BP6 Acupuntura

BP6 Sanyinjiao - Explicação do Nome

Esse ponto se localiza no meio de uma depressão, a três cun acima do maléolo medial, no encontro dos meridianos taiyin, Sanyinjiao yin do pés. É o local de reunião dos três meridianos yin do pé — por isso tem esse nome.

Textos Selecionados

1. Explicações do YiJing: "Sanyinjiao está a três cun acima do maléolo medial numa depressão e é o ponto de reunião dos três yin".

2. Figura de Bronze: "Esse ponto é usado para tratar massa palpável no hipocôndrio com dor e sensação de inchaço como se houvesse uma corda dos dois lados do umbigo; inversão de energia que acarreta prisão de ventre; doença do baço que causa ausência de micção; dificuldade de extensão dos quatro membros; aumento do barulho intestinal e distensão abdominal; diarréia e incapacidade de digestão; sangramento incessante em mulheres".

3. Experiências da Terapia e os Fundamentos Clássicos da Acupuntura e Moxibustãos: "Um príncipe da antiga dinastia Song, conhecedor de muitas técnicas médicas, saiu do palácio e, ao encontrar uma mulher grávida, disse: 'Mulher' Logo pediu que Xu Wenbo fizesse o diagnóstico e prontamente disse: 'Um homem e uma mulher'. Ao se fazer acupuntura, dispersou-se o sanyinjiao BP6 e tonificou-se o hegu IG4. Uma vez a agulha penetrada, a mulher entrou em trabalho de parto justamente como disse Wen Bo: 'Isso aconteceu porque uma mulher grávida não deve ser acupunturada'.

4. Outras denominações: chengming, taiyin, xiazhisanli


 

 

BP6 "Sdnyinjião" "Encontro dos Três Yin" ("Ponto de Cruzamento dos Três Yin")

Livro: Atlas Colorido de Acupuntura
Autor: H. U. Hecker

Ponto Yuan (Ponto Fonte)

Ponto de Reunião dos Três Meridianos Yin do Pé

Indicação: O terceiro ponto de acupuntura mais comum; um ponto de tonificação geral ( moxa ); "Ponto Real" para todos os problemas ginecológicos; facilita o nascimento; acelera as contrações uterinas, trata os transtornos gastrintestinais, transtornos urogenitais ( impotência, frigidez, dismenorréia); também efetivo nas doenças alérgicas e imunológicas, transtornos cutâneos.

Kiinig e Wancura: Ponto básico combinado ao Ponto C7 no tratamento das doenças psicossomáticas. Ponto básico combinado ao ponto VC4 nos transtornos do trato urogenital. Atenção! Este ponto aumenta as contrações uterinas; portanto, não deve ser agulhado durante a gravidez.

Ação na MTC: Nutre particularmente o Yin, tonifica o Baço e o Sangue, circula o Qi e o Sangue, elimina a estagnação de Sangue e alivia a dor ao longo do Aquecedor Inferior; regula o útero e a menstruação; elimina a estagnação no Fígado, acalma o Yang ascendente do Fígado, tonifica o Yin do Fígado e o sangue do Fígado, remove a Umidade, sobretudo no Aquecedor Inferior, elimina o Calor do Sangue, tonifica o Rim, acalma a Mente (Shen), especialmente no caso de Calor do Sangue e Deficiência de Yin.
BP6 + BP9: Elimina a Umidade.
BP6 + VC12: Auxilia o sistema digestivo.

Localização:3 Cun acima da proeminência mais saliente do maléolo medial na borda tibial posterior, na depressão, amiúde, claramente palpável (sobretudo nas mulheres). Ocasionalmente, o ponto pode estar localizado discretamente mais ventralmente, isto é, na região tibial.

Profundidade de inserção:1 a 2 cun, perpendicularmente.

 

 

BP6 SANYINJIAO - Ponto de encontro dos três Yin

Livro: Atlas de Acupuntura

Autor: Cláudia Focksr

Função Tradicional Fortalece o Baço e estimula suas funções de transporte e de transformação, transforma a umidade e dissipa-a, nutri o sangue e o Yin, estimula o fluxo sangüíneo e de Qi e remove a estagnação de Qi e de sangue, fortalece o Rim e regula o útero e a menstruação, alivia as dores, sobretudo no baixo abdome, refresca (elimina) o calor do sangue, regula o fluxo de Qi do Fígado, acalma o Shen-mente (sobretudo nos casos de síndromes de carência de sangue e de Yin).

