando há uma doença na parte alta e interna deve-se escolher o ponto lingquan do yin".

3. Compilação dos Tratamentos que os Antigos Faziam com Acupuntura e Moxibustão dos Cinco Órgãos: "Ling significa um grande morro. Quan significa uma grande montanha sem pedras, abundante e também lateral. Yinling está na parte yin (aspecto medial da perna). Esse ponto fica ao lado de uma parte elevada do músculo gastrocnêmio — por isso, o nome yinlin".

Figura de Bronze: "Esse ponto é usado para tratar frio no abdome que causa falta de apetite; sensação de distensão e dureza no abdome por acúmulo de água embaixo do diafragma; falta de ar que impossibilita deitar; dor lombar que impede de flexionar o corpo; gastroenterite aguda com dor queimante no hipogástrio e secreção mucóide e branca do pênis; dificuldade de urinar; estase da energia na bexiga; falta de equilíbrio entre o frio e o calor".


 
 

 

BP9 "Yinlingquan" "Nascente Yín do Monte" ("Fonte de Yin na Colina")

Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: H. U. Hecker

Ponto Yuan (Ponto Fonte)

Ponto de Reunião dos Três Meridianos Yin do Pé

Indicação: Principal ponto para eliminar o acúmulo de água e de umidade, sobretudo na metade inferior do corpo, dificuldades de micção, disúria, infecções do trato urinário, dismenorréia, leucorréia, diarréia de odor fétido, espasmo abdominal, gonalgia, artrite das articulações do joelho. H. Schtnidt: Enurese (moxa).

Ação na MTC: O ponto mais importante para remover a Umidade, elimina a Umi-dade-Calor e o Frio Úmido, regula o trato urinário e promove a micção, beneficia o Aquecedor Inferior, remove obstruções do meridiano.
BP9 + E40: Umidade e Muco.
BP9 + PC6: Umidade-Calor no Aquecedor Inferior, leucorréia, cistite.

Localização: Na depressão distai ao côndilo medial na transição entre a cabeça e o corpo da tíbia, na frente do ventre do músculo gastrocnémio (no mesmo nível do Ponto VB34).

Profundidade da inserção: 0,5 a 1 cun, perpendicularmente.

 

 

BP9 YINLINGQUAN Fonte de Yin na colina

Livro: Atlas de Acupuntura
Autor: Cláudia Focks

Função Tradicional
Fortalece o Baço, transforma e elimina a umidade, a umidade-calor e a umidade-frio, sobretudo do aquecedor inferior, regula a via das águas e estimula a diurese.

Indicação: Local: dor e edema nos joelhos, gonartrite e gonartrose. Relacionada ao Meridiano: dores na região dos ramos Yangming e Taiyin (Intestino Grosso-Estômago e Baço-Pâncreas-Coração), ponto distante para os casos de dor nos ombros (ventral); paresias, edemas e formigamento nos membros inferiores.
• Ponto Ho (mar), ponto água
• Um ponto principal para a eliminação da umidade

Geral: ponto principal para a eliminação da umidade do Meridiano Principal do Baço-Pâncreas, isto é, aplicação nos casos de distúrbios causados pelo "excesso de umidade" ou, mais especificamente, distúrbios da eliminação de água:
• Edema.
• Afecções dos tratos urinário e genital: problemas de micção, disúria, infecção das vias urinárias e cálculos na bexiga.
• Distúrbios menstruais: síndrome pré-menstrual (com edema) e fluxo vaginal.
• Afecções no trato gastrintestinal: gastrenterite aguda ou diarréia (causada pela umidade-calor).


Localização: Com o joelho flexionado, em uma depressão na margem inferior do côndilo medial da tíbia, na transição entre ele e o corpo da tíbia, no pé anserino superficial, em frente ao ventre do músculo gastrocnêmio.

 

Como Encontrar

Livro: Atlas de Acupuntura
Autor: Cláudia Focks

Posição do paciente: em decúbito dorsal (com um apoio sob o joelho) ou, preferencialmente, sentado com o joelho flexionado.
1º Forma de Localização: a partir da margem inferior do côndilo medial da tíbia (na altura da tuberosidade da tíbia), palpar uma depressão no pé anserino superficial, em frente ao ventre do músculo gastrocnêmio.
2º Forma de Localização: medialmente a partir da margem medial da tíbia, palpar para cima (proximal) em direção ao côndilo da tíbia. No ângulo entre a transição do corpo para o côndilo medial da tíbia, pode-se palpar facilmente uma depressão; é ali que o ponto BP9 se localiza.

• O ponto BP9 localiza-se na mesma altura H do ponto VB34.
• Para as indicações apresentadas, este ponto, em geral, é sensível à palpação.


Punção Direção da Picada: perpendicular (ao longo da margem medial da tíbia).
Profundidade da Picada: 0,5-1 tsun (W: 1-2,5 em)
Sensação da Agulha: sensações de tensão e de formigamento locais e sombrias, eventualmente com propagação para baixo em direção aos pés ou para cima em direção ao períneo. Posição da Agulha in situ

 

 

Localização do Instituto de Acupuntura Aurazen

Nosso Instituto de Acupuntura está localizado na Vila Mariana, escolhendo um bairro residencial com comodidades e lazer de um bairro sofisticado para nosso atendimento de acupuntura, com restaurantes de gastronomia com as melhores comidas de todo o mundo e bares frequentados por estudantes e familiares que moram próximos a suas residências.

Também possui Hospitais, Clínicas de exames completares e por isso focamos nosso atendimento de Acupuntura Vila Mariana.

AGENDE SUA CONSULTA

Contato acupuntura BP9(11) 97622-3982
Telefone ponto BP9 acupuntura(11) 3483-8826

Não aceitamos convênios
 

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César

Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Vergueiro, 3365 - Vila Mariana

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da Árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "BP9 acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.