Ponto P1 – Palácio central (Zhongfu)

P1 (Zhongfu) Acupuntura - Explicação do Nome

Fu quer dizer reunião ju. Zhongfu é um ponto do meridiano do pulmão, taiyin da mão, que começa no aquecedor médio; é ponto onde a energia desse aquecedor se reúne. É ainda o ponto mu, ponto de concentração da energia do pulmão. Mu significa local onde a energia se concentra, é armazenada. Fu, que significa palácio, contém a idéia de local de reunião - por isso denomina zhongfu.

Ponto frontal-Mu do pulmão - Ponto de encontro dos canais pulmonar e baço

Texto selecionados

• No Huang Di Nei Jing encontramos: “Zhongfu: Fu tem o sentido de reunir. A energia combinada do baço e do pulmão está nesse ponto - por isso se diz zhongfu”.

• No resumo da Denominação dos pontos Shu encontramos:” O mercado ou o palácio representa a energia reunida e concentrada nesse local. Zhongfu é a energia que se reúne no meio”.


Clássico de acupuntura e Moxibustão: “ Zhongfu é o ponto mu (reunião) do pulmão. Está a um cun abaixo do yunmem (P2)”. (Nota: Paz Sagrada e prescrições Benéficas diz que é um cun e seis fen dentro de uma depressão no espaço da terceira costela acima do seio, onde se apalpa uma artéria ao se olhar para frente. É o ponto de reunião do pulmão.

Figura de Bronze: “ Esse ponto é usado para tratar doenças agudas do pulmão quando há dor dentro do tórax; calor na vesícula biliar; soluço por ascensão anormal da energia; tosse com saliva espessa e lágrimas; dores nas costas e nos ombros: sudorese; indigestão; inflamação na garganta com dispnéia; dolorimento na superfície do corpo (pele) e na parte profunda (osso), que é acompanhado de febrícula”.
Outras denominações: yingzhongshu, feimu, fuzhongshu, yingshu.


 
 

 

P1 (Zhongfu)

Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: H. U. Hecker

"Palácio Central"
Ponto Mu Frontal (Ponto de Alarme) do Pulmão

Indicação:
Doenças das vias respiratórias, tosse e bronquite com muco, asma brôn-quica, amigdalite, síndrome do ombro do-loroso, dor torácica.

Ação na Medicina Tradicional Chinesa (MTC): Utilizado predominantemente na fase aguda dos sintomas padrões de Congestão ou Estagnação; regula a circulação do Qi do pulmão e estimula sua descida, expele o Calor e o Calor-Muco do Pulmão, revigora o Qi do pulmão, limpa e abre o Aquecedor Superior. P1 + P5: Efeito sedativo; expele o Calor do Pulmão e o Calor-Muco. P1 + P7: Nos casos de dor, rigidez no tórax, pescoço e cintura escapular. P1 + P7 + VC17: Tristeza não resolvida, depressão, melancolia.

Profundidade da inserção: 0,3 a 0,5 cun, obliquamente na direção lateral. Este ponto é um dos pontos de acupuntura perigosos por causa do risco de causar pneumotórax (sobretudo se houver uma bolha de enfisema em pacientes idosos) de-corrente do agulhamento inadequado na direção mediodorsal. Neste ponto a agulha só deve ser inserida na direção laterodorsal, ou seja, na direção do processo coracóide, ou tangencialmente ao longo desse processo.

Localização:

6 um lateral a linha mediana, I cun abaixo da clavícula, discretamente me-dial à borda caudal do processo coracóide, ao nivel do primeiro espaço intercostal (1° EIC).

 

 

P1 (Zhongfu)

Livro: Atlas de Acupuntura
Autor: Cláudia Focks

Ponto Mo do pulmão, Ponto de associação com o Meridiano Principal do Baço Importante ponto nos casos de doenças do trato respiratório

Principal: Doenças das vias respiratórias: asma brônquica, bronquite, pneumonia, bronquiectasia, principalmente quando associadas a sintomas como tosse, dispnéia, dores torácicas e sensações torácicas de plenitude e de opressão (também no caso de acúmulo torácico de "mucosidade" ou de estagnação de sangue no Coração, por exemplo na angina de peito). Segundo G. Maciocia: ponto fundamental para o tratamento do segundo estágio (fase paroxístico) da coqueluche. Segundo Bahr/Zeitler: nos casos de doenças da pele.

