TA5 Acupuntura

TA5 Waiguan - Junção Externa - Explicação do Nome

Esse é o ponto de passagem luo do shaoyang da mão. Está numa depressão a dois cun atrás do pulsoA, onde corre para o waiguanc. O neiguan é oposto ao waiguan que está na parte externa do braço — por isso o nome waiguan.

Textos Selecionados

1. Explicações do Yi Jing: "Waiguan está a dois cun atrás do pulso, num espaço entre dois tendões e passa pelo neiguan. O centro da mão coordena a passagem do sangue yin e o shaoyang da mão é por onde passa a energia yang — por isso o nome waiguan".

2. Figura de Bronze: "Esse ponto é usado para tratar impossibilidade de extensão e flexão do cotovelo e do braço; dor na extremidade dos cinco dedos que impede de pegar objetos; surdez".


 
 

 

TA5 "Waiguan" "Portão Externo" ("Passagem Externa")

Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: H. U. Hecker

Ponto Luo (Ponto de Conexão)
Ponto de Abertura do Meridiano Extraordinário Yang Wei Mai (Vaso de Ligação Yang)

Indicação: Cefaléia, cervicalgia, zumbido, afecções do punho, dificuldade auditiva; um ponto importante para sensibilidade às alterações do tempo, dor e paresia nos membros superiores, resfriados febris, eczema cutâneo. I. Bischko: Ponto Mestre para queixas reumáticas.

Ação na MTC: Ponto importante para remoção de fatores patogênicos exteriores, sobretudo Vento-Calor, alivia o Exterior do corpo, esfria o Calor e remove toxinas, remove obstruções do meridiano, domina o Yang do Fígado.

O Ponto TA5 pode ser encontrado mais rápido através de palpação dinâmica. Para este fim, o dedo indicador do examinador desliza a partir da prega de flexão dorsal do punho na direção proximal entre o rádio e a ulna. No Ponto TA 5, o dedo pára devido ao espessa-mento cada vez maior da prega cutânea. O Ponto TA5 é aproximadamente oposto ao Ponto PC6.

Profundidade da inserção: 0,5 a I cun, perpendicularmente ou no sentido proximal oblíquo.

Localização



Localização: 2 cun proximal ao Ponto TA4 entre o rádio e a ulna (discretamente ulnar ao ponto médio da prega de flexão dorsal do punho, ver Ponto TA4), em uma linha que conecta o Ponto TA4 com a ponta do olécrano. Aviso: Com o antebraço em supinação (conforme mostrado na incidência dorsal, a linha de conexão está situada aproximadamente no ponto médio do músculo extensor do antebraço. Entretanto, o antebraço normalmente está em pronação quando o paciente está em decúbito dorsal. A linha de conexão avança claramente no sentido ulnar ao ponto médio em direção ao olécrano. Nesta posição do braço, a linha entre o Ponto TA4 e a cabeça do rádio é utilizada para orientação. O Ponto TA 5 está situado diretamente ulnar a esta linha.


 

TA5 WAIGUAN Barreira externa

Livro: Atlas de Acupuntura
Autor: Cláudia Focks

Função Tradicional
Dissipa os fatores externos patogénicos e abre a superfície do corpo, refresca o calor, elimina as toxinas, torna os Meridianos e os canais da rede fluentes, alivia as dores nos membros superiores.

Indicação Local: artrite no pulso e nas articulações dos dedos, tremor.

Relacionada ao Meridiano:ponto distante para afecções na região da nuca e da coluna cervical, sobretudo nos casos de dificuldade em inclinar a cabeça lateralmente e de rotação, por exemplo em casos de torcicolo agudo e síndrome da coluna cervical; dores, redução da mobilidade, distúrbios da sensibilidade e paresias nos membros superiores e nos ombros.

• Ponto Luo do Meridiano Principal do Triplo Aquecedor
• Ponto de confluência (ponto de ligação) do Meridiano Extraordinário Mai
• Um ponto principal para a eliminação do vento-calor
• Ponto de analgesia para os membros superiores

Profundidade da inserção: 0,5 a I cun, perpendicularmente ou no sentido proximal oblíquo.

Localização



Localização: A 2 tsun proximais ao ponto médio da prega dorsal do pulso (acima do ponto TA4), entre o rádio e a ulna.

 

Como Encontrar

Posição do paciente: em decúbito dorsal ou sentado, mantendo o antebraço repousado relaxadamente e com a palma da mão voltada para baixo. A prega dorsal do pulso pode ser melhor visualizada com uma suave flexão dorsal.

1º) Forma de Localização:
• A punir da prega dorsal do pulso, medir 2 tsun ( 2 larguras do polegar ou 3 dedos transversos) em sentido proximal.
• O ponto TA5 localiza-se, então, no ponto médio entre o rádio e a ulna.

2º) Forma de Localização:
• Com o dedo indicador, palpar suavemente a partir da prega dorsal do pulso, entre o rádio e a ulna. em direção ao antebraço (portanto, em sentido proximal). O dedo acaba parando naturalmente devido ao progressivo espessamento das pregas de pele no ponto TA5.
• O ponto CS6 encontra-se aproximadamente oposto ao TA5.

• Ponto Luo do Meridiano Principal do Triplo Aquecedor
• Ponto de confluência (ponto de ligação) do Meridiano Extraordinário Mai
• Um ponto principal para a eliminação do vento-calor
• Ponto de analgesia para os membros superiores



Se a prega dorsal do pulso não ficar bastante evidente, mesmo com a flexão dorsal da mão, pode-se utilizar para orientação uma linha de união imaginária entre o processo estilóide do rádio e o processo estilóide da ulna. Essa linha deve ter direção proximal e forma ligeiramente convexa.

Punção Direção da Picada: perpendicular.
Profundidade da Picada: 0.3-1 tsun 1W: 1-2 cm. Sensação da Agulha: sensações de tensão e de de caráter sombrio, às vezes com propagação até as pontas dos dedos indicador, médio e anular.

 

 

Localização do Instituto de Acupuntura Aurazen

Nosso Instituto de Acupuntura está localizado na Vila Mariana, escolhendo um bairro residencial com comodidades e lazer de um bairro sofisticado para nosso atendimento de acupuntura, com restaurantes de gastronomia com as melhores comidas de todo o mundo e bares frequentados por estudantes e familiares que moram próximos a suas residências.

Também possui Hospitais, Clínicas de exames completares e por isso focamos nosso atendimento de Acupuntura Vila Mariana.

AGENDE SUA CONSULTA

Contato acupuntura TA5(11) 97622-3982
Telefone ponto TA5 acupuntura(11) 3483-8826

Não aceitamos convênios
 

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César

Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Vergueiro, 3365 - Vila Mariana

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da Árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo
 

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "TA5 acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.