VC17 Acupuntura

VC17 Tanzhong - Explicação do Nome

Esse ponto está bem no meio dos dois seios, que é chamado de tan. Situa-se numa depressão no meio entre os dois seios — por isso se chama tanzhong.

Textos Selecionados

1. Capítulo sobre Moxibustão: "Tanzhong: É a energia do aquecedor superior que está no centro".

2. Explicações do Y1 Jing: "Tanzhong: Está no meio dos dois seios, onde a energia se reúne e está, por isso recebe o nome de mar da energia de cima. Esse meridiano tem dois pontos mar da energia: o mar da energia de baixo, que é um mar que gera energia e o mar da energia de cima, que é o mar da energia peitoral zongqi .

3. Conhecimentos Básicos da Acupuntura: "Tanzhong é o palácio do coração, que coordena os afazeres do coração monarca e que corresponde ao envoltório do coração. É o mu da frente do envoltório do coração e é um ponto influente. O coração se liga internamente na parte de cima ao pulmão e o meridiano sai com o batimento do coração. O batimento do coração faz vibrar o tanzhong, por isso o seu nome é tanzhong".

4. Clássico de Acupuntura e Moxibustão: "Tanzhong é o ponto principal que está numa depressão a um cun e seis fen abaixo do yutang, onde sai a energia do vaso da concepção".

5. Figura de Bronze: "Esse ponto é usado para tratar tosse; respiração curta; inapetência e alimento que não desce; sensação de frio dentro do tórax (devem-se moxar 77 cones). Atualmente é usado para tratar vômitos de saliva salgada e mulher com pouco leite.

6. Nan Jing, Quadragésima Quinta Questão: "O tanzhong é um encontro de energia". Nota: "Em doenças da energia se usa esse ponto para tratar".

7. Grande Compêndio de Acupuntura: "No ano renshen, o pedestre Yu Shaodong era um senhor de idade, tinha gastroenterite (uma doença da energia do diafragma), era muito magro e nenhum método terapêutico conseguia resolver seu problema. Chamou-me para uma consulta e o seu pulso estava lento e fundo. Escolhi tanzhong para equilibrar seu diafragma, qihai para tonificar a sua energia hereditária e fortalecer sua energia original yuanqi. Com isso o seu pulso foi ficando cada vez mais forte. Depois, quando fazia acupuntura em seis pontos yin na parte de cima e em nove pontos yang na parte de baixo, moxando cada um com sete cones, fiz ele sarar completamente. Agora esse homem é o governador da província Yang Zhou; antes era magro e agora é gordo".


 
 

 

VC 17 "Danzhong" "Meio do Tórax" ("Mar da Tranqüilidade")

Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: H. U. Hecker

Ponto Mu Frontal (Ponto de Alarme) do Pericárdio
Ponto Mestre do Trato Respiratório
Ponto Mu Frontal (Ponto de Alarme) do Aquecedor Superior

Ponto Mu Frontal (Ponto de Alarme) do Estômago Ponto Mestre dos Órgãos Fu Ponto Mu Frontal (Ponto de Alarme) do Aquecedor Médio.

Indicação:Um ponto importante no caso de dificuldades respiratórias agudas e crônicas, asma brônquica, bronquite, dispnéia, toracalgia, problemas cardíacos funcionais, sensação de aperto no tórax.

Ação na MTC: Regula e promove a circulação do Qi no Aquecedor Superior, tonifica a reunião do Qi do tórax (Zong Qi), abre o tórax, remove o muco viscoso, estimula a descida do Qi invertido do Pulmão e do Qi do Estômago.

A lâmina óssea na região do ponto VC17 pode ser anatomicamente muito fina (devido ao comprometimento na ossificação do esterno durante o desenvolvimento embrionário): podem até estar presentes forames, e portanto existe risco de punção intracardíaca. Um forame esterno mais ou menos proeminente é encontrado em 8-10% da população: uma lâmina óssea fina ou membrana de tecido conjuntivo pode tornar os resultados da palpação imperceptíveis. A distância entre a superfície cutânea e a superfície dorsal do esterno mede apenas 12 a 22 mm. Foram relatados casos de morte. Portanto, o agulhamento deve ser rigorosamente tangencial. Para palpação do 4. EIC recomenda-se procurar primeiro pela transição claramente palpável do ângulo do esterno entre o manúbrio do esterno e o corpo do esterno. Lateral a este está situada a segunda costela, caudal encontra-se o 2. EIC.