Função Tradicional
Propaga o Qi do pulmão e torna-o mais profundo, elimina calor, principalmente do Aquecedor Superior (calor do Pulmão), acalma a tosse.

IndicaçãoDiagnóstica: como ponto Mo do Pulmão, ele é sensível à palpação nos casos de doenças do trato respiratório.

Local e relaciona o Meridiano: queixas na região dos ombros, da porção superior das costas e da parede lateral do tórax.

Localização:

A 6 tsun laterais à linha mediana, a 1 tsun abaixo da clavícula, medialmente à ponta inferior do processo coracóide.

 

Como Encontrar

O ponto P1 é o ponto Mo do Pulmão: é indicado, sobretudo, para os casos de síndromes de plenitude e distúrbios pulmonares agudos.
O ponto B13 é o ponto Shu dorsal do Pulmão: é mais indicado para os casos de síndromes gástricas e de distúrbios crônicos.
A associação dos pontos P1 e B13 (método Shu Mo : intensifica a ação nos casos de doenças pulmonares graves crônicas ou agudas.

Posição do paciente: em decúbito dorsal ou sentado.

1" Forma de Localização: medir 6 tsun (duas vezes 4 dedos transversos) a partir da linha mediana ao longo da clavícula; o ponto P1 localiza-se, então, a 1 tsun (uma largura do polegar) abaixo da clavícula.

Localização:

A 6 tsun laterais à linha mediana, a 1 tsun abaixo da clavícula, medialmente à ponta inferior do processo coracóide.


 

P1 (Zhougfu)

Livro: Atlas de Topográfico de Acupuntura
Autor: Claudio Lopes

Anatomia Regional do Ponto

Músculo peitoral maior, atingindo o músculo peitoral menor.

Vascularização: Artéria e veia axilares, artéria e veia toraco-acromiais.

Inervação: Nervos supra claviculares e, na camada profunda, com os nervos intercostais. Aprofundando-se mais a agulha em direção à axila, pode haver contato com o plexo braquial.

Método: Inserçãoinclinada, agulha apontada para cima, 0,5 a 1,0 cun de profundidade. Sensação: distensão e dor irradiando-se para o tórax.

Indicações: Tosse, dispnéia, asma, bronquite, pneumonia, dores torácicas e da região escapular.

Funções Energéticas Tradicionais:
• Regulariza o Fe Qi (Pulmão), Fazendo a harmonização e sua circulação.
• Difunde o Fei Qi (Pulmão).
• Tonifica o Qi Ancestral.
• Faz a limpeza e descongestiona o Qi do Shangjiao (Aquecedor Superior).
• Elimina o Calor Perverso.

Localização




Localização: Situa-se a 6.0 cun lateral da linha mediana altura do primeiro espaço intercostal.

 

 

P01 Zhongfu - palácio central

Livro: Shen Atlas de Acupuntura
Autor: Juergen Bschaden

Localização:

Situa-se na região ântero lateral do torax, na parte lateral da 2a costela, a 6 T‘suns da linha media.

Indicação:

Asma, tosse, dor torácica, dor no ombro, dor nas costas; plenitude no peito, bronquite;, náuseas falta de ar, pneumonia, soluços, a obstrução nasal, (D.P.O.C )

Função:

Regula o Qi do Pulmão, promove a descida do Qi do Pulmão; transforma Fleuma; elimina Calor; expele vento; tuberculose;dispersa plenitude no peito , para a dor; movimenta o Sangue no Coração.

Classificação:

Ponto Mo (ponto alarme do pulmão) Ponto de reunião com o meridiano do (baço)

Explicação:

Zhong: o meio; centro. Fu: mansão; palácio. O Qi central reside no peito. O nome refere-se à localização do ponto.

Método necessário:

Método de aplicação: 0,5-0,8 Funs oblíqua em direção lateral do tórax. Moxabustão: 3-5 cones ou bastão de 5 - 10 min.

