VB20 Acupuntura

VB20 Fengchi - Explicação do Nome

Piscina de Vento, ponto esse ponto está numa depressão atrás da têmpora. Parece uma piscina, sendo um ponto importante para tratar o vento patogênico — por isso o seu nome é fengchi.

Textos Selecionados

1. Explicações do Yi Jing: "Fengchi: Numa depressão na raiz do cabelo, atrás de um grande tendão e atrás do naokong, a dois cun laterais do fengfu (VG16), por onde entra o vento como numa piscina".

2. Discussão sobre a Denominação dos Pontos de Acupuntura: "O vento feng é um fator patogênico yang que tem a característica de ser leve e ascender. O pescoço e a cabeça estão na parte superior, onde o vento pode chegar. O ponto fengchi, que está na base do crânio, numa depressão na raiz do cabelo, é o encontro dos meridianos shaoyang da mão e do pé com o meridiano yangwei. É indicado para tratar apoplexias e dores de cabeça do shaoyang com vento patogênico acumulado — por isso se denomina fengchi ".

3. Discussão sobre a Terminologia dos Pontos de Acupuntura: "Fengchi está na depressão que parece uma piscina. Quando a água se acumula, chamamos de piscina e quando o vento se acumula chamamos de piscina de vento —por isso é fengchi".

4. Figura de Bronze: "Esse ponto é usado para tratar quando calor ou frio faz transpirar líquido que parece um lavado de arroz; doença epidêmica febril em que não se transpira; tontura e gosto amargo na boca; dor no pescoço que impede de virar a cabeça; quando lágrimas saem dos olhos; excessiva falta de ar; sangramento nasal; dor e vermelhidão no canto interno do olho; orelha obstruída e olhos que não enxergam; sensação de coluna lombar quebrada, que se estende até o pescoço, o qual não pode ser flexionado".


 
 

 

VB20 "Fengchi" "Lagoa do Vento"

Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: H. U. Hecker

Indicação: Todas as doenças cujos sintomas se assemelham ao Vento (isto é, que aparecem de forma súbita) apresentam localização e intensidade variadas (por exemplo, cervicalgia, paralisia facial, zumbido, conjuntivite, alergias, gripe ou infecções semelhantes a gripe).

1. Bischko: Ponto Mestre para doenças do Vento, Ponto Mestre do sistema nervoso simpático, utilizado em todos os casos de doença onde ocorre reação excessiva do sistema nervoso simpático (hipertensão, zumbido, vertigem, disfunção vegetativa, gripe ou outras infecções, enxaqueca), tensão no corpo (afetando o tônus total do corpo, ver adiante), como enxaqueca, cefaléia tensional, síndrome pré-menstrual, dismenorréia e, finalmente, vertigem e desequilíbrio (regulação do equilíbrio, ver adiante).

O ponto é, amiúde, agulhado combinado ao Ponto B10, o Ponto Mestre do sistema nervoso parassimpático (1. Bischko).

A localização do ponto explica o efeito positivo de VB20 na tensão nos músculos do pescoço da região da articulação da cabeça, bem como o bloqueio das articulações da cabeça. Através dos reflexos, os nervos aferentes provenientes da região da articulação da cabeça têm efeito:
► na regulação autónoma (existem conexões neurais para os centros autônomos);
► no tônus total do corpo (ao afetar o sistema gama que controla o tônus total do corpo)
► na regulação do equilíbrio (a porção superior da coluna cervical, em particular, é um órgão importante do equilíbrio).

Muitas das indicações mencionadas podem ser explicadas através dos pontos na região da articulação da cabeça. Além disso, o termo "Ponto Mestre do sistema nervoso simpático.; de acordo com J. Bischko, tem uma explicação clínica convencional (ver também Ponto B10).

Ação na MTC: Um ponto importante para eliminar o Vento exterior e interior; acalma o Yang do Fígado, esfria o Calor e o Fogo do Fígado, relaxa músculos e tendões, remove obstruções do meridiano, clareia a mente e os olhos, alivia os sentidos, harmoniza o Qi e o sangue, promove a audição e a visão.

Localização


Localização: Em uma depressão entre as inserções do músculo esternocleidomastóide e o músculo trapézio na margem inferior do occipício. A agulha é inserida na seguinte altura: entre o occipício e o atlas (articulações da porção superior da cabeça) na região do processo transverso do atlas; passa através do músculo esplênio da cabeça, a seguir através do músculo semi-espinal da cabeça e se posiciona próximo aos músculos oblíquos superior e inferior da cabeça.
Profundidade da inserção: Aproximadamente 1 cun na direção da órbita do olho contralateral ou da região do incisivo superior contralateral (dependendo da posição da cabeça).

A artéria vertebral está localizada em uma profundidade considerável de 4 cm (amiúde mais). O Ponto VB 20 é, em geral, tratado com agulhamento profundo, pois a sensação De Qi só pode, amiúde, ser induzida desta forma. Entretanto, nos pacientes magros a profundidade da inserção não deve exceder 2 cm.


 

Localização do Instituto de Acupuntura Aurazen

Nosso Instituto de Acupuntura está localizado na Vila Mariana, escolhendo um bairro residencial com comodidades e lazer de um bairro sofisticado para nosso atendimento de acupuntura, com restaurantes de gastronomia com as melhores comidas de todo o mundo e bares frequentados por estudantes e familiares que moram próximos a suas residências.

Também possui Hospitais, Clínicas de exames completares e por isso focamos nosso atendimento de Acupuntura Vila Mariana.

AGENDE SUA CONSULTA

Contato acupuntura VB20(11) 97622-3982
Telefone ponto VB20 acupuntura(11) 3483-8826

Não aceitamos convênios
 

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César

Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Vergueiro, 3365 - Vila Mariana

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da Árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo
 

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "VB20 acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.