Localização do VC17


Localização: Na linha média ao nível dos mamilos, no 4. E1C.

A distância entre a borda superior do manúbrio do esterno e a base do apêndice xifoide mede 9 cun. Entretanto, a orientação ocorre, em geral, determinando-se o espaço intercostal.

Profundidade da inserção: 0,3 a 0,5 cun, subcutaneamente na direção caudal em direção da ponta do processo adoide, ou na direção lateral para os mamilos.

 

 

VC17 - DANZHONG Meio do tórax

Livro: Atlas de Acupuntura
Cláudia Focks

Função Tradicional

Tonifica o Qi, sobretudo o do tórax (Zong-Qi), regula a circulação de Qi no tórax e nos pulmões e torna o Qi contracorrente do Pulmão mais profundo, relaxa o tórax, protege o diafragma, elimina a mucosidade enrijecida e protege as mamas.

Indicação:
• Doenças das vias respiratórias: asma brônquica, bronquite, tosse e dispnéia de gênese variada (causada pela carência de Qi do Pulmão ou de Qi do Coração ou provocada pelo "bloqueio do tórax devido à mucosidade").
• Afecções torácicas: dor torácica, e neuralgia intercostal; sensações de plenitude e de opressão no tórax, por exemplo nos casos de afecções cardíacas e pulmonares.
• Ponto Mo da Circulação/Sexo (pericárdio)
• Ponto de associação com o Meridiano Principal do Baço-Pâncreas, do Rim, do Intestino Delgado e do Triplo Aquecedor (segundo Ellis/ Wiseman)
• Ponto de influência do Qi
• Importante ponto nos casos de queixas respiratórias
• Disfagia e hérnia de hiato
• Hipogalactia nos casos de "carência de Qi e de sangue" (associá-lo, então, aos pontos ID1 e E-36); mastite.

Localização: VC17


Localização:Sobre a linha mediana, na altura das papilas mamárias ou aproximadamente na altura do espaço intercostal.

Sensação da Agulha: sensações de tensão e de peso local e sombrio. Atenção: uma inserção profunda é contra-indicada. A lamela óssea na região do esterno pode ser muito fina devido a distúrbios embrionários de ossificação, por esta razão há o risco de inserção intracardiaca da agulha ou de pneumotórax!

Moxabustão: tem bons resultados sobretudo para a tonificação do Qi!

 

Como Encontrar


Posição do paciente: em decúbito dorsal ou sentado.

• Orientação na região intercostal: palpar a transição entre o manúbrio e o corpo do esterno (sincondrose manubrioesternal); lateral a esta região, encontra-se a 2º costela e abaixo desta o 2° espaço intercostal.
• A partir deste espaço intercostal, ir contando, para baixo, até chegar no 4º. O ponto VC17 localiza-se nessa mesma altura, sobre a linha mediana.
• Alternativa para os homens: o ponto VC17 encontra-se no ponto médio da linha de união das papilas mamárias.

Punção Direção da Picada


conforme a indicação, subcutânea para cima ou para baixo ao longo da linha mediana, ou subcutânea transversal em direção às papilas mamárias, por exemplo nos casos de afecções nessas papilas. Profundidade da Picada: 0,3-0,5 tsun (W: 0,5-1 cm).

 

 

Localização do Instituto de Acupuntura Aurazen

Nosso Instituto de Acupuntura está localizado na Vila Mariana, escolhendo um bairro residencial com comodidades e lazer de um bairro sofisticado para nosso atendimento de acupuntura, com restaurantes de gastronomia com as melhores comidas de todo o mundo e bares frequentados por estudantes e familiares que moram próximos a suas residências.

Também possui Hospitais, Clínicas de exames completares e por isso focamos nosso atendimento de Acupuntura Vila Mariana.

AGENDE SUA CONSULTA

Contato acupuntura VC17(11) 97622-3982
Telefone ponto VC17 acupuntura(11) 3483-8826

Não aceitamos convênios
 

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César

Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Vergueiro, 3365 - Vila Mariana

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da Árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo
 

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "VC17 acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.