Indicação: Local e Relacionada ao Meridiano: queixas nos membros inferiores, polineuropatia, distúrbios da circulação sangüínea periférica, flebite, linfangite, úlcera crural crônica.

Kiinig e Wancura: Ponto básico combinado ao Ponto C7 no tratamento das doenças psicossomáticas. Ponto básico combinado ao ponto VC4 nos transtornos do trato urogenital. Atenção! Este ponto aumenta as contrações uterinas; portanto, não deve ser agulhado durante a gravidez.

Localização: A 3 tsun proximais ao ponto mais saliente do maléolo medial, na margem medial da tíbia.

• Ponto de associação com o Meridiano Principal do Rim e com o Meridiano Principal do Fígado

• Importante ponto com amplo espectro de ação

Punção Direção da Picada: perpendicular, atrás da margem da tíbia, em direção à fíbula.
Profundidade da Picada: 0.5-1,5 (sun (W: I-2.5 cm); quando a direção da picada for obliqua, até 2 (W: 1-3 cm); ou, nos casos de paresia, profundamente, até o ponto VB39. Sensação da Agulha:

 

Geral:

• Ponto principal para todas as afecções ginecológicas: distúrbios menstruais como dismenorréia, menstruação irregular, metrorragia, síndromes pré-menstruais e amenorréia; infertilidade, dores e prurido nos genitais externos, fluxo vaginal, prolapso do útero, queixas climatérias; na obstetrícia, nos casos de deficiência nas contrações, para estimular o inicio do trabalho de pano e facilitar o nascimento, placenta retida e sangramento pós-parto. Distúrbios nas vias urinárias: infecção das vias urinárias com sintomas tais como disúria, micção excessiva e distúrbios da micção.
• Prostatite e orquite.
• Distúrbios do trato gastrintestinal: por exemplo, meteorismo, diarréia, dores no abdome e colo irritável.
• Doenças da pele (causadas pelo calor do sangue): por exemplo, eczema.
• Ponto de tonificação nos casos de convalescença, depressão, estados de debilidade, fadiga crônica, hipotõnus, distúrbios do sono (nos casos de síndromes de carência de sangue e de Yin) e tonturas causarias por carência de sangue.
• Ponto para anestesia com acupuntura nos casos de cirurgias pélvicas.
• Segundo Kõnig/Wancura: este é um ponto básico para o tratamento de doenças psicossomáticas (associado com o ponto C7) e de afecções nos tratos urinário e genital (associado com o ponto VC4).

Como Encontrar
Posição do paciente: em decúbito dorsal ou sentado.
• Na face medial do pé, procurar o ponto mais saliente do maléolo medial.
• A partir dai, medir 3 tsun (4 dedos transversos) diretamente para cima.
• O ponto BP6 localiza-se em uma depressão, que, em geral, pode ser facilmente palpada e que, para aquelas indicações apresentadas, costuma ser sensível à palpação.
Essa depressão encontra-se na margem medial da tíbia ou, algumas vezes, mais próxima à margem anterior desta.

 

Localização do Instituto de Acupuntura Aurazen

Nosso Instituto de Acupuntura está localizado na Vila Mariana, escolhendo um bairro residencial com comodidades e lazer de um bairro sofisticado para nosso atendimento de acupuntura, com restaurantes de gastronomia com as melhores comidas de todo o mundo e bares frequentados por estudantes e familiares que moram próximos a suas residências.

Também possui Hospitais, Clínicas de exames completares e por isso focamos nosso atendimento de Acupuntura Vila Mariana.

AGENDE SUA CONSULTA

Contato acupuntura BP6(11) 97622-3982
Telefone ponto BP6 acupuntura(11) 3483-8826

Não aceitamos convênios
 

Acupuntura Avenida Paulista e Vila Mariana


Unidade Avenida Paulista - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - Cerqueira César

Unidade Vila Mariana
Endereço: Rua Vergueiro, 3365 - Vila Mariana

Atendimento à Domicílio de Acupuntura


Atendemos à domicílio com acupuntura a Região da Vila Mariana.

E Seguintes Bairros:

Aclimação Vila Clementino
Ana Rosa Praça da Árvore
Paraíso Jardim da Glória
Santa Cruz Chácara Inglesa
Planalto Paulista Mirandópolis
Cerqueira César Higienópolis
Vila Mariana Vila Gumercindo

AGENDE SUA CONSULTA DE ACUPUNTURA, AGORA MESMO!

O conteúdo do texto "BP6 acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

Livros de Acupuntura