Localização



 

Pântano de um pé | P5

Livro: Pontos de acupuntura Guia Ilustrado de Referência
Autor: Ednéa Iara S. Martins e Ernesto G. Garcia

Caraterísticas

PONTO MO (alarme) do Pulmão.
Ponto de reunião com o Canal do Baço.
Passagem da Energia do Jiao Superior

Funções Energéticas

Regulariza, harmoniza, circula, promove e estimula a descendência do Qi do Pulmão e interrompe a tosse. Tonifica o Qi ancestral. Descongestiona o Qi do Jiao Superior. Dispersa a plenitude do tórax. Elimina o Calor Perverso, nas fases iniciais das doenças.

Indicações

Tosse, dispnéia, asma, bronquite, dor torácica, opressão torácica, dor da região escapular, dor nas costas, pneumonia, plenitude torácica, nevralgia intercostal, tuberculose pulmonar, amigdalite.
Indicação Tradicional: tosse, dispnéia, tosse com catarro purulento e sanguinolento, bloqueio da garganta, congestão nasal, sudorese excessiva, tumores/nódulos em crescimento no pescoço.

Precauções

Inserção não profunda para evitar lesão no pulmão.

Moxabustão

3 a 5 cones; bastão: 5 a 10 minutos.

Anatomia

Pele e tecido subcutâneo, ramos do nervo supraclavicular com fibras do 4s nervo cervical [C4]; margem anterior do músculo deltóide, ramificações do nervo axilar com fibras ramo anterior do 5 e 6s nervos cervicais [C5, C6], a agulha passa medial à veia cefálica, músculos peitorais maior e menor, ramificações e nervos peitorais medial e lateral, com fibras do plexo braquial do 5. nervo cervical e torácico [C5, TI] músculos coracobraquial e bíceps braquial, ramificações do nervo musculocutâneo, artéria e veia axilares, artéria e veia toraco-acromiais.

Localização


Localização

Região ântero-lateral do tórax, no I° espaço intercostal (parte externa), 6 cun da linha média, 1 cun abaixo do P-2 (Yunmen). Com os cotovelos flexionados para trás e mãos no quadril, o ponto encontra-se no centro da depressão deltóidea, na margem inferior da extremidade lateral da clavícula.

Método

0,5 a 0,8 cun, inserção oblíqua em direção à face lateral do tórax.

Sensação

Distensão e dor irradiando-se para o pescoço, parte superior do tórax e membro superior.

 

Ponto P1 Zhougfu - Palácio Central | Explicação do Ponto

Zhongfu é um ponto do meridiano do pulmão, taiyin da mão, que começa no aquecedor médio; é ponto onde a energia desse aquecedor se reúne. É ainda o ponto mu ponto de concentração de energia do pulmão. MU significa local onde a energia, é armazenada. Fu, que significa palácio, contém a ideia de local de reunião - por isso se denomina Zhoungfu.

Ponto frontal-Mu do pulmão - Ponto de encontro dos canais pulmonar e baço

Ponto P1

P1 é o ponto Mu frontal do Pulmão (Fei). O 'mu' significa reunir, e os pontos Mu frontais são aonde o Qi dos Zang Fu se encontra na superfície anterior do corpo. P1 (Zhong Fu), como todos os pontos Mu frontais, age principalmente no Zang Pulmão (Fei) em relação ao Canal do Pulmão (Fei).

De acordo com o Pivô Espiritual, “o Pulmão (Fei) é o ponto principal dos cinco Zang e seis Fu”. Como o Zang mais alto, o Pulmão (Fei) recebe através respiração o Qi limpo do céu (Qing Qi) da mesma maneira que a cobertura de uma floresta recebe a luz e ar essenciais para a vida. Pela inalação o Pulmão (Fei) descende o Qi para o Rim (Shen) e pela exalação o Pulmão (Fei) distribui Qi pela superfície e expele o Qi usado. O Pulmão (Fei) comanda a respiração e a descendência e distribuição do Qi.

Essas funções quando deficientes o Qi do Pulmão (Fei) estiver deficiente ou quando tiver excesso de fatores patogênicos (sejam de origem interna ou externa) obstruindo o Pulmão (Fei). P1 (Zhong Fu) limpa com excelência todos os tipos de excesso do Pulmão (Fei), seja por fatores patogênicos externos que penetram no Pulmão (Fei), ou por desarmonias geradas internamente. Em todos os casos pode haver tosse ou chiado e opressão torácica, então o Pivô Espiritual diz “O Pulmão (Fei) estoca o Qi... quando em excesso haverá dispneia e plenitude torácica”. Os sintomas serão agravados quando ao se deitar, quando há mais tensão na função de descender do Pulmão (Fei). Quando o Qi do Pulmão (Fei) é abundante, o mai (pulso) é largo; quando o mai é largo o paciente é incapaz de deitar-se.

O Qi do Pulmão começa no nariz; quando o Pulmão (Fei) está em harmonia, o nariz distinguirá os fragrâncias”. P1 (Zhong Fu) é usado primariamente para regular o Zang Pulmão (Fei), é indicado quando são apresentados padrões de excesso do Pulmão (Fei) em conjunto desordens do Canal do Pulmão (Fei) como obstrução nasal e obstrução dolorosa da garganta.

O Pulmão (Fei) é a fonte superior de água”. O Pulmão (Fei) pode ser comparado com uma tampão, por exemplo com a tampa de uma chaleira. Quando a tampa está muito apertada, o chá não pode evaporar, e quando o Pulmão (Fei) na parte superior está em excesso, os fluidos permanecem abaixo e não são excretados. P1 (Zhong Fu) é indicado para edema agudo da face quando Vento Patogênico Exterior obstrui a função do Pulmão (Fei) de regular a passagem descendente da água e fluidos corporais.

 

Características

  • Ponto Mu.
  • Ponto de cruzamento com o canal do Baço/Pâncreas.
  • Passagem de energia do Jiao Superior.
  • Ponto importante no caso de doenças pulmonares

Funções energéticas

  • Regulariza, harmoniza, circula promove e estimula a descendência do Qi do Pulmão.
  • Tonifica o Qi ancestral.
  • Descongestiona o Qi do Jiao Superior.
  • Regula os caminhos da água.
  • Dispersa a plenitude do tórax.
  • Canal de energia local e musculotendíneo.
  • Elimina o Calor Perverso nas fases iniciais das enfermidades.
 

Indicações do Ponto P1

• Tosse, tosse catarro turvo, tosse com sangue pus, dispneia, chiado no peito, asma, plenitude do peito, dor no peito, respiração com os ombros levantados, opressão no peito e dificuldade em respirar, qi diminuído com incapacidade de se deitar.

• Calor no peito, aversão ao frio, calafrios e febre, suando.

• Obstrução dolorosa da garganta, congestão nasal, inchaço do rosto.

• Ingestão difícil, vômito, vômito por calor na vesícula biliar, vômito, distensão abdominal.

• Dor na pele, dor lombar, bócio, dor na parte superior das costas e no ombro.

Ação do Ponto P1 (Pulmão)

Dissemina e desce o qi do pulmão e alivia tosse e chiado no peito
Transforma a fleuma, apaga o calor e regula a passagens de água. Desce o qi do estômago

 

P1 sua Localização

Na face lateral do tórax, na primeira região intercostal espaço, 6 cun lateral à linha média, 1 cun inferior à Yunrnen P2.

Como localizar o ponto do pulmão P1

Peça ao paciente para estender a mão para a frente enquanto você aplicar resistência à mão, a fim de enfatizar a triângulo delto-peitoral. Primeiro localize Yunmen P2 no centro do triângulo, localize Zhongfu P1 no espaço intercostal aproximadamente um cun inferior e ligeiramente lateral a ele; ii. Para localizar o primeiro espaço intercostal, primeiro localize a cartilagem costal da segunda costela que é nivelado com o ângulo esternal, localize a primeira espaço acima dele.

Punção

AGULHA Inserção transversal-oblíqua 0,5 a 1 cun medialmente ao longo o espaço intercostal.
Cuidado: inserção perpendicular ou oblíqua profunda um risco substancial de causar um pneumotórax.

 

Combinações do Pulmão P1

• Plenitude do peito com constrição esofágica: Zhongfu P1 e Yishe 4.

• Dor no peito: Zhongfu P1, Yunmen P2, Feishu 3, Qimen 14, Yinbai SP1, Hunmen BL-47 e Daling P7 (Mil Fórmulas de Ducat).

• Inchaço da face e abdome: Zhongfu LU-1, Jianshi P5 e Hegu L1.

• Enurese: Zhongfu LU1, Guanmen ST-22 e Shenmen HE-7 (Mil Fórmulas de Ducat).



• Plenitude abdominal, falta de ar com um chocalho som: moxa Zhongfu LU-1, Shanzhong REN-17 e Shenque REN-8 (Mil Fórmulas de Ducat)

• Ingestão difícil: Zhongfu LU-1, Kunlun BL-60, Chengman ST-20, Yuji LU-10 e Zhourong SP-20 (Suplementando a vida).

• Oesophageal constriction, with difficult ingestion and vomiting: Zhongfu LU-1 and Zhongting REN-16 (Thousand Ducat Formulas).

 

O Pulmão (Fei) e o Estômago (Wei) dominam a descendência, as desarmonias de um podem afetar o outro. Se o Qi do Pulmão (Fei) acumula-se acima, pode influenciar negativamente a função descendente do Estômago (Wei), dando origem a vômitos, indigestão e distensão abdominal. Por outro lado, a obstrução no Estômago (Wei) pode prejudicar a função do Pulmão (Fei) de descender, causando tosse, dispneia e respiração ofegante. No Essential Questions, Qi Bo, ministro do Imperador Amarelo, explica que a tosse pode originar-se em qualquer Zang Fu e diz “Quando alimentos e bebidas frias entram no Estômago (Wei), ele pode subir pelo Canal do Pulmão (Fei), causando Frio no Pulmão (Fei)”. O nome desse ponto ‘Palácio Central’, refere-se à origem do Canal do Pulmão (Fei), que surge no Jiao Médio, na região do Estômago (Wei), e descende para o Intestino Grosso (Da Chang) antes de ascender e emergir em P1 (Zhong Fu). P1 (Zhong Fu) é especialmente indicado nas desarmonias combinadas de Pulmão (Fei) e Estômago (Wei). Curiosamente P1 (Zhong Fu) também é recomendado para vômitos quentes da Vesícula Biliar (Dan), refletindo a Teoria dos Cinco Elementos onde o Metal (Pulmão) é capaz de controlar a Madeira (Vesícula Biliar).

Clássico de acupuntura e Moxibustão: Zhoungfu é o ponto mu (reunião) do pulmão. Está a um cun abaixo do yunmen P2. Na Paz sagrada e prescrições benéficas diz que é um cun e seis fen dentro de uma depressão no espaço da terceira costela acima do seio, onde se apalpa uma artéria ao se olhar para a frente.

De acordo com o Essential Questions “O Pulmão (Fei) domina a pele... de todo o corpo”. O Pivô Espiritual afirma que “quando o fator patogênico encontra-se no Pulmão (Fei) haverá dor na pele, calafrios e febre, Qi rebelde, dispneia e transpiração”. P1 (Zhong Fu) é um dos poucos pontos de acupuntura indicado para dores na pele que normalmente pode acompanhar doenças exteriores. Finalmente o Essential Questions inclui P1 (Zhong Fu) entre os oito pontos que limpam o Calor do tórax - bilateralmente: E12 (Quenpen), B11 (Dazhu), P1 (Zhong Fu) e B12 (Fengmen).

 

Localização do Instituto de Acupuntura Aurazen

Nosso Instituto de Acupuntura está localizado na Vila Mariana, escolhendo um bairro residencial com comodidades e lazer de um bairro sofisticado para nosso atendimento de acupuntura, com restaurantes de gastronomia com as melhores comidas de todo o mundo e bares frequentados por estudantes e familiares que moram próximos a suas residências.

Também possui Hospitais, Clínicas de exames completares e por isso focamos nosso atendimento de acupuntura Vila Mariana .

AGENDE SUA CONSULTA

Contato acupuntura(11) 97622-3982
Telefone acupuntura(11) 3483-8826

Não aceitamos convênios
 
 

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César

Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Vergueiro, 3365 - Vila Mariana

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da Árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo
 

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "P1 